
- Rafael Ueta: O meia contratado para a temporada de 2009 junto à Ponte Preta realmente não agradou ninguém, nem o blog que o incluiu em sua lista de dispensa, nem a comissão técnica alvinegra que já afastou o atleta que treina em separado. Recebeu 93 votos e foi o campeão da eleição.
- William Matheus: Um dos jogadores mais novos do elenco e o mais novo do ano passado, o lateral improvisado é um dos atletas em que o peso do rebaixamento mais aflorou. No entanto sua principal qualidade que era a defensiva, neste ano nem isso está sendo proveitoso. Retornou à base corretamente. O blog também foi desta opinião. Recebeu 88 votos.
- Anderson Luis: Do elenco remanescente à enxugada feita por Fernandes, é o mais odiado pela torcida. Anderson Luis está muito queimado com a torcida e isso acabou com seu psicológico que é facilmente abalável. Precisa adquirir confiança e auto-estima em outro clube, um empréstimo seria bom. O blog concordou com esta ideia, a comissão técnica ainda não decidiu, a pesar de dar pistas que o jogador seria emprestado. Recebeu 78 votos e fechou o pódio mais infeliz do Figueirense.
- Marcos: O jovem zagueiro de Santo Amaro da Imperatriz começou sua participação no elenco profissional de maneira desastrosa. Cometeu erros básicos que foram diretamente responsáveis por gols e derrotas do alvinegro. Retornou à base, comprovando que a ideia da torcida sobre ele é a mesma da comissão técnica e do blog. Ainda está cru. Recebeu 77 votos.
- Bruno Santos: O autor do gol do título de 2008 está mal na fita e o motivo principal é que não vem sendo aproveitado. Atuou pouquíssima vez no fraco campeonato estadual e isto deve ter motivo. Desgastado também por ser remanescente da fraca campanha do ano passado, está treinando em separado, como o blog concordou. Recebeu 74 votos.
- Juninho: O volante que veio do futebol Esloveno está treinando em separado. Com a falta de volantes no elenco da época, o blog havia se colocado em uma posição de deixá-lo no elenco como reserva, confiando em uma possível evolução do atleta que melhorara nos últimos jogos. Roberto Fernandes não foi com o futebol do atleta e precisando de volantes marcadores o cara perdeu espaço no time, pois não havia convencido na posição de segundo volante como Roger e Bruno Octávio. Recebeu 73 votos.
- Júlio César: O atacante da base nem estreou. Entregue ao DM desde sua promoção devido à uma cirurgia, nem foi testado, mas assim que se recuperar deve deixar o time principal. Recebeu 70 votos.
- Bruno Perone: O grandalhão alvinegro é o atleta mais odiado do elenco, mais até que Anderson Luis, mas é titular. Surpresa o mesmo estar apenas na oitava colocação, mas creio que isso seja um sinal de que os leitores do blog estão conscientes de que a dispensa do mesmo não é a prioridade. O blog mantém a opinião de que o mesmo é necessário, por enquanto, no elenco. Com poucos zagueiros e todos de qualidade duvidosa, o setor defensivo é aquele que tem maior necessidade de peças, devido às constantes suspensões e até mesmo lesões. Mesmo com a chegada de dois zagueiros, entre eles o já contratado Toninho, Perone seria uma peça de reposição junto com o jovem Dieyson, com Régis a frente de ambos. Recebeu 69 votos.
- Marquinhos: A promessa da base para o setor ofensivo teve pouquíssimo espaço e poucas oportunidades, devido ao grande número de atacantes do elenco - os veteranos foram as prioridades nos testes. Os jovens voltaram a base. Marquinhos teve uma oportunidade de ouro mas desperdiçou um gol e desde então não entrou em campo. O blog concordou com seu rebaixamento à base e isso de fato foi feito. Recebeu 67 votos.
- Ricardo: Outro jovem da base. O volante era a esperança para esse ano e começou como titualar jogo na estreia do Estadual. Não mostrou a personalidade da base e a pressão pesou, acabou retornando para a categoria que ainda pode atuar, assim como o blog sugeriu. Recebeu 59 votos.
