quarta-feira, 25 de março de 2009

Opinião e análise: quais jogadores devem ser dispensados do elenco principal?

(ENQUETE AO LADO)

Com o término da participação alvinegra no Campeonato Catarinense, uma nova missão é incumbida ao comandante do Figueira, selecionar os jogadores que deverão compor o elenco para o restante da temporada 2009.

Desde que inicou seu trabalho frente ao Alvinegro, Roberto Fernandes já está levando em conta essa tarefa e os três jogos foram utilizados para testar os jogadores remanescente, principalmente os dois últimos, usando várias peças não muito utilizadas e que são sabidamente reservas, como William Matheus e Ueta, para serem testadas.

Agora resta apenas um jogo para a finalização da participação do Figueira no Estadual e mais um laboratório será feito. Após a partida, ou no máximo quinta-feira, pelo que é dito na imprensa, uma grande "barca" sairá do Scarpelli.

Roberto Fernandes deixou claro que pretende trabalhar com um grupo de cerca de 30 a 32 atletas e o elenco atual conta com 37 jogadores. A maior porcentagem desta "enxugada" no elenco será de atletas da base promovidos, que voltarão para a categoria de base ou serão emprestados. Outra parte será de jogadores que fazem parte do elenco mas não corresponderam: um bom exemplo é o atacante Alan cujo contrato foi rescindido nesta terça-feira.

Outro que tem seu futuro no Figueirense comprometido é o meia-atacante Fernandes, ídolo da torcida preto e branca. A diretoria alvinegra fez um contrato de poucos meses com o jogador, uma espécie de contrato de risco, para ver se Fernandes conseguira se recuperar e mostrar que ainda pode acrescentar ao time, porém, ao longo de todo o contrato, o ídolo não atuou nem atuará. Todo esse tempo que o Fernandes está afastado é devido a mesma lesão e todas as problemáticas oriundas dela e o processo cirurgico que ele terá de passar é por culpa dela e não uma "nova lesão" como foi afirmado por alguns. Provavelmente a comissão técnica do Alvinegro conversará bastante com o DM do clube para ver quando Fernandes voltará a estar 100% e se essa lesão ainda comprometerá o atleta no futuro. Acredito que a Diretoria já está inclinada a não renovar com o ídolo e se uma das duas questões forem negativas estará confirmado em meu juízo. O técnico afirmou que só julgaria o caso do Fernandes quando o mesmo atuasse, mas este é problema, pois com esta cirurgia o meia só atuará novamente com a camisa alvinegra com seu contrato renovado.

Muitos outros atletas estão na corda-bamba, pelo menos é o que acha grande parte da torcida do time mais vezes campeão. O nome que mais é contestado, das contratações, é Rafael Ueta. O meia que estreou bem, deu esperanças à torcida, mas desde então nunca mais jogou bem. Perdeu espaços com Pintado no decorrer do campeonato e só foi voltar a atuar com Fernandes e teve atuações sofríveis - com péssima marcação e sem aparecer para o jogo. Sua única contribuição foram os bons passes. Além de Ueta, ainda temos Perone, William Matheus, Anderson Luís, Juninho entre outros, que são muito criticados pela torcida que os querem longe do CT do Cambirella.

Um ponto que deve ser levantado, é o de que jogadores virão para qualificar o elenco alvinegro e com isso um espaço maior ainda deverá ser aberto para alcançar os 30/32 da preferência de RF. Com isso teríamos de afastar do elenco 5 jogadores do elenco atual, para termos 32, mais o número de contratações que virão. Polidoro Júnior levantou um número de 6 a 7 contratações e caso isso realmente ocorra (realmente espero que sim) o Alvinegro terá de dispensar, emprestar ou rebaixar para a base um total de no mínimo 11 jogadores.



Para não ficar em cima do muro e utilizando de uma idéia lançada pelo usuário Roberto Schmidt e também utilizada pelo blog Gigante Alvinegro, postarei uma lista de todos os 37 jogadores que compõe atualmente o elenco e darei a minha opinião de quais deles eu gostaria que fossem os 11 escolhidos, explicando obviamente.

Também tentarei acertar quais os jogadores que a Diretoria desfazer-se-á e também quais serão os protegidos, como acredito ser o caso de Juninho, alvo da torcida nos protestos.

