quinta-feira, 18 de junho de 2009

Durante o jogo apoie, você mesmo agradece!

Perguntava-se o porquê do Figueirense jogar melhor fora de casa, onde até então tínhamos a melhor campanha nesta condição com uma vitória sobre o ABC e um empate contra o Ceará.

A resposta que consigo achar para essa pergunta, devido a um fato que logo vou explicitar, é a seguinte: a torcida alvinegra está muito impaciente. Obviamente não estou botando a culpa do Figueirense estar nesta situação na torcida alvinegra, afinal é justamente ela a parte que mais sofreu nestes últimos meses.

A torcida alvinegra está sofrida, irritada, nervosa, tudo com motivos extremamente plausíveis e ela eu não posso culpar, até porque faço parte dessa massa que também está indignada. Com o rebaixamento para a Série B, com a perda do título catarinense para o maior rival e, agora, por estar penando já com quatro rodadas sem vitórias, ninguém está com paciência para nada, no estádio essa realidade é eminente.

Uma torcida que é considerada impaciente pela mídia em geral é a do Palmeiras. Tentando arranjar uma analogia lógica entre as duas torcidas pude notar que ambas sofreram jejuns longos de títulos até chegarem a um momento de glória, onde cada um exerceu supremacia, guardando as proporções.
O time do Parque Antarctica ficou quase 17 anos sem vencer o Paulista entre as conquistas de 1976 e 1993. O Figueirense também passou por um período de 20 anos sem títulos, de 1974 a 1994. Os dois times após esse período de "vacas magras" passaram por épocas de muitas glórias. O verde e branco conquistou três estaduais, um bi Brasileiro além da sonhada Libertadores da América, exercendo uma forte supremacia, enquando do outro lado, o Alvinegro subiu para a primeira divisão, conquistou seis títulos catarinenses em 10 anos, comandando totalmente o futebol de Santa Catarina, sem contar vice-campeonato da Copa do Brasil e a sétima colocação na Série A de 2006.

Ambos os times acustumaram-se a uma situação de títulos, de glórias, superiores aos rivais. Obviamente nunca dura para sempre e os dois sofreram revéses. Tanto o Figueirense quanto o Palmeiras foram rebaixados, o Palmeiras em 2002, Figueirense em 2008. A torcida do Palmeiras ficou mais impaciente do que nunca desde então, com razão. Agora a alvinegra passa por situação parecida e não engole mais nada, também com razão. Para uma torcida que se acustumou com anos de glória e comendo caviar, agora fica complicado aturar derrotas na Série B comendo goiabada cascão. Ninguém aí notou a diferença na atitude da torcida alvinegra do ano de 2001, por exemplo, para agora? A acomodação e a impaciência são eminentes.

Mas por que falo isso? Nessa semana que passou, vários jogadores alvinegros deram declarações parecidas, tocando no mesmo assunto: a impaciência da torcida. Schwenck foi o primeiro, dando uma satisfação ao torcedor do "mais querido", pediu paciência e calma à torcida alvinegra, afirmando que crucificar Pedrinho, ele mesmo ou qualquer outro jogador, não é a saída. Tocou no fato de que o Figueirense tem que ser igual a uma família, que quando está em um momento ruim precisa-se de apoio, no caso do torcedor.



Pedrinho foi outro que dedicou grande parte de sua coletiva a esse fato e dando uma declaração interessante quando afirma que, até mesmo antes de iniciar a partida contra o Guarani, o mesmo já era ofendido. Levantou o fato de que muitas vezes direciona-se uma crítica a certo jogador sem analisar a partida corretamente, pedindo para a torcida parar com perseguição, afinal faz os jogadores entrarem em campo desmotivados: "não é porque eu tenho 31 anos que eu não perco a confiança, que eu não sinto medo (...) então quando eu tento um drible e acabo perdendo a bola e eu sentindo que a torcida não tem paciência comigo, para eu dar o segundo drible já é mais difícil".



Régis também entrou em outro mérito, pedindo para a torcida apoiar os 90 minutos e não vaiar neste período. Pediu que, caso queira vaiar, pegar no pé de algum jogador, que o faça após o término da partida, afinal isso é uma atitude que atrapalha e muito o time e com certeza nenhum torcedor do Figueirense quer atrapalhar o time que ama. É um ponto que eu sempre martelo aqui no blog e saindo da boca de um jogador do Figueirense fica cristalino que essas atitudes estão sim refletindo dentro de campo e, sim, estão atrapalhando o time que já entra em campo nervoso e, com o decorrer da partida, fica acanhado com medo de fazer uma jogada e até mesmo menos confiante ao fazer um passe.