- Cristiano: O baianinho havia acabado de retornar de empréstimo e teve pouco tempo para mostrar serviço para Fernandes. Acabou dispensado com seu contrato rescindido, o que finalizou sua passagem por aqui. O blog procurou ser justo e não deu uma opinião sem vê-lo em campo, não deu tempo. Recebeu 58 votos.
- Édson Galvão: Finalizando a lista, outro atleta da base, o oitavo dos 12 selecionados. Além disto, foi o oitavo também que realmente deixou o elenco profissional. Galvão foi o volante destaque do time na Copa São Paulo, dono de uma boa finalização e bons passes. Teve poucas oportunidades e quando entrou não foi mal, mas não chamou a grande atenção que costumava. Com a necessidade de ter volantes marcadores para a pegada Série B, perdeu sua chance desta vez. Recebeu 47 votos, dois a mais que Carlinhos, que escaparia por pouco da dispensa caso a lista da torcida fosse a real.
Finalizando a lista temos: Carlinhos: 45; Schmöller: 44; Dalton: 44; Schwenck: 40; Wellington: 36; Enderson: 30; Marcelo: 25; Douglas: 25; Rômulo: 21; Jairo: 21; Ricardinho: 15; Rafael Lima: 15; Fernandes: 13; Talhetti: 10; Davidson: 8; Dieyson: 6; Anderson Pico: 5; Bruno Octávio: 5; Rafael Coelho: 5; Pedrinho: 4; Roger: 4; Lucas: 3; Régis: 3; Gustavo: 3 e Wilson: 3.
Pode-se fazer uma análise desta votação. Primeiramente que nenhum dos que realmente sairam do elenco principal esteve de fora da lista feita pelos leitores do blog - um dado interessante de que a comissão técnica está pensando em sintonia com a torcida. Outra informação importante é de que mais alguns jogadores devem deixar o elenco principal para a chegada dos reforços, pelo que se pode ver, um volante deve sair pela chegada de dois novos, Schmoller é o elo fraco da corrente (para a torcida, tanto ele como Carlinhos não são bem quistos, disputaram a enquete toda uma posição entre os 12 mais). Bom ver que o blog também não errou em nenhuma previsão que apontou como possíveis saídas, mas não acertando outros que não deu certeza, como William Matheus e Juninho. O que se pode também notar é a simpatia do torcedor por certos jogadores como Gustavo, Bruno Octávio, Davidson, Pico e até Dieyson, todos com pouquíssimo votos, vale a pena dar uma olhada! Wilson (o menos votado), Roger, Lucas entre outros obviamente também quase não foram lembrados.
Até agora apenas uma atleta foi dispensado desta lista: Cristiano. Outros cinco retornaram às categorias de base, pois ainda têm idade para isso: Édson Galvão, Ricardo, William Matheus, Marcos e Marquinhos. Outros três trabalham em separado: Bruno Santos, Juninho e Rafael Ueta. Havia a informação de que Anderson Luis também sairia do grupo, mas com a necessidade de laterais acabou retornando e atuou contra a Ponte Preta, seu futuro é uma incógnita. No total 9 jogadores deixaram o elenco, portanto, mais três devem sair. Palpites? Schmoller, Enderson (o elenco possui 4 goleiro, o que é considerado muito e um deve sair), Julio César e Anderson Luís. De outras possibilidade, talvez Fernandes - isso não depende do técnico e sim da Diretoria - e até mesmo Douglas, que tem pouco espaço tendo Coelho, Schwenck e Marcelo a sua frente, caso venha outro contratado.
O que achou desta enquete? E das análises? Logo teremos outras, participe!
4 comentários:
A Enquete foi legal e mostra o que o torcedor alvineghro acha deste fraco time.
jbmartins, permita-me uma correção, ou quem sabe uma ajuda: time? Nós ñ temos nem time, que dirá fraco. Ai Jesus, quanto sofrimento.
Com a chegada de Alê, o Figueirense está repleto de volantes. Acho que alguém vai dançar nessa barca.
O jogo contra a Ponte Preta foi um apretivo da Serie B, Uma sugestão para a Diretoria, para buscar alguns niqueis, fazer uns amistoso com Vasco, Junventude, etc..ja que eles estão fora de seus estaduais, é so amistoso, não precisa ir com força maxima.
Postar um comentário