domingo, 12 de abril de 2009

A lista do ostracismo: resultado da enquete

Roberto Fernandes, técnico do Alvinegro, afirmou que só trabalha com um grupo de 32 jogadores no máximo. O Figueirense há dias atrás tinha um elenco composto por 38 jogadores, sendo grande parte de atletas oriundos da base que foram testados no Estadual. Longo em sua chegada, Alan já foi dispensado.

O blog Sangue Preto e Branco havia afirmado que o Figueirense contraria um número de seis a sete jogadores, mas até 10 já foi mencionado pelo próprio técnico. A verdade é que até agora três já vieram e Paulo Prisco Paraíso disse que no mínimo mais 2 viriam. Se o número de seis atletas for o verdadeiro (creio que sete seria o mínimo para este elenco que exige reforços) o Figueirense teria de retirar 12 atletas do time profissional para trabalhar com o número de 32 atletas que Roberto Fernandes é adepto.

O blog, procurando ouvir a opinião do apaixonado torcedor do Figueira, fez uma enquete onde todos os atletas que até então encontravam-se no elenco eram postos como opção de voto para saírem do time principal. Duas semanas depois do início desta enquete que tinha como objetivo fazer uma lista dos jogadores que a torcida alvinegra gostaria de ver fora do time principal - composta por jogadores da base que retornariam devido a baixa idade, contratados que seriam dispensados e até outros que seriam destinados à empréstimo - tivemos 1286 votos, o que corresponde a cerca de 180 participantes, uma grande participação que devemos, neste espaço, agradecer.
O resultado foi o seguinte:



  1. Rafael Ueta: O meia contratado para a temporada de 2009 junto à Ponte Preta realmente não agradou ninguém, nem o blog que o incluiu em sua lista de dispensa, nem a comissão técnica alvinegra que já afastou o atleta que treina em separado. Recebeu 93 votos e foi o campeão da eleição.
  2. William Matheus: Um dos jogadores mais novos do elenco e o mais novo do ano passado, o lateral improvisado é um dos atletas em que o peso do rebaixamento mais aflorou. No entanto sua principal qualidade que era a defensiva, neste ano nem isso está sendo proveitoso. Retornou à base corretamente. O blog também foi desta opinião. Recebeu 88 votos.
  3. Anderson Luis: Do elenco remanescente à enxugada feita por Fernandes, é o mais odiado pela torcida. Anderson Luis está muito queimado com a torcida e isso acabou com seu psicológico que é facilmente abalável. Precisa adquirir confiança e auto-estima em outro clube, um empréstimo seria bom. O blog concordou com esta ideia, a comissão técnica ainda não decidiu, a pesar de dar pistas que o jogador seria emprestado. Recebeu 78 votos e fechou o pódio mais infeliz do Figueirense.
  4. Marcos: O jovem zagueiro de Santo Amaro da Imperatriz começou sua participação no elenco profissional de maneira desastrosa. Cometeu erros básicos que foram diretamente responsáveis por gols e derrotas do alvinegro. Retornou à base, comprovando que a ideia da torcida sobre ele é a mesma da comissão técnica e do blog. Ainda está cru. Recebeu 77 votos.
  5. Bruno Santos: O autor do gol do título de 2008 está mal na fita e o motivo principal é que não vem sendo aproveitado. Atuou pouquíssima vez no fraco campeonato estadual e isto deve ter motivo. Desgastado também por ser remanescente da fraca campanha do ano passado, está treinando em separado, como o blog concordou. Recebeu 74 votos.
  6. Juninho: O volante que veio do futebol Esloveno está treinando em separado. Com a falta de volantes no elenco da época, o blog havia se colocado em uma posição de deixá-lo no elenco como reserva, confiando em uma possível evolução do atleta que melhorara nos últimos jogos. Roberto Fernandes não foi com o futebol do atleta e precisando de volantes marcadores o cara perdeu espaço no time, pois não havia convencido na posição de segundo volante como Roger e Bruno Octávio. Recebeu 73 votos.
  7. Júlio César: O atacante da base nem estreou. Entregue ao DM desde sua promoção devido à uma cirurgia, nem foi testado, mas assim que se recuperar deve deixar o time principal. Recebeu 70 votos.
  8. Bruno Perone: O grandalhão alvinegro é o atleta mais odiado do elenco, mais até que Anderson Luis, mas é titular. Surpresa o mesmo estar apenas na oitava colocação, mas creio que isso seja um sinal de que os leitores do blog estão conscientes de que a dispensa do mesmo não é a prioridade. O blog mantém a opinião de que o mesmo é necessário, por enquanto, no elenco. Com poucos zagueiros e todos de qualidade duvidosa, o setor defensivo é aquele que tem maior necessidade de peças, devido às constantes suspensões e até mesmo lesões. Mesmo com a chegada de dois zagueiros, entre eles o já contratado Toninho, Perone seria uma peça de reposição junto com o jovem Dieyson, com Régis a frente de ambos. Recebeu 69 votos.
  9. Marquinhos: A promessa da base para o setor ofensivo teve pouquíssimo espaço e poucas oportunidades, devido ao grande número de atacantes do elenco - os veteranos foram as prioridades nos testes. Os jovens voltaram a base. Marquinhos teve uma oportunidade de ouro mas desperdiçou um gol e desde então não entrou em campo. O blog concordou com seu rebaixamento à base e isso de fato foi feito. Recebeu 67 votos.
  10. Ricardo: Outro jovem da base. O volante era a esperança para esse ano e começou como titualar jogo na estreia do Estadual. Não mostrou a personalidade da base e a pressão pesou, acabou retornando para a categoria que ainda pode atuar, assim como o blog sugeriu. Recebeu 59 votos.
  11. Cristiano: O baianinho havia acabado de retornar de empréstimo e teve pouco tempo para mostrar serviço para Fernandes. Acabou dispensado com seu contrato rescindido, o que finalizou sua passagem por aqui. O blog procurou ser justo e não deu uma opinião sem vê-lo em campo, não deu tempo. Recebeu 58 votos.
  12. Édson Galvão: Finalizando a lista, outro atleta da base, o oitavo dos 12 selecionados. Além disto, foi o oitavo também que realmente deixou o elenco profissional. Galvão foi o volante destaque do time na Copa São Paulo, dono de uma boa finalização e bons passes. Teve poucas oportunidades e quando entrou não foi mal, mas não chamou a grande atenção que costumava. Com a necessidade de ter volantes marcadores para a pegada Série B, perdeu sua chance desta vez. Recebeu 47 votos, dois a mais que Carlinhos, que escaparia por pouco da dispensa caso a lista da torcida fosse a real.