A sua opinião é muito importante e para ajudá-lo a dá-la, montei uma enquete (na barra lateral direita) para votar nos jogadores que quiser ver fora do alvinegro. É só selecionar, fácil, fácil. Segunda-feira postarei no blog os 11 mais bem votados e que seriam dispensados do elenco principal pela torcida.

LISTA DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO FIGUEIRENSE

*Onde está emprestar, para atletas que subiram para o profissional pode também ser ideia de retorno as categorias de base, caso o primeiro não seja possível.

GOLEIROS

Wilson: FICAR
Melhor jogador e goleiro do elenco.

Gustavo: FICAR (banco)
Excelente goleiro, mas na sombra de um melhor ainda. Pra mim seria o primeiro reserva, mas pela Diretoria será o segundo.

Dalton: EMPRESTAR
Dalton não correspondeu quando foi colocado à prova, mas faz um tempo já. Creio que vem evoluindo e não sairá do elenco, mantendo-se como o goleiro reserva. Em minha ideia era a hora de dar uma experiência de jogo ao atleta emprestando-o, mas isto não deve ocorrer.

Enderson: EMPRESTAR caso Dalton fique
Desconheço este goleiro e portanto não darei muita opinião. Mas por ter pouco espaço um empréstimo seria excelente caso Dalton ficasse. Deve ser o único dos goleiros a ser rebaixado. (1)

ZAGUEIROS

Bruno Perone: FICAR caso não ocorra muitas contratações para este setor. (banco).
Quero que o grandalhão fique pois tem muito a aprender e creio que tenha futuro em um time arrumadinho, mas isso apenas se não vierem duas contratações para a posição do mesmo. Com duas contratações para serem titulares, creio que o empréstimo poderia ser o mais correto. Porém esqueçam, Perone ficará com certeza.

Dieyson: FICAR caso não ocorra muitas contratações para este setor (banco).
Caso semelhante ao de Perone. Se vier algumas contratações para este setor destinadas à titularidade, para não ficar com excesso de jogadores o ideal era arranjar um time para emprestá-lo, caso não ocorra, Dieyson pode ser reserva, com os contratados para a zaga, Régis e Rafael Lima a sua frente. O futuro do zagueiro deve ser no Scarpelli mesmo, afinal é necessário ter bastantes peças de reposicão na zaga e acredito que RF confie nele.

Régis: FICAR
Tem qualidade no bote e em seu posicionamento além da experiência. O grande problema dele é a lentidão, mas tem lugar fácil nesta nossa defesa. Tem que ficar e deve. Pode fazer dupla de zaga com algum que chegará ou até mesmo ser o primeiro reserva.

Rafael Lima: FICAR
Tem qualidade mas também deficiências, porém neste ano correspondeu, inclusive no primeiro clássico. Está afastado por uma fratura no pé e com certeza não sairá do elenco até que se recupere.

Marcos: EMPRESTAR
Este zagueiro com certeza necessita ser emprestado ou até mesmo rebaixado. O garoto está muito cru e atuou muito mal nas oportunidades que teve. Essa é uma das certezas de rebaixamento (2).

*Se formos analisar, não podemos sair dispensando grande parte dos zagueiro, pois só contaremos com 4, com a saída de Marcos. Com a chegada de mais dois zagueiros teremos 4 suplentes, está de bom tamanho.

LATERAIS

Anderson Pico: FICAR
Alguém tem duvida? Pico ficará, pois tem muita qualidade, e não deve ter muita dificuldade de assumir a titularidade pelo lado esquerdo do campo.

Anderson Luís: EMPRESTAR
A Diretoria tem grande confiança no futuro de Anderson, mas ele até agora, em muito tempo, pouca coisa mostrou. Não duvido que consigam um bom empréstimo para o lateral, mas não sei se isto ocorrerá. Esta atitude seria corretíssima para o lateral voltar com mais confiança, pois este atributo ele não tinha quase nada. É outra incógnita seu futuro.

Davidson: FICAR (banco)
Este atleta é uma das maiores incógnitas do elenco. Foi feito um contrato de risco e ele teve poucas oportunidades para aparecer, mas aproveitou-as com muita raça. Será que convenceu a Diretoria? Eu tenho minhas dúvidas, mas acho que Davidson pode corresponder com um time bem armado, sendo uma boa sombra para Lucas. Será que não renovarão e contratarão Tesser, como dizem por aí?

