sábado, 27 de junho de 2009

Prognóstico Figueirense x Vasco - O jogo mais esperado

No dia 27 de junho, no caso neste sábado, teremos o jogo mais esperado do ano, contra a equipe mais tradicional da Série B.

Mas não é por isso que o jogo é tão importante. Disputaremos, mais uma vez, uma partida de seis pontos contra um candidatíssimo à subida para a primeira divisão. Muito apontam o Vasco, inclusive, como o principal time favorito ao título da Segundona.

Além disso, vimos de uma vitória contra o Paraná que recoloca o nosso time na luta e, para consolidar essa redenção, nada melhor que uma vitória contra o poderoso Vasco. Esta seria uma maneira mais do que clara que o Figueirense, sim, veio para subir. Sem contar que não podemos deixar que os adversários diretos somem pontos em nossos domínios, como fez a Lusa e o Guarani.


Para isso os blogueiros alvinegros convoca você, alvinegro, para participar desta batalha contra a forte equipe do Vasco. A vitória, mais do que nunca, é importantíssima e para ela vir o Figueira necessita da sua presença no estádio, apoiando e incentivando os jogadores.

NOTAS DO FIGUEIRENSE

Será que, pela primeira vez na Série B, o Roberto Fernandes botará uma formação igual à de outro jogo? Claro que a culpa não é do mesmo, haja vista que pela primeira vez teremos todos os jogadores a disposição. Repetiremos o 4-4-2 com Pedrinho e Fernandes na meia? Difícil afirmar e para ser sincero não sei se seria a opção mais correta. É uma situação muito difícil a de RF. Podamos o apoio integral dos bons alas transformando os mesmos em laterais no esquema 4-4-2 ou liberamos os dois utilizando três zagueiros e, com isso, perderemos um meia ou até mesmo um volante? Ao utilizar dois volantes, eu optaria por Paulinho que tem uma visão defensiva mais acentuada que Alê.

Utilizar um 3-5-2 sacrificando Pedrinho? O meia enfrentará o clube que o revelou. Pedrinho estará com fome de bola. Não seria irresponsável tirá-lo justamente nestas condições? E mantendo o jogador em campo, tiraríamos um dos volantes deixando apenas Roger na marcação? Não ficaria sobrecarregado com meias como Léo Lima, Alex Teixeira e Carlos Alberto pressionando? Difícil...

E Toninho? O jogador era o homem da confiança de RF na zaga. Com as boas partidas de João Filipe e o xerife Régis querendo manter uma boa sequência, quem sairá? Acho que esse é um dos pontos que reforça a escolha do técnico pelo 3-5-2. Lembrando que Rafael Lima, dispensado, está fora do Figueira e Perone está lesionado. Carlinhos e Dieyson devem reforçar o banco.

Será que Roger voltará a atuar de salto alto? Sua última partida foi boa, mas contra Atlético-GO o jogador achou que era Beckenbauer. Queria sair com estilo da defesa e acabou, de maneira preciosista, originando chances claras de gol para o adversário. Também perdeu um gol claro tentando inventar. O capitão é um volante muito bom mas tem que botar a cabeça no lugar. Por que falo isso? O jogador sofreu forte assédio de um clube italiano e pode estar de malas prontas para o exterior.

De certezas tenho duas: o Figueirense complicará a vida cruzmaltina com as bolas paradas e o craque Fernandes estará em campo. Roberto Fernandes treinou bastante, durante a semana, esta jogada e alguma novidade acerca de jogadas ensaiadas devem pintar. Lembrando que o Figueirense tem uma bola aérea muito boa. Já Fernandes, que ditou um novo ritmo ao alvinegro na última partida, volta a campo neste sábado - outro atrativo para o torcedor.



O Figueirense vai para esta partida com quatro jogadores pendurados. São os casos de Wilson, João Felipe, Anderson Pico e Rafael Coelho. A não ser Pico, todos os outros são pilares importantíssimos na espinha dorsal do time alvinegro e não poder contar com qualquer um dos três contra o Bahia, fora de casa, seria muito ruim.

