quarta-feira, 15 de abril de 2009

Informações dos contratados (Alê não atuará na CB) e do DM (Bruno Octávio fora)

Em relação ao Departamento Médico do Figueirense, que neste ano está sendo bem povoado, temos duas notícias ruins e cinco boas.

Vindo primeiro com as ruins, lesão de Bruno Octávio, volante que torceu o joelho na partida contra a Ponte Preta, não é grave e o jogador já está entregue à fisioterapia. Porém, sofreu uma pequena lesão de cartilagem o que deve afastá-lo dos gramados por um período de duas semanas no mínimo, segundo o site oficial do clube.
Parucker, segundo o site INfo Esporte, analisou que o volante evoluiu bem e que sexta-feira será novamente avaliado para ver se retoma os trabalhos com bola, mas, em princípio, o jogador não entrará em campo contra a Macaca na próxima semana.

Outra notícia ruim vinda do departamente médico é sobre Schwenck. O autor do primeiro gol do alvinegro contra a Ponte sentiu uma fisgada na coxa esquerda e foi poupado dos treinamentos de terça-feira. O atacante será avaliado hoje para ver qual a gravidade da lesão o que pode afastá-lo da partida da volta, em Campinas. Uma pena pois Schwenck vinha evoluindo e marcando gols sempre que entrava em campo.

Já as boas, primeiramente é a de que Rômulo foi liberado pelo DM após uma artroscopia no joelho. Segundo Parucker o volante fará, como todo jogador que é liberado do DM, um trabalho de readaptação a realidade dentro de campo, para justamente não sofrer uma lesão por falta de preparo físico e falta de confiança, e logo após isso voltará aos trabalhos com bola. Com isso dá para ter uma ideia de que Rômulo não deve atuar contra a Ponte Preta, mas logo, logo estará a disposição de Roberto Fernandes que ainda não trabalhou com o atleta. Nesta semana mais dois atletas sairão do DM para iniciarem os treinamentos físicos: Davidson e Wellington - ambos podem ser titulares semana que vem.

O que diz respeito a Anderson Pico não é bem relativo ao Departamento Médico, mas o atleta pode fazer sua estreia com a camisa alvinegra justamente pelo jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil, quarta-feira que vem. Segundo o GloboEsporte, Pico já alcançou suas metas e está a disposição do treinador. Um alento para o torcedor, que pode, finalmente, ter uma ótima opção ofensiva pelo lado esquerdo.

A última notícia é a de que Rafael Lima já está trabalhando normalmente com os outros atletas e tem totais condições de entrar em campo na próxima quarta-feira. Roberto Fernandes ainda não trabalho com o zagueiro mas está sedento atrás de peças para compôr a fraca defesa alvinegra e pode acabar ganhando a posição de titular caso agrade ao técnico.



Sobre os contratados, o blog colheu algumas informações para compartilhar com o leitor.
Primeiramente uma muito desanimadora: Alê não poderá entrar em campo pelo Figueirense na Copa do Brasil. O volante já havia atuado pelo Guaratinguetá, o que impossibilita a atuação por outra equipe segundo o regulamento da competição. Uma pena pois o jogador seria importantíssimo por atuar em posição carente do elenco. A notícia de que Toninho também havia atuado pelo Náutico foi difundida, todavia o próprio jogador, em sua coletiva após a apresentação, afirmou que está pronto para representar o alvinegro na Copa do Brasil.
Kássio, meia contratado junto ao Sport, também não deve ir a campo contra a Ponte, pois só virá a Florianópolis após o término da participação do clube no Campeonato Pernambucano, segundo o que foi explicado pela diretoria do time nordestino, todavia o programa Campo Crítico da Guarujá noticiou que Kássio deu certeza que seua chegada seria nesta semana - é esperar para ver. Tal campeonato Estadual só acaba dia 19 de abril caso o Sport seja o campeão do returno, o que seria a apenas três dias da partida contra a Macaca. Se o Náutico for o campeão do returno, Kássio apresentar-se-á próximo da estreia do Alvinegro no Campeonato Brasileiro - é torcer pro Sport!