Por isso peço, no espaço que tenho, para que o torcedor tenha mais paciência e deixe a corneta em casa. Dou razão e entendo a impaciência e a irritação dos torcedores, afinal também sou um que está indignado, sofreu e sofre com tudo que já aconteceu nestes últimos meses e quase quebrou a televisão no jogo contra o Atlético-GO, mas deixando um pouco do emocional de lado e partindo para o racional, fica claro analisar que criticarmos, vaiarmos, xingarmos os jogadores durante o decorrer da partida é uma atitude que compromete a atuação dos mesmos, que ficarão nervosos, inseguros e com, consequentemente, atrapalharemos o Figueirense como um todo, que com certeza não é o que eu e você queremos. Sei de como a torcida está "imputecida" com o Bruno Perone, o Luciano Totó, o Roberto Fernandes entre outros, mas analise comigo: se eles estiverem em campo, estarão vestindo a camisa do time que amamos, certo? E suas atuações refletirão diretamente no futuro do alvinegro que amamos, correto? Refletindo no futuro do Figueirense Futebol Clube, também refletirá no nosso bem-estar, no nosso humor, na nossa vida. Temos uma ligação de coração com esse maravilhoso clube. Então, apesar da falta de qualidade seja de quem for que estiver em campo, vamos deixar para criticá-los, vaiá-los, ou seja qual for a atitude que queiramos fazer, quando a partida acabar, como bem falou o filósofo Régis, pois se formos pensar bem, veremos que, desta maneira, não estaremos atrapalhando nem o Figueira e nem a nós mesmos.

Era isso...

Grande abraço, torcedor alvinegro!

6 comentários:

Flávio Targino da Silva disse...

O torcedor tem o direito e a liberdade de se manifestar da forma que quiser. Para o bem ou para o mal. Sou contra qualquer iniciativa de "disciplinar" o torcedor. E outra coisa, xingar depois que acabou o jogo? Pára neh? Eles nem vão ficar ali pra escutar...

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Concordo com voce Flavio, mais em parte, na atual situação do Figueira, com muita influencia negativa da midia, a torcida tem que ter o pe no chao e apoiar, agora não é hora de chingar, Bom post é o começo, acho ate que todos os Blogueiros devem fazer um trabalho parecido.

Matheus G. disse...

Flávio, em lugar nenhum eu falei que o torcedor não tinha o direito de se manisfestar da forma que quiser. É claro que tem.

Se tu leres o post por completo entenderá o que eu realmente quis dizer. Complicado criticar mas não ler.

Não estou tentando disciplinar o torcedor, longe disso, estou apenas usando meu espaço para divulgar uma mensagem de apoio ao Figueirense, por acaso estou fazendo errado?

Espero que estejas consciente de que xingar jogador durante o jogo só estarás atrapalhando o time que torces.

Só isso.

Dante disse...

Apesar de tudo que vem acontecendo com o MEU Figueirense, sempre vou apoiá-lo. Sexta estarei lá como sempre. Destaque no jogo de hoje da seleção brasileira: "Categoria de base do FIGUEIRENSE jogando os 90 minutos - André Santos! Parabéns Glorioso Alvinegro.
Quero ver o que "falsa mídia" daqui vai dizer a respeito!

Flávio Targino da Silva disse...

Li o seu posto inteiro e achei muito bem escrito. Parabéns. Acho que você tem mesmo que expressar sua opinião, que é muito válida. Desculpe se pareci prepotente. Entro nesse espaço todos os dias e considero muito bom. Um abraço.

Matheus G. disse...

Caro companheiro Flávio.

Desculpe caso eu tenha transparecido que o senhor foi prepotente, com certeza não foi minha real intenção! Você estava dando sua opinião, que muito respeito, mas me vejo no direito de também concordar ou discordar.

Mas espero que tenha ficado cristalina a minha real intenção que é o bem do nosso Figueira, que eu e tu tanto bem queremos. Eu também estou louco com a situação que nos encontramos, mas acho que vaiando durante o jogo não é uma atitude boa para ajudar o time. Não é uma tentativa de disciplinar. Entende, amigo?

Grande abraço e obrigado por participar, sua opinião é sempre bem-vinda! Afinal aqui é o canto dos torcedores, seja qual for sua ideologia e opinião!