Finalizando a lista temos: Carlinhos: 45; Schmöller: 44; Dalton: 44; Schwenck: 40; Wellington: 36; Enderson: 30; Marcelo: 25; Douglas: 25; Rômulo: 21; Jairo: 21; Ricardinho: 15; Rafael Lima: 15; Fernandes: 13; Talhetti: 10; Davidson: 8; Dieyson: 6; Anderson Pico: 5; Bruno Octávio: 5; Rafael Coelho: 5; Pedrinho: 4; Roger: 4; Lucas: 3; Régis: 3; Gustavo: 3 e Wilson: 3.

Pode-se fazer uma análise desta votação. Primeiramente que nenhum dos que realmente sairam do elenco principal esteve de fora da lista feita pelos leitores do blog - um dado interessante de que a comissão técnica está pensando em sintonia com a torcida. Outra informação importante é de que mais alguns jogadores devem deixar o elenco principal para a chegada dos reforços, pelo que se pode ver, um volante deve sair pela chegada de dois novos, Schmoller é o elo fraco da corrente (para a torcida, tanto ele como Carlinhos não são bem quistos, disputaram a enquete toda uma posição entre os 12 mais). Bom ver que o blog também não errou em nenhuma previsão que apontou como possíveis saídas, mas não acertando outros que não deu certeza, como William Matheus e Juninho. O que se pode também notar é a simpatia do torcedor por certos jogadores como Gustavo, Bruno Octávio, Davidson, Pico e até Dieyson, todos com pouquíssimo votos, vale a pena dar uma olhada! Wilson (o menos votado), Roger, Lucas entre outros obviamente também quase não foram lembrados.

Até agora apenas uma atleta foi dispensado desta lista: Cristiano. Outros cinco retornaram às categorias de base, pois ainda têm idade para isso: Édson Galvão, Ricardo, William Matheus, Marcos e Marquinhos. Outros três trabalham em separado: Bruno Santos, Juninho e Rafael Ueta. Havia a informação de que Anderson Luis também sairia do grupo, mas com a necessidade de laterais acabou retornando e atuou contra a Ponte Preta, seu futuro é uma incógnita. No total 9 jogadores deixaram o elenco, portanto, mais três devem sair. Palpites? Schmoller, Enderson (o elenco possui 4 goleiro, o que é considerado muito e um deve sair), Julio César e Anderson Luís. De outras possibilidade, talvez Fernandes - isso não depende do técnico e sim da Diretoria - e até mesmo Douglas, que tem pouco espaço tendo Coelho, Schwenck e Marcelo a sua frente, caso venha outro contratado.

O que achou desta enquete? E das análises? Logo teremos outras, participe!

4 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

A Enquete foi legal e mostra o que o torcedor alvineghro acha deste fraco time.

Dante disse...

jbmartins, permita-me uma correção, ou quem sabe uma ajuda: time? Nós ñ temos nem time, que dirá fraco. Ai Jesus, quanto sofrimento.

INfoesporte disse...

Com a chegada de Alê, o Figueirense está repleto de volantes. Acho que alguém vai dançar nessa barca.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

O jogo contra a Ponte Preta foi um apretivo da Serie B, Uma sugestão para a Diretoria, para buscar alguns niqueis, fazer uns amistoso com Vasco, Junventude, etc..ja que eles estão fora de seus estaduais, é so amistoso, não precisa ir com força maxima.