NOTAS DO VASCO

O Vasco está há mais de sete horas, dentro de campo, sem marcar gol. Tentando quebrar um jejum de quatro jogos sem vitórias, os cariocas que eram taxados, no ínicio do ano, como uma possível segunda edição do Corinthians de 2008, tentam arrancar uma vitória que não veio desde que foram eliminados da Copa do Brasil com um time muito ofensivo. Roberto Fernandes havia salientado no início da Série B que o Vasco nem de longe teria a facilidade do time paulista e mostrou estar certo. Lembrando também que o Vasco tem a melhor defesa da competição, levando apenas três gols, todos na partida contra o Paraná em que muitos titulares foram poupados.

Enquanto Figueirense tem quase nenhum desfalque, Dorival terá muitos, alguns na zaga. O bom zagueiro Gian, um dos únicos que se safou da fraca campanha do Ipatinga no ano passado, está machucado e Titi, ex-Náutico, após um certo desconforto entre ele e o técnico Dorival Júniro, volta a equipe em que era titular, com sede de jogo. Vilson, titular, formará a zaga junto com ele.

Com dois volantes e dois meias, o Vasco vem ofensivo em um 4-4-2 ousado. Com laterais ofensivos, volantes marcadores mas que sabem sair para o jogo, como Nilton, e dois meias de muito poder ofensivo, Alex Teixeira, que pode cair no ataque, e o encrenqueiro Léo Lima, o Vasco vem para cima. É uma faca de dois gumes. Por um lado temos que nos precaver na marcação e por isso temo apenas um volante. Por outro nossos contra-ataques de velocidade, puxados por Roger, João Filipe, Lucas, Egídio e Rafael Coelho, tornam-se fulminantes.

No ataque uma formação inédita: Carlos Alberto e Robinho. Com os desfalques das principais forças ofensivas vascaínas - Pimpão, maior goleador do Vasco no ano, machucado e Elton, o homem de referência na área, suspenso pelo STJD, Dorival Júnior adiantará CA e estreará a promessa Robinho. Outro jogador que poderá entrar em campo é Alex Teixeira. Philippe Coutinho estará no banco. Achei isso excelente, haja vista que Pimpão não atuará e Carlos Alberto perderá um pouco de seu poder criativo que tanto vem dando certo no Vasco da Gama. O ataque será bastante agudo, de velocidade e habilidade.

Paulo Sérgio, ex-Figueirense, e o bom jovem Ramon aprontam bastanta nas laterais. Paulo Sérgio costuma encomodar na bola parada e, como a Prancheta do Bottós afirmou: "ficou muito mais sólido depois de sair do Figueira". Do outro lado, Ramon está se destacando tanto que, logo, pode sair da Colina. É bom esperarmos uma briga intensa nas laterais.

Dorival Júnior conseguiu um efeito suspensivo e conseguirá guiar os cariocas no banco de reservas. O treinador havia sido punido pelo SJTD por ofensas ao árbitro mineiro André Luiz Martins em São Januário contra o São Caetano.

DADOS DO CONFRONTO

O jogo deste sábado é o vigésimo na história contra a equipe vascaína. Foram 15 jogos pelo Brasileiro, quatro amistosos e uma partida pelo Triangular Imprensa. A vantagem no total é dos cariocas com sete vitórias, 10 empates e três derrotas. Todavia, o Vasco está há três anos sem vencer o Figueira. O último triunfo cruzmaltino foi em 2006 em um jogo pra lá de roubado - Schwenck estava naquela partida e marcou - com aquele gol contra infeliz de Vanderson.

