segunda-feira, 16 de março de 2009

Como alcançar o quadrangular final - análise completa

Após este clássico, onde o Figueirense atuou muito bem - superior ao Avaí -, as esperanças para com a parte técnica e de desempenho do time cresceram em cada peito alvinegro. Todavia, a classificação alcançada até agora pelo alvinegro não é nada boa.
Farei, então, uma análise das possíveis chances do Figueira para continuar vivo na competição e quais são as condições para acontecer tal fato.
Para simplificar temos que nos preocupar com Chapecoense, Avaí e Atlético de Ibirama. O returno já era, muito difícil MESMO.

Pra nós agora é JOINVILLE NA CABEÇA pra vencer o returno, afinal é o primeiro colocado disparado do GERAL, com 6 pontos de vantagem do segundo colocado. Será impossível disputar com ele.
Criciúma - que também está a frente na tabela geral - é como campeão do turno e por isso também não carece de preocupação.
Tabela:

De principal na tabela temos:
2- Chapecoense - 26
3- Avaí - 26
4-Atlético-IB - 26
VENCENDO AS TRÊS PARTIDAS VAMOS A 29 PONTOS.
Portanto, os três times podem vencer uma partida com esta concepção. O critério de desempate é o número de vitórias e com uma vitória para cada um dos três times, decidiríamos no saldo de gols a classificação com Avaí e Ibirama, com a Chapecoense com uma vitória a mais já classificada.
Com isso a Chapecoense NÃO PODE VENCER NENHUMA e os outros dois NÃO PODEM SOMAR QUATRO PONTOS. Mas caso apenas uma das três condições ocorra, nós nos classificamos.

Lembrando que o Figueirense tem de vencer as três partidas - Marcílio Dias, Chapecoense e Criciúma.
Caso isso não ocorra as condições ficam muito adversas. Se ganharmos 2 e empatarmos uma a situação é a mesma que a já citada mas a Chapecoense não poderia somar ponto algum e as outras duas equipes não podiam fazer mais que 1 ponto, ou seja, impossível.
Lista de jogos decisivos:
CHAPECOENSE
  1. Atl. Tubarão x Chapecoense - ATLÉTICO (PRINCIPAL PARTIDA DA PRÓXIMA RODADA)
  2. Chapecoense x Figueirense - FIGUEIRENSE (excelente partida para nós)
  3. Joinville x Chapecoense - JOINVILLE (excelente partida para nossas aspirações)
Aqui temos uma boa tabela para secar, mas inicia com um jogo desempolgador:
  • Chapecoense enfrenta duas pedreiras, nós, que consideramos uma vitória para seguirmos na briga, e Joinville.
  • Temos de torcer para a vitória do Joinville também.
  • O ponto fraco é o Tubarão, que é o time mais fraco da competição e se for derrotado já não temos mais condições de alcançar o time do Oeste. Um empate estaria de bom tamanho.
  • É bom lembrar que a Chapecoense pode empatar dois jogos que mesmo assim classificamos com os 9 pontos.

AVAÍ

  1. Joinville x Avaí - JOINVILLE (excelente partida para nossas aspirações)
  2. Avaí x Atlético de Ibirama - EMPATE (partida complicada, empate seria perfeito)
  3. Metropolitano x Avaí - METROPOLITANO
O Avaí é o time que mais enfrenta dificuldades seguidas:
  • Primeiramente o time azul enfrenta o Joinville, uma pedreiraça, fora de casa. Tem de dar JEC.
  • Depois do baque enfrentará o adversário direto Atlético de Ibirama em casa. Um empate será excelente.
  • Caso vença o Ibirama o time tem que perder para a sensação do returno - o Metropolitano.
  • Vale lembrar, novamente, que o time do sul da ilha pode fazer 3 pontos nestes jogos que não atrapalhará a vida do Alvinegro, caso vençamos os três jogos.

ATLÉTICO DE IBIRAMA

  1. Atlético de Ibirama x Metropolitano - METROPOLITANO
  2. Avaí x Atlético de Ibirama - EMPATE (partida complicada, empate seria perfeito)
  3. Atlético de Ibirama x Marcílio Dias - MARCÍLIO (principal partida da última rodada)
Dos três times que temos que secar, este é o que tem a vida mais fácil:
  • O Ibirama, em casa, pega a sensação Metropolitano. Bom jogo para a força do time de Blumenau aparecer.
  • Após isto enfrenta o Avaí na Ressacada. Um empate é perfeito, pois vitória já deixa ambos os times em condições de não poderem fazer ponto algum nos outros jogos para o Figueirense se classificar e isto é arriscado.
  • Por último pega a baba chamada Marcílio Dias e temos de torcer para o time de Itajaí estar precisando de um bom resultado para escapar da degola.
  • Lembrando, novamente, que o time pode fazer 3 pontos no máximo.
Tivemos sorte de Avaí e Chapecoense enfrentarem adversários complicados no caminho. Ambos os times enfrentam o Joinville na Arena e isso pode nos ajudar, mas o JEC tem que fazer a sua parte e vem fazendo, atropelando todo mundo.
Outro detalhe é que se apenas dois dos três times tropeçarem ou seja, se a secação der resultado apenas para dois, já é o suficiente.
O primeiro critério de desempate é o número de vitórias. Com o Figueirense vencendo todas e Avaí e Ibirama vencendo duas, empataríamos nos pontos e no número de vitórias e com isso o critério seria o saldo de gols e o nosso está deficitário. Teríamos de tirar no decorrer dos jogos esta diferença e por isso até mesmo a condição supracitada pode nos deixar de fora.
Análise extra-campo:
O Metropolitano reagiu da derrota contra o Figueirense e empatou com o embalado Joinville - poderá nos ajudar neste restante contra Atlético de Ibirama e Avaí, além de ainda estar na briga pelo returno e na fuga contra o rebaixamento, perseguido de perto pelo Marcílio.
O Atlético de Ibirama vem de um empate contra o fraco Brusque e espero que seja uma queda do time que é nosso adversário direto pela classificação.
Marcílio Dias goleou o fraquíssimo Tubarão e tem chances de escapar do rebaixamento - energizando a luta por ali entre ele e Metropolitano. O Figueirense enfrenta o Marcílio e isto deve ser um impecilho, mas caso vençamos, o time de Itajaí terá de jogar todas suas fichas contra o Atlético de Ibirama na última rodada.
O ponto fraco vem na derrota do Atlético Tubarão que já é cachorro morto e dependemos dele, infelizmente, na partida contra a Chapecoense. Ali a Chapecoense pode se livrar de nossa secação, pois se vencer não corre mais o risco de ser alcançada pelo Alvinegro.
Para finalizar, o Alvinegro tem que ir muito bem nesta reta final, vencendo TODAS (tarefa complicadíssima) e o Joinville tem de ser o campeão do returno, senão as coisas tornam-se praticamente impossíveis.
É esperar para ver, é difícil, mas a situação está aí - as cartas estão sob a mesa.
Você acredita torcedor?
ps: amanhã tem pós-jogo do clássico com Leonardo Gorges.

2 comentários:

Dante disse...

Sinceramente falando, É MUIA CONTA PRA MUITO POUCO TIME. É bom ñ nos iludirmos muito com a apresentação de ontem. O time continua ruim, perdendo pra si mesmo e, além de ser um jogo atípico - clássico - ainda temos muito pra melhorar. Muitos jogadores se esforçaram, ontem, além do seu limite pra tentar apresantar tbm alguma coisa pro novo treineiro. Portanto, apesar de ñ ser impossível, acho tremendamente dificil a classificação.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Coisa complicada, alguem ai ja avisou a Diretoria.