Agora com informações sobre as características dos recém-contratados. Primeiramente o mais contestado entre eles, que foi o zagueiro de 1,90 metro de altura, João Filipe. O zagueirão foi formado pelo clube, dedicado à categoria de base, Sendas Esporte Clube, e é um dos maiores frutos oriundos deste trabalho, juntamente com Rafael Carioca, hoje no futebol russo. Em um peneirão de 33 mil jogadores, foi um dos 72 selecionados e desde então o clube já foi vice-campeão juvenil estadual com o jogador de titular na zaga e também da terceira divisão em 2007, na época com 18 anos, sendo escolhido o destaque da decisão, onde marcou um gol.
Em um site de futebol do Rio de Janeiro, é afirmado que João brilhou com a camisa do Mesquita no Estadual deste ano, apesar do clube ter sido rebaixado, dispertando interesses de equipes como Botafogo. É de se afirmar que o zagueiro tem boas referências e personalidade, vamos ver se corresponde em campo!
Alguns dados apurados por Vilmar, a "enciclopédia alvinegra", sobre a participação de João Filipe no Carioca:
Jogos como titular: 15 (o time jogou 17)
Jogos como reserva: 0
Jogos que ficou de fora: 2 (suspenso e machucado)
Jogos que foi substituído: 0
Cartões amarelos recebidos: 5
Cartões vermelho recebidos: 0
Vitórias do time: 3
Empates: 2
Derrotas: 12 (2 sem ele)
Gols marcados pelo time: 19 (1 sem ele em campo)
Gols sofridos pelo time: 33 (5 sem ele em campo)
Gols que ele fez: 0
Taça Guanabara: 7 jgs, 2 vit, 2 emp e 3 der, 10 gols marcados e 12 sofridos
Taça Moisés Matis de Andrade: 2 jgs, 1 vit, 1 der, 2 gols marcados e 2 sofridos
Taça Rio: 8 jgs, 8 derrotas, 7 gols marcados e 19 sofridos
Uma parte da mídia falava que o atleta chegou a ser reserva do Mesquita, rebaixado do Carioca, com estes dados prova-se totalmente o contrário.
Sobre Kássio está depositada a maior confiança da torcida. O atleta é uma das grandes revelações do futebol pernambucano, inclusive jogou várias partidas de titular no ano passado, porém com a chegada de Fumagalli e Paulo Baier, dois meias experientes, perdeu muito espaço no time. A torcida nordestina inclusive afirma que o mesmo estava jogando muito bem e fazendo gols. De características que busquei são as de que o jogador é um bom meia armador de velocidade para conduzir a bola, bom drible, mas não finaliza tão bem. Pelo que analisei é perfeito para o que o Figueirense precisa, um jogador que carregue a bola fazendo a ligação meia-ataque, até então feita por Roger. Vem para ser titular ao lado de Pedrinho.
Alê, ex-volante de Coritiba e Guaratinguetá, é um bom marcador, sabe sair jogando e tem um bom chute de fora da área, além da grande experiência, mas não muito regular. Inclusive foi titular do Coxa por boa parte da Série A do ano passado. Junto com Kássio, foi um dos jogadores com melhores referências.

Alguns dados apurados por Vilmar, a "enciclopédia alvinegra", sobre a participação de Alê no Paulistão e na Copa do Brasil:

Jogos como titular: 17 (o time jogou 21)
Jogos como reserva: 0
Jogos que ficou de fora: 4 (machucado)
Jogos que foi substituído: 2
Cartões amarelos recebidos: 2
Cartões vermelhos recebidos: 0
Vitórias do time: 5 (1 sem ele)
Empates: 7 (1 sem ele)
Derrotas: 9 (2 sem ele)
Gols marcados pelo time: 31 (4 sem ele em campo)
Gols sofridos pelo time: 35 (7 sem ele em campo)
Gols que ele fez: 1
Sobre Toninho não tive muitas informações, mas pelo que o blog apurou ele tem grande respeito e carinho da torcida do Timbu, o que já é alguma coisa. O jogador no ano passado ficou entregue ao DM em quase toda a temporada e neste ano era reserva de Gladstone no Náutico e não tinha muito espaço no time titular, porém vem com o aval de Roberto Fernandes (trabalharam juntos no próprio Náutico) que considera o jogador titular no elenco atual do Figueira.
Mais uma contratação está para ser anunciada e trata-se de um volante. Schmoller deve estar com os dias contados, pelo que se pode notar, pois a posição está ficando lotada, com Alê, Roger, Bruno Octávio, Rômulo, Carlinhos e o próprio criado nas categorias de base do Figueira. Pelo o que o site INfoesporte conseguiu apurar o nome pode ser o de Ticão, que disputou o paulista pelo Ituano e há informações de que o atleta é oriundo de lá.
Grande parte da torcida criticou as contratações, eu comentaria a respeito, mas os blogs Furacão Alvinegro e Gigante Alvinegro falaram por mim. Vale a pena ler os comentários feitos.
E aí torcedor? Gostou das novidades? E das informações sobre as novas contratações? Opine!

Um comentário:

Dante disse...

Meu camarada! Uma leitura bem atenta das tuas palavras, só temos mesmo é notícias RUINS. As boas nem são tão boas assim. Puts! Que maré que não acaba mais. O jeito é ter mesmo MUITA paciência, mas muita mesmo. E seja o que Deus quiser e o JCL*BIS permitir.