quarta-feira, 20 de maio de 2009

Avaliação ABC x Figueirense - Arrasador!

Apesar do atraso, postarei hoje a avaliação da partida da partida de sábado passado, contra o ABC, no Estádio Frasqueirão.

O JOGO

O Figueirense jogou aquele futebol que gostamos de ver durante os 90 minutos, arrasador, diferente da pratida contra o Ipatinga ou qualquer outro jogo deste ano. Aquele que cala os críticos do 3-5-2, mostrando que esta formação, usada da maneira correta, pode ser muito ofensiva e dar resultado! A zaga funcionava muito bem, a proteção a ela ainda melhor, os laterais apoiando como nunca em 2009 e o ataque eficaz.
O fato estreia tinha ficado para trás, as dúvidas se o resultado no jogo passado havia maqueado os defeitos do Figueirense e sua real qualidade foram dizimadas, assim como as críticas para com o time. Ainda mais quando o, antes fraco, Ipatinga enfiou 4 buchas no Vila Nova, que tanto encomodou o Avaí ano passado.
Roberto Fernandes segue invicto - 9 jogos sem saber o que é derrota - assim como o Figueirense segue 100% na Série B, na liderança. Aliás, temos um ótimo técnico, que quando precisa mexe como quem entende do traçado, mexe no time e o próprio responde. Foi assim contra o Ipatinga, contra o ABC, após aquela trapalhada da troca de camisas, ele mexeu no time e, menos com um jogador a menos, manteve a mesma proteção defensiva e o mesmo ímpeto ofensivo.
Rafael Coelho, antes uma dúvida, agora é uma realidade. É o artilheiro da Série B. Cabeceia muito bem, tem um vigor e explosão física dos bons tempos de Ronaldo, um chute forte e uma raça descomunal. O blog já afirmava, quando caímos, que este tinha tudo para se dar bem na Segundona, devido às suas qualidade. Feito!
As contratações, pela primeira vez em algum tempo, estão dando certo e assumindo a titularidade, não apenas vindo para somar. Finalmente as coisas estão dando certo por aqui!

A ARBITRAGEM

O resultado correto do jogo, dentro das regras do Futebol, seria 5x1 para o Figueirense. Logo aos 6 minutos de jogo já notávamos que arrancaríamos nossos cabelos na frente da telinha, seria o segundo gol da esperança Lucas. Mesmo assim, não foi qualquer errinho de arbitragem que desanimou o Figueira, como em tempos de 2008. Quatro minutos depois já estava a bola no funda das redes.
Schwenck, bem no jogo, também teve um gol anulado e poderia ter feito dois gols, tirando um pouco dos olhares desconfiados da torcida.
E o complicado que não foi apenas em gols anulados (apenas é complicado), invertou faltas, deu cartões por reclamações após faltas ignorantes dos nordestinos, enfim.
Uma atuação "medonha" do árbitro, o seu Mayron Frederico dos Reis Morais, como falou bem o FIGUEIRACAST, do site Meu Figueira. Vale a pena conferir clicando aqui, boas opiniões e dá pra rir bastante.



PONTOS NEGATIVOS
  1. Não dá para não falar da arbitragem. M-e-d-í-o-c-r-e. Como já falamos a respeito, vou apenas citar aqui. Lembrando que a expulsão na troca de camisas entre Lucas e Alê também teve participação do seu Mayron, pois poderia ter bom senso e apenas mandado os dois distrocarem, como já feito por outros árbitros. Qualquer árbitro que não estivesse com más intenções o teria feito após tantas falhas clamorosas. Preferiu expulsar.
  2. Aquele erro ridículo das trocas de camisa. O Figueirense não pode cometer, na situação que estamos, erros amadores como este. Podería ter comprometido o time, mas a qualidade do nosso técnico e da nossa equipe falaram mais alto. Todavia, agora contra a Lusa, que será um dos nossos maiores adversários para o acesso, não teremos um dos jogadores mais importante.
  3. A expulsão de Lucas. Sim, teve relação com os últimos dois pontos, todavia tem que ser levantado. Perderemos um dos jogadores mais importantes para o difícil jogo contra a Lusa.

PONTOS POSITIVOS

  1. O esquema 3-5-2, que deu uma cara excelente ao time. Tudo está dando certo, a defesa, mesmo com o retorno do criticado Perone, a proteção de zaga com o retorno de Roger fazendo uma excelente dupla com Alê, o setor de criação com o forte apoio dos laterais e o ataque. Roberto Fernandes ajeitou o conjunto alvinegro!
  2. Rafael Coelho precisa ter um tópico só para ele. Força física, arrancada, gols de cabeça, gols com fortes chutes, inclusive armação de jogadas como o passe para o gol anulado de Lucas. É o cara!
  3. A união e o conjunto alvinegro. A cada gol, uma comemoração eufórica e de união, com os jogadores se abraçando. É aquela reação de times vitoriosos. Espero que nenhum dos novos jogadores conturbem o ambiente que está perfeito. Sem contar a raça.