Lucas: FICAR
A maior revelação alvinegra da temporada ficará, sem a menor sombra de dúvidas.

Wellington: FICAR (banco)
Nossas principais necessidades são na defesa, na armação e no ataque. As laterais, para mim, não são, por isso Wellington ficaria em minha análise como banco de Pico. O seu futuro eu também não sei, afinal era pouco utilizado por Roberto Fernandes no Náutico, mas deve ficar.

William Matheus: EMPRESTAR
Essa é uma das maiores certezas que tenho. O jovem da base alvinegra está ainda muito cru (é um dos atletas mais jovens do elenco, creio até que seja o mais) e precisa de experiência. Está sem confiança e jogando improvisado na lateral não rende nada, é nulo o seu apoio e na defesa leva muitas bolas nas costas. Espero realmente que seja emprestado ou rebaixado. Roberto Fernandes testou algumas vezes e deve ter seu veredicto. Acho que será rebaixado.

VOLANTES

Bruno Octávio: FICAR
Permanecerá como volante da equipe, provavelmente formando a dupla titular com Carlinhos.

Carlinhos: NÃO SEI
Vou ser sincero e dizer que não sei. Não sei como o volante voltará de lesão. Será que comendo a bola devido a tanto tempo afastado, ou continuará com as sérias deficiências do passado? É pagar para ver.

Édson Galvão: EMPRESTAR
Um dos destaques da Copa São Paulo, Galvão deve voltar à categoria de base ou ser emprestado. Não teve muitas chances e era apenas um tapa buraco para quando Rômulo machucou-se e não pode ficar no banco. É outra das maiores possibilidades de saída (3).

Schmöller: FICAR caso não venham novos volantes (banco).
Que o "alemão" tem suas deficiências todos sabemos, mas jogou bem a partida contra a Chapecoense, cumprindo à risca sua meta em campo. Roberto Fernandes deve ter gostado, ainda mais com o gol marcado. Se jogar o feijão com arroz pode ajudar o time com sua juventude e qualidade no passe. Fica para ser o segundo reserva na posição de volante, caso não contratem alguém para sua posição. Não sei o que farão, mas creio que permanecerá na equipe principal.

Ricardo: EMPRESTAR
O capitão alvinegro da base deverá retornar à categoria de base. Ricardo tem qualidade e futuro, era uma das minhas maiores esperanças, mas ficou acanhado e perdeu espaço, ficou várias rodadas afastado até do banco e espero que isto seja um sinal de que um empréstimo esteja engatilhado. Aqui temos outra provável saída (4).

Roger: FICAR
O volantão que calou os críticos que o chamavam de "Sean Kingston" ficará e será um dos maiores destaques do alvinegro no ano.

Rômulo: FICAR (banco)
Fica como sendo o primeiro reserva. Fez grande campanha pelo Flamengo em 2007 mas não foi muito bem pelo Figueira. Começou sem comprometer mas em sua última partida foi mal. Está machucado e isso ajude com qu fique no clube.

Juninho: FICAR (banco) caso não venham contratações para a posição.
Podem me criticar, mas acredito no potencial de Juninho. Tive boas referências do atleta que também mostrou jogar muito bem no NK Domzale da Eslovênia. Vejo nele um novo Marquinhos, aquele jogador que foi escorraçado no Estadual mas todo sentiram falta com o término do Brasileirão. Pra mim seria reserva absoluto. Com Abelha atuou bem, surpreendendo, mas depois de uma suspensão voltou muito mal. Provavelmente ficará, é atleta da BISBR, mas caso saia do Figueirense não será ruim.

*Esta posição está um pouco cheia e creio que, além dos dois jovens que falei, mais algum volante, NO MÍNIMO, deve sair do Alvinegro. Fica entre Carlinhos, Schmöller, Rômulo e Juninho. Creio que a diretoria pense semelhante, mas não sei qual será o escolhido. Em minha concepção ficaria entre Carlinhos e Juninho (5).


MEIAS

Cristiano: NÃO SEI
Outro atleta que retorna após um tempo sem atuar por aqui e não sei como está jogando. Lembro que tinha qualidade em Estaduais passados, mas não sei se terá oportunidades. Creio que deva sair, mas apenas palpite.

Jairo: FICAR (banco)
Acredito no potencial do jovem e acho que despontará na Série B. Ficará com certeza.

