quarta-feira, 1 de abril de 2009

Édson, Lenílson e Anderson Luís - informações sobre contratações e dispensas

Ficou para esta semana a divulgação de duas listas, em tese. A primeira seria a lista de dispensas, empréstimos e retorno à base (daqueles que ainda tenham idade) que Roberto Fernandes e toda a comissão técnica, em conjuto com a diretoria, estavam decidindo. A outra consiste em alguns jogadores que seriam contratados durante esta semana, como Thiago d’Ivanenko havia confirmado, porém até agora nada, mas tem tempo.

Hoje, terça-feira, nenhuma das duas listas foram confirmadas, porém boatos surgiram à respeito das contratações e alguns rebaixamentos para a base já ocorreram.

DISPENSAS E REBAIXAMENTOS À BASE

Dos dez palpites que suspeitei que fosse retirados do elenco principal, QUATRO foram em cheio: Ricardo, Édson Galvão, Marquinhos e Marcos. Além destes, uma surpresa, porém que eu também sugeri como jogador a ser rebaixado à base: William Matheus. Todas me agradaram. Obviamente não considero que alguns destes jovens possam sim ser muito importantes para o Alvinegro no futuro, principalmente nomes de destaque na Copa São Paulo como Édson Galvão e Marquinhos, mas creio que todos ainda tem chão pela frente, principalmente para adquirirem confiança e experiência.

O que podemos concluir com a efetivação do rebaixamento dos jovens atletas às categorais de base? Primeiro que, provavelmente, Schmöller e Rômulo devem ficar, como reservas imediatos dos titulares Bruno Octávio e Roger. Outra coisa é que a comissão técnica não está sendo cabeça dura, pois William Matheus não vinha bem neste ano e foi rebaixado, mesmo tendo uma bagagem já pelo time principal - decisão acertada.

Em relação às possíveis novas baixas no elenco principal, dois nomes estão cotadíssimos para arcarem com a sanção: Rafael Ueta e Juninho. Vários blogs vêm martelando na possível saída dos dois jogadores, assim como o excelente site INfo Esporte, que também incluiu Anderson Luís como outro provável nome, mas este seria emprestado, com seu contrato, que termina no final do ano, sofrendo uma prorrogação. Mas não serão apenas estes que devem sair, pois para a entrada de novas contratações alguém terá que sair para manter os 30, 32 atletas que Roberto Fernandes pretende trabalhar. Lembrando que, atualmente, temos exatamente 32 atletas no elenco, ou seja: entrando um, sai um; entrando dois, saem dois.

— Durante essa semana, à medida que a gente vem trazendo atletas, estamos nos
esforçando para também resolver algumas situações. Queremos dar continuidade na
depuração do elenco, que é algo natural ao término de um campeonato. No
transcorrer devemos ter novidade, tanto em relação a quem chega quanto para quem sai — afirmou Thiago d’Ivanenko.

CONTRATAÇÕES

Alguns nomes vem borbulhando na imprensa como prováveis novas contratações do alvinegro. Uma delas seria a do zagueiro do Brusque Rogélio. O blog Gigante Alvinegro afirmou que a diretoria do time do Vale do Itajaí confirmou o interesse do Figueira, onde em uma ligação os representantes do alvinegro teriam pedido informações do atleta. Vale lembrar que Rogélio é aquele zagueiro que marcou gols, neste campeonato, em times como o Avaí e o próprio Figueirense - foi o artilheiro da equipe. Vejo que a contratação seria uma boa, pois fortaleceria o setor mais frágil do Figueirense de uma maneira barata. Porém é importante analisar se o zagueiro também se garante bem na parte defensiva e não só no ataque. Eu acho um bom nome e não é à toa que foi considerado o melhor zagueiro do Campeonato.