ANÁLISE INDIVIDUAL

  1. Wilson: perfeito. Como é bom termos um craque como este no gol. Agora com a defesa segura, é muito bom vermos, quando a bola consegue chegar nele, o mesmo fazendo uma defesa excelente.
  2. Lucas: enquanto esteve em campo foi muito bem. Fez um gol anulado erroneamente, o lance do primeiro gol. Sentiremos e muito a falta dele contra a Portuguesa.
  3. João Filipe: foi o zagueiro que jogou menos bem, digamos assim. Deu algumas ratiadas, mas não comprometeu e tem qualidade. Para mim é titular.
  4. Bruno Perone: apesar de ser o mais criticado, não comprometeu e foi bem. Foi criticado, novamente pela estigmatização da torcida. Foi seguro e tirou bastantes bolas. Não tenhamos preconceito com atletas do alvinegro.
  5. Toninho: Foi o melhor zagueiro. Comandou os dois garotos com maestria. Titular absoluto.
  6. Anderson Pico: Atuou bem, bastante ofensivo. Seus laterais viraram uma opção ofensiva do time e está dando certo. Estou apenas sentindo falta daquele petardo dele, comum no Grêmio.
  7. Alê: veio para ajeitar a ligação defesa-ataque, tão criticada pelo blog no Estadual. Marca bem e sai bem para o jogo. Faz uma baita dupla de volantes com Roger.
  8. Roger: já sabemos da capacidade do cara. Foi bem, só não se destacou ofensivamente como de sempre, talvez tenha ficado mais preso com a chegada de Alê. Estou com falta daquele petardo de fora da área. Deve crescer, mas do jeito que está já está muito bom, falo pela qualidade que sabemos que é inerente. Atuou como capitão e fez muito bem este papel.
  9. Schwenck: o atacante mais criticado do time, foi um dos melhores em campo. Analisando friamente, como costumo fazer, fez um gol, deveria ter feito outro que foi mal anulado e ainda levou um chute na cara, além de ter aproveitado chances de quase marcar outro com um peixinho. Fez quase toda a jogada do primeiro gol de Rafael Coelho. Agora, mais preso na área, está fazendo bem seu papel.
  10. Kássio: precisa aparecer mais. Prende a bola, sobe bem com velocidade sendo aquele homem de ligação que precisávamos, tem um papel importante no time. Não tem aquela característica de finalizar de fora da área, mas tem que ser mais objetivo - a torcida espera muito dele.
  11. Rafael Coelho: o melhor em campo. Dois belos gols, fruto da qualidade do jogador e não de uma bola espirrada. Criou as jogadas, dominou, partiu para cima e finalizou bem. Está jogando muito e espero que não saia daqui muito cedo.
  12. Michel Schmoller: não comprometeu quando entrou. Fez o feijão com arroz bem.
  13. Marcelo: entrou um pouco nervoso e perdeu uma chance, mas atuou muito pouco e fica difícil criticar. É um bom reserva!
  14. Wellington: Sem avaliação.

Roberto Fernandes: o cara do Figueirense! Retirou o time de uma posição triste no Catarinense e desde então não perdeu mais, além de, o que é principal, ter dado um padrão tático e uma boa coletividade na equipe. Destaque deste ano.

Faça você também a sua análise!

4 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Mlhor analize impossivel, mais com os resultados de 19/05 mostra que esta Serie B vai ser o bicho temos que nos mobilizar em apoiar o Figueira no Scarpelli, este sera o diferencial.

Filipe disse...

Como sempre, tua visão de jogo é perfeita. Espero que o time continue aplicado para o próximo jogo rumo ao nosso principal objetivo.

[]´s

Ingrid disse...

Gostei do que vi . A zaga está funcionando e o ataque também. O time começa a mostrar uma identidade e isso é ótimo . Bem diferente do ano passado e do início deste ano . Agora a Diretoria precisa tomar uma providência e já com relação a esses erros de arbitragens . Não dá para esperar terminar o campeonato e depois lamentar pelo acontecido . Eu já mandei um e-mail par a CBF , protestando . Podem até dizer que de nada adianta . Pelo menos fiz a minha parte e não fui omissa . Chega de ver o Figueira ser prejudicado por essa classe jogo após jogo .

Ingrid disse...

Sinceridade ????????
EU AMEI VER O MEU FIGUEIRA VOLTAR A JOGAR !!!!!!!!!!!!