Em 2007, dois empates e, em 2008, duas vitórias do Figueirense. O jogador que mais fez gols contra o Vasco é justamente um ídolo do vasco - Edmundo que marcou três vezes naquele fatídico 5 a 1 em dezembro de 2005. Paulo Sérgio, hoje no Vasco, foi o jogador que mais enfretou seu atual time com a camisa alvinegra ao lado de Bilu. A última partida entre os dois times foi em 4 de outubro de 2008 com uma goleada do Figueira por 4 a 2 em pleno São Januário.

SECAÇÃO ALVINEGRA

De agora em diante teremos uma nova seção no Prognóstico em Preto e Branco - a secação alvinegra. Nela selecionaremos as partidas mais importantes do alvinegro na rodada, analisando quais são os resultados mais favoráveis ao alvinegro e você, torcedor, fará a sua parte: secará para facilitar nossa subida rumo à Série A.

Para estrear esta seção de maneira sucinta, vamos aos jogos que já aconteceram e suas análises:

Jogos da terça-feira:

  • Ipatinga 0 x 1 Fortaleza: Os nordestinos fizeram um favor ao Figueirense ao vencer o Ipatinga, candidato à Serie A. O time mineiro continua na nossa frente, mas basta um empate para passarmos.
  • América-RN 1 x 2 Ponte Preta: O melhor resultado seria um empate, com ele poderíamos passar das duas equipes de uma vez só com uma vitória simples. Mas pelo menos o América não ganhou, senão distanciaria por demais.

Jogos de sexta-feira:

  • Guarani 1 x 0 São Caetano: O bugre mostrou que é um candidato sério. Será que é cavalo paraguaio? Se for será um excelente enganador, pois acaba de bater recorde com a melhor arrancada de toda história da Série B. Pegou o São Caetano, que é uma baba. Caso o azulão vencesse os índios não se distanciariam tanto na ponta da tabela.
  • Juventude 1 x 1 Vila Nova: O empate foi um bom resultado. O Vila Nova não poderia vencer, senão ficaria inalcansável nessa rodada e o Juventude não pode começar a crescer pois é time de chegada.

Jogos de sábado:

  • Duque de Caxias x Bahia: EMPATE. Caso ocorra uma vitória de qualquer um dos dois, nem com vitória os passamos. Senão basta vencer que passamos os dois de uma só vez.
  • Bragantino x Portuguesa: EMPATE ou VITÓRIA DO BRAGANTINO. O melhor seria um empate, para que nenhum dos dois suba muito. Todavia, o pior resultado é a vitória da Lusa, caso ocorra não a ultrapassamos na rodada.
  • Atlético-GO x ABC: VITÓRIA DO ABC. Qualquer outro resultado e o Atlético-GO torna-se inalcansável. Difícil, mas vamos secar!
  • Paraná x Brasiliense: VITÓRIA DO PARANÁ. É um resultado que acho bem possível. Mesmo com isso não passaremos o Brasiliense mas é bom para deixá-lo perto na pontuação, eles tem 14 e nós 10.

Caso ocorram estes resultados e o Figueirense vença o Vasco por qualquer resultado terminará a oitava rodada na quarta colocação - no G4. Lembrando que, em verde, estão os jogos em que o resultado deve ocorrer para que o Figueirense possa terminar a rodada no G4.

Para motivar o torcedor alvinegro, nada melhor que a supracitada goleada por 5 a 1 do Figueirense, com um show de Edmundo, em 2005. Bom jogo, torcedor alvinegro!



ps: Fazendo uma homenagem à lenda do pop, Michael Jackson, que nos deixou nessa semana e que agora está do lado de ícones da história da música como Elvis Presley, Jim Morrison, John Lennon, George Harrison, Frank Sinatra, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Ian Curtis entre outros, posto aqui um clip do mesmo demonstrando que, sim, ele tinha uma pontinha alvinegra: Black or White - Michael Jackson. Roberto Carlos usa azul e branco? MJ usava preto e branco.

7 comentários:

Zezinho_Alvinegro disse...