O nome de Acerola apareceu em vários lugares, até mesmo no ClicRBS, até a própria diretoria do Figueirense aparecer e desmentir tais informações:

— Ele (Acerola) é um bom jogador, mas a nossa prioridade, neste período
anterior ao jogo contra a Ponte Preta, está muito mais voltada para o setor
defensivo. No momento, ele não é um atleta que seja uma prioridade para o
Figueirense, embora seja um grande jogador, não houve qualquer contato —
garantiu Thiago d’Ivanenko, em entrevista à rádio CBN/Diário.

Hoje a bola da vez foi Lenílson, aquele mesmo, meio-campo de destaque da equipe do Atlético de Ibirama, considerado, ao lado de Marquinhos (o sujo) do Avaí, o melhor meia da competição. Lenílson inclusive fez um partidaço contra o time azul e marcou o gol da vitória contra o Figueirense, em Ibirama. O blog do Fabiano Linhares mostra uma entrevista do jogador, afirmando que sim a diretoria do Figueirense demonstrou interesse no atleta e inclusive conversou, por telefone, com o empresário e com o próprio. Para ouvir, clique aqui.
Vejo a contratação do meia com bons olhos, mas preferiria a de outro de destaque no Estadual, Ricardo Oliveira do JEC. Caso venha o atleta maranhense, creio que será uma aposta, pois todos sabemos que o retrospecto não é bom de atletas oriundos de equipes pequenas do Estadual, mas sempre há excessões, como Jean Carlos. Se jogar a bola que jogou contra o Avaí, por exemplo, em Ibirama, vira titular ao lado de Pedrinho. Vale lembrar que o momento não é para apostas e sim acertos e, por conseguinte, caso a contratação seja efetivada que venha outra como solução para a meia juntamente com Lenílson, para não termos de depender de uma aposta. Novamente repito, se continuar com seu bom futebol, o custo benefício será imenso! Vamos torcer para, caso venha, que dê certo!

Uma notícia que muito me agradou na tarde desta terça-feira foi que o zagueiro Édson, aquele mesmo, poderia estar retornando ao Figueira. Este jogador foi um dos grandes produtos da categoria de base alvinegra e seria um belíssimo reforço. Em um posto de janeiro comentei sobre a situação do zagueiro no Porto, clube português para quem o jovem está emprestado após participar do Mundial Sub-20. Lá ele foi repassado para algumas equipes do país, como o Benelenses e segundo fontes poderia estar retornando. Li em fóruns portugueses e no blog do Tainha naquela época, que o jogador agradava ao clube e deveria ficar lá, juntamente com Rafhael. Se voltar será uma bela novidade, ainda mais com a experiência que trará na bagagem e discordo do que Polidoro Júnior afirmou no site INfo Esporte, que a maioria da torcida preferiria outro nome ao invés de Édson. Para mim o nome do garoto agrada muito e poderia montar uma boa zaga, juntamente com a contratação de outro zagueiro.

Para finalizar, o Figueirense deixou nas entrelinhas que não está interessado no momento em jogador algum que disputou o Catarinense, mas sim em atletas que disputam etapas finais de outros Estaduais, principalmente o Paulista, tendo o de Éder, lateral do Noroeste, como um forte nome. Inclusive Polidoro Júnior enfatizou este fato no vídeo abaixo. Thiago d’Ivanenko, sempre ele, afirmou que preza pelos atletas que atuam em Santa Catarina, mas nesse momento, não há nada direcionado a estes.

Vídeo-comentário de Polidoro Júnior para o site INfo Esporte (31/3)




E você torcedor do Figueirense? Gostaria de ver quais jogadores de Santa Catarina vestindo a camisa do Alvinegro?

Um comentário:

Lance Alvinegro disse...

Apesar de alguns jogadores se mostrarem "acima da média", acredito que não seriam boas contratações. O campeonato catariense tem um nível muito baixo (vide o nosso time). Das especulacoes, lenilson é o único que me chama atenção, mas para vir pro banco.

Se vier, espero que acabe queimando minha lingua e depois fale que ele foi um dos destaques do time.