sexta-feira, 13 de março de 2009

Vitória no último lance - pontos positivos e negativos

E o Figueirense tirou o facão do pé de jequitibá no último lance da partida de quinta-feira.

O técnico interino Abelha, que foi demitido nesta quinta a noite, conseguiu ajeitar alguns problemas herdados por Pintado, porém a equipe continuou falhando em vários aspectos.
O time alvinegro ganhou pela insistência e força de vontade, não se entregando e marcando no último minuto. No primeiro tempo passou longe de ser o time que gostaríamos e jogando mal, mas no segundo mostrou sua cara e jogou bem sim, perdendo várias chances e se um time merecesse ganhar, seria o Figueirense pelo maior volume de jogo e de chances.
Vale lembrar que o Metropolitano é a grande sensação do returno e o domínio do alvinegro no segundo tempo deve ser considerado.

O fato novo, motivacional e necessário, ocorreu e Roberto Fernandes assumiu. Atitude acertada e espero que mude a atuação de alguns jogadores como Talhetti e Wellington, assim como acontecia com Diogo com Mário Sérgio.

Farei, hoje, uma análise diferente da partida, com os pontos positivos e negativos da equipe no combando de Abelha, seguida de uma análise individual de cada jogador.

Pontos negativos:
  1. O Figueirense está com uma péssima armação de jogadas. As principais chances saem dos pés de Lucas, lateral, e de Roger que é zagueiro, mas volante de origem. Quem deveria criar alguma coisa, que seriam Jairo e Juninho, não conseguem. Está aí o principal problema alvinegro, pois com Schwenck, Marcelo e Douglas em campo é extremamente necessário que se tenha alguém para trazer a bola para os mesmos - sozinho não criam.
  2. O segundo problema está na qualidade da zaga. Nenhum zagueiro dos que compõe o elenco está convencendo. Perone é muito inconstante e faz das suas, Dieyson não se posiciona bem e é inexperiente e Régis muito lento. Por incrível que pareça o melhor zagueiro do elenco é um volante: Roger.
  3. Já o ataque alvinegro é muito dependente do setor de armação. Como já falado, Schwenck faz seus gols mas precisa que alguém o coloque em meios para isso - por isso foi o artilheiro do time em 2006. Marcelo a mesma coisa e Douglas também. Dos atacante, apenas Rafael Coelho e Ricardinho (machucado) têm condições de tentar alguma jogada individual - Ricardinho com seus dribles e Coelho com suas arrancadas. Com um meio campo que não arma, guiado por Juninho que é volante, Jairo que não está jogando bem este ano, Ricardinho às vezes, que não rende nesta função e Talhetti que tem qualidade no passe mas é muito acanhado.
  4. Outro problema que a torcida não está mais engolindo é a nossa lateral esquerda. Anteriormente composta por William Matheus, que foi criticado corretamente, atualmente é ocupada por Wellington, que voltou de lesão. O jogador das chuteiras alaranjadas voltou muito mal de lesão e a parte ofensiva, que era o seu ponto forte com dribles e arrancadas, ficou muito comprometida.

Pontos positivos:

  1. Nossos volantes estão correspondendo - mostra que a Diretoria acertou nesta posição que era uma das mais carentes do ano passado. Primeiramente não posso passar batido sem falar de Roger. O cara tá jogando muito, mesmo de zagueiro e é o melhor jogador alvinegro em atividade, ao lado de Wilson. Bruno Octávio também está bem e ganhando entrosamento com o time e sua qualidade, principalmente no passe, é eminente. Esta dupla, principalmente quando Roger voltar a sua posição, promete! Juninho que era uma das surpresas mais desagradáveis, vem evoluindo. A visão da torcida ainda está manchada em relação à sua pessoa, pois ele precisa provar muito mais.
  2. A lateral direita é uma das maiores fontes de criação do time, com belas atuações de Lucas. Impressionante como ele figurava no banco! O Anderson Luís deveria jogar muita bola nos treinos. Lucas é melhor na defesa e no apoio (de longe), além de cruzar bem.