Na minha opinião o Figueirense deveria entrar com o mesmo time que iniciou a partida contra o Paraná, gostei muito da formação com dois meias de armação (Pedrinho e Fernandes) http://zezinhoalvinegro.blogspot.com/2009/06/figueirense-e-vasco-fazem-confronto-de.html

Anônimo disse...

Não Adianta achar culpa na ARBITRAGEM! Enquanto estiver na serie B a arbitragem será assim....

O Fernades ontem jogou o Futebol Dele..

O Enganador Lucas, conseguiu enganar a torcida uma ou duas vezes, agora todos acreditam nele....

Rafael Coelho é outro Enganador... quando pega um time q o marca, não consegue se desvencilhar... ENGANADOR..

Pedrinho, ora... Não tem posição.. NOJENTO!!!

Egídio é muito fominha.. pouco futebo....

a TORCIDA é Trouxa e pacífica... o Figueira é um CLUBE EMPRESA!!!! só interessa o LUCRO.... não vão gastar muito num jogador que não pode valorizar!!!!

Mas vale investir no PERONE... CLODOALDO.... que pode demonstrar um futebolzinho e vender mais do q eles vieram ou custam.... assim o CLUBE LUCRA!!!

Temos que quebrar tudo... como era antigamente...
DEIXAR de SER SÓCIO.... agora tem PPV que é mais barato!!!

Temos que nos manifestar.... TUDO VOCES ACEITAM.. tá Louco...

Dante disse...

Realmente, um jogo muito esperado e que terminou numa grande decepção. O Vasco tá muito ruim, mas mesmo assim o nosso conseguiu ser muito pior. Que lástima.

Ingrid disse...

Bom ....... Só pra Contrariar , o Figueira irá começar a fazer uma coisa que não faz desde o ano passado , que é jogar . Venceremos esse campeonato e voltaremos para a séie A ( queé o nosso lugar ), ano que vem , com estrelinha no peito !!!!!!!!!!!

Dante disse...

Ingrid, admiro teu otimismo. Mas dê só uma olhada na tabela, quantos jogos faltam, quantos pontos poderemos fazer e como teremos de fazer, só pra ficar em quarto. Impossível ñ é, mas... extrememante dificil. E vai precisar acontecer alguma coisa muito boa. De qualquer forma, muito boa sorte pra nós.

Matheus G. disse...

A situação realmente não está boa.
Onze pontos de distância do líder e 3 do G4.

Poderia estar melhor mas também bem pior.

Anônimo, nunca deixe de ser sócio. Você estará sacaneando o time que amas e não a diretoria. Pense bem! Queres o mal pro Figueira?

Não creio que devemos ser pessimistas. Não é otimismo falar que vamos subir. É algo bem possível. Temos um dos melhores elencos e, sem ser o Corinthians, times como o Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, penaram para subir e foram mal nas primeiras 10 rodadas.

Ainda temos TRINTA jogos. Tem MUITA COISA ainda para acontecer.
Discordo de ti caro Dante, que seja algo extremamente difícil e que apenas dê um quarto lugar. Tem muita água pra rolar.

E, nestes 8 jogos, apenas nós marcamos gol contra a equipe titular do Vasco. A única derrota e gols sofridos pelo time carioca foi contra o Paraná com mais da metade de reservas, poupando para a Copa do Brasil, quando fez jogos parelhíssimos com o forte time do Corinthians, que agora na final meteu bucha no Inter.

Que o Vasco tem um dos dois melhores elencos é fato. Eles e Lusa. Talvez depois seja nós, pelo que analiso.

Obrigado pelas opiniões. No meio da semana teremos o púlpito alvinegro e, como de praxe, vocês terão participação.

Grande abraço!

Ingrid disse...

Dante concordo contigo em tudo ...Eu é que estou querendo me animar ou me iludir ...rsss
Esses dados mostram que não aprendemos a lição que acabamos de levar .....
E que , infelizmente , a nossa Diretoria não tem um pingo de consideração e respeito por nós , torcedores .....