Talhetti: FICAR (banco)
Talhetti é mais uma espectativa. Teve poucas chances com Roberto Fernandes, colocando-o para jogar só quando o mesmo marcou o gol da vitória. Não sei porquê, mas acho que RF não vai muito com o futebol da jovem promessa alvinegra, talvez pelas maiores oportunidades dadas a Ueta, mas isto pode apenas ser algo para para testar o meia e comprovar que ele não serve. Tenho muita esperança no futebol do garoto e acredito que ele aflorará com Pedrinho ao seu lado para guiá-lo. Espero que se mantenha no alvinegro, acho que será isso mesmo que acontecerá.

Pedrinho: FICAR
Grande parte da confiança da torcida está em seus ombros. É diferenciado e todos sabemos que um lampejo de criatividade ou um belo passe seu podem definir a partida.

Rafael Ueta: DISPENSAR
Ueta não conseguiu acrescentar nada ao Figueirense. Fez um ou outro bom passe, mas não marca, não corre e não se apresenta para o jogo. Jogador que toca bola de lado e esconde-se é o que o Figueirense menos precisa. Poderá ser dispensado, mas seu contrato longo pode ser um empecilho, pois a multa rescisória pode ser alta.

Fernandes: NÃO SEI
Gostaria de falar com o DM do Figueirense antes de dar uma opinião correta. Acho que uma conversará acontecerá entre o DM, Fernandes, o técnico e a diretoria para o melhor futuro de todas as partes. Caso não seja proveitoso para o alvinegro bancar Fernandes, ele, infelizmente, deve sair - pensando racionalmente. Porém acredito que desta vez o ídolo não terá seu contrato renovado e um meia deve chegar (6).

ATACANTES

Rafael Coelho: FICAR
O melhor atacante do elenco e xodó de Roberto Fernandes.

Schwenck: FICAR (banco/titular)
Deve ficar pois fez gols importantes e em um time arrumadinho todos sabemos que rende.

Douglas: NÃO RENOVAR
Posso parecer polêmico, mas Douglas está com muito pouco espaço no elenco. Só tenho a agradecer ao atleta, autor de um belo gol contra o Sampaio Corrêa, rival de seu ex-clube. Mas sem ser nesta partida, pouco ajudou e parece nervoso. Com a chegada de mais um atacante vai perder o pouco espaço que tinha. Roberto Fernandes de poucas chances ao atacante e quando deu o mesmo nada fez. Deve ser mais uma das saídas (7).

Ricardinho: FICAR (banco/titular)
Tem qualidade e dependíamos muito dele no ínico do campeonato. Está machucado, mas quando voltar tem muito a acrescentar.

Júlio César: EMPRESTAR
Não teve nenhuma chance no time, pois esteve lesionado em todo o período. Com certeza absoluta será rebaixado (8).

Marcelo: FICAR (banco/titular)
O atacante tem estrela e deve ficar na minha opinião. Na de RF já não tenho certeza. Outra incógnita. Espero que fique pois tem qualidade e marcou bastante pela quantidade de jogos que teve presença na titularidade.

Marquinhos: EMPRESTAR
Desejo muita sorte ao Marquinhos Jr, mas para ficar frente ao elenco principal do alvinegro ele ainda não está preparado. Perdeu a oportunidade que teve de fazer um gol, mas perdeu o mesmo sem goleiro. Não teve oportunidade alguma com RF. Outra possível saída do time principa (9).

Bruno Santos: EMPRESTAR/VENDER
O remanescente do elenco do ano passado atuou pouquíssima partidas e está bem fisicamente. Algo está errado. Com Roberto Fernandes não atuou uma vez se quer e mal foi relacionado para o banco (se foi). Deve estar saindo do Alvinegro e deixando arrependidos a diretoria que renovou contratado no final do ano passado, ou será que está sendo vendido? Creio que sim! (10)

ANÁLISE FINAL

Consegui arranjar 10 jogadores que muito provavelmente serão dispensados, emprestados ou rebaixados a categoria de base. Tenho uma certa convicção de que a lista não fugirá muito disto, por isso para a grande maioria da torcida que esperava ver metade do time indo embora, pode perder as esperanças. E é até agradável que a alta-cúpula não haja desta maneira, pois muitas rescisões geram grandes multas rescisórias e isso será apenas maléfico ao clube.

Arranjei, na verdade, 9 prováveis dispensados, restando, portanto, 2 dispensas para Roberto Fernandes poder contar com 32 jogadores - o que considera o ideal, caso venham 6 contratações. E os outros dois? Um está entre os volantes, podendo ser Schmöller, Rômulo, Juninho ou Carlinhos, vejo Juninho e Schmöller como os elos fracos desta corrente.

E o último que falta? Aí temos uma lista longa. Pode ser William Matheus, Anderson Luís, Rafael Ueta, Cristiano, Davidson e Dieyson. Espero que os três primeiros arquem com tal sanção. Sem contar outras dispensas que podem ocorrer para reduzir o elenco para 30, com a contratação de 7 ao invés de 6 novos jogadores. Aí sim todos os jogadores que apontei como dispensáveis, em minha opinião, sairiam do time principal do alvinegro, além de possíveis outros como Schmöller, Dieyson, Fernandes e até mesmo Talhetti. É esperar para ver!

É. Dei bastante corda para o pensamento e a análise de vocês, alvinegros. E muita espectativa também. Por isso façam suas análises e mandem para nós! Aqui o seu espaço está reservado. Vote também na enquete lateral.

Grande abraço!

7 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

É amigo pela sua analize, ve como voce é humano, mais da metade destes eu dispensaria, exemplo, Peroni, se não contratar um zagueiro, acho que deveria colocar um cone.

Matheus G. disse...

Boa parte JBmartins.
Pois é, mas como falei ali, não é algo muito proveitoso para o clube dispensar uma grande quantidade de jogadores.
Se fosse apenas tirá-los do time e outros vindo, tudo bem, mas cada rescisão de contrato é muito dinheiro que sai e portanto devem ser feitas minuciosamente.
O principal erro é trazer os jogadores que não prestam, pois para se desfazer dos mesmos é complicado.

Eu emprestaria Perone, que ainda é jovem, mas para isso precisam vir no mínimo dois zagueiros para serem titulares. Com isso ficariamos com Régis, Rafael Lima e mais um de reserva, podendo ser o Dieyson.
Mas só nestas condições, senão a dispensa torna-se algo muito arriscado - a posição defensiva precisa ter bastantes peças de reposição.

Esqueceste de fazer sua análise, faça a mesma e poste-a!

Grande abraço!

Fillipe - Teresina/PI disse...

É bem simples a análise.

Quem fica:

Goleiro: Wilson e Gustavo
ZAGA: Régis e Rafael lima
Laterais: Lucas e Davidson
Volantes: Roger, Rômulo e Bruno Otávio
Meias: Pedrinho, Talheti (talvez)
Ataque: Douglas, Bruno Santos (talvez), Rafale Coelho (Talvez) e Ricardinho (Talvez)

O resto pode mandar embora.
Começaria dispensando o SHWENK e Marcelo, que são caros demais pelo que estão rendendo.

Abraço,

Fillipe de Maceió

Fillipe - Teresina/PI disse...

Anderson Pico também pode ficar, num primeiro momento. Não teve como analisar o lutador de sumô ainda.

Fillipe - Teresina/PI disse...

Na minha lista só ficaram 16 atletas. Teriamos que compor com 10reforços, no mínimo, e compor com mais 6 jogadores da base.

Contratações urgentes:

ZAGUEIROS (2)
LATERAL ESQUERDO (1)
LATERAL DIREITO (1)
MEIAS (2)
ATACANTE (2)
Tem que chegar oito jogadores para serem titulares.

Dicas de contratação:

Éder (lateral direito - Noroeste)
Roque Jr. (Zagueiro - Parado)
Thiago Salles (Zagueiro - encostado no Flamengo)
Valmir(lateral esquerdo - Ituano)
Jeovânio (volante - parado)
Bilu (meia - Noroeste)
Wiliam (Meia - Jec)
Fernandinho (meia - ex-Figueira e Banco no VASCO)
ACOSTA(atacante - Corinthians)
Alex Afonso (Centroavante - Ituano)

Lance Alvinegro disse...

Valeu Matheus, sempre leio Sangue Preto e Branco!

Sucesso para todos nós!

Unknown disse...

Filipe de Maceio
esse Fernandinho que está no vasco, é lateral-esquerdo e nunca atuou pelo Figueirense, deves estar se referindo àquele Fernandinho que atualmente está no Japão, meia-atacante baixinho, jogava muiitooo.