Análise individual:

  1. Wilson: Muito bem. Andou falhando nas últimas partidas, mas é o cara de confiança lá atras. Fez alguns milagres, principalmente em um lance de falha da defesa que o deixou a 2 metros de Acerola.
  2. Lucas: Outro que foi destaque. Lucas foi bem na defesa e no apoio - é o único titular absoluto das laterais. Além da qualidade o garoto é assanhado e não se esconde do jogo - coisa que Anderson Luís e William Matheus sempre fazem. O que estava fazendo no banco?
  3. Dieyson: Muitos dizem que foi melhor que Perone, mas não gostei da atuação dele quarta e nem nas últimas partidas. É um zagueiro que dorme no ponto às vezes, apesar de ser rápido e ágil e não se posiciona bem - problemas que devem ser corrigidos com o tempo, pois ainda é muito inexperiente.
  4. Régis: Novamente não repetiu a atuação da estreia e espero que seja pela falta de sequência de jogos. Está muito lento e levou algumas bolas nas costas em subidas de Acerola que é rápido. Porém, trás maior tranquilidade a defesa com sua experiência.
  5. Roger: Melhor em campo. Muitas roubadas de bola na raça, arrancadas muito boas (é o principal jogador a carregar a pelota da defesa pro ataque), além de petardos perigosíssimos.
  6. Wellington: Muito mal. Voltou péssimo da lesão. Tinha sua principal qualidade a ofensividade, arrancadas e dribles - nada disso deu certo e ainda errou vários passes e jogadas fáceis. Espero que retome a condição NO MÍNIMO.
  7. Juninho: Um pouco melhor novamente. Está se afastando da falta de qualidade que demonstrou em todos os jogos. Anteriormente afastava-se do jogo de maneira irritante, além de errar passes bobos. Hoje, pelo menos o primeiro defeito está corrigido e está ajudando na ligação defesa-ataque. Parece que Abelha capitou bem este defeito que era o amior da era Pintado. Não foi bem nem mal.
  8. Bruno Octávio: Foi bem. Hoje apareceu um pouco mais para o jogo. Tem qualidade de passe e é aquele volante que dá pancada mesmo quando precisa. Ainda arriscou um belo chute para o gol.
  9. Schwenck: A despeito do que muitos falam dele, foi bem. Grande parte da torcida não gosta do jogador por ele não conseguir criar nada com a bola nos pés. Nisto é uma negação - seu negócio é dentro da área e lá ele faz. Deu um chute torto no início mas esta é a dele - tem duas oportunidades, uma ele marca a outra isola. Dos atacantes do elenco é um dos que mais me agraada, não que isso seja grande coisa.
  10. Jairo: Não foi bem como costumava no finalzinho do ano passado. Parece que perdeu um pouco a confiança e espero que com Roberto Fernandes retome-a. Pega bem na bola parada e cobrou a falta do primeiro gol. O problema é que muitas vezes não consegue diferenciar quando deve passar e quando deve prender a bola.
  11. Rafael Coelho: Foi muito mal e não fez nada o jogo todo. Abelha deveria tê-lo tirado ao invés de Schwenck. Não conseguiu nada que tentou - como li em um blog alvinegro, ele parece render mais vindo do banco, Rafael Coelho contra zaga cansada é covardia. Pelo menos sua força de vontade fez com que a bola sobrasse para Marcelo no gol final.
  12. Talhetti: Não entrou bem. Mesmo dando maior qualidade de passe, errou muito nas bolas paradas levando o torcedor à loucura. Impressionante como o jovem é inconstante. Precisa de uma boa sequência de vitorias para criar tranquilidade, mas vejo ele bem em um futuro próximo acompanhado de um espelho como Fernandes e Pedrinho.
  13. Douglas: Entrou no procedimento padrão de Abelha que era botar mais dois atacantes no jogo para tentar tirar o atraso. Não fez muita coisa enquanto esteve em campo e precisa retomar a atitude que teve por enfrentar o rival Sampaio Corrêa.
  14. Marcelo: Iluminado! Não duvido que seja dele o gol do clássico. Não podemos esquecer do gol salvador contra o time maranhense também.

Faça você também, torcedor, a sua análise! Você prefere esta maneira de análise do jogo ou a maneira passada?

7 comentários:

Dante disse...

Caro amigo. Ñ entendo o bastante de futebol para uma análise melhor que a tua (aliás, muito boa). Dificuldade tbm pq ñ pude ir ao jogo. Porém, segundo o que vinhamos vendo, é por aí mesmo. Tô me enchendo de esperanças com o técnico (ñ digo novo, pq estamos sem treinador desde antes do Mário Sergio). Então, finalmente, que seja bem vindo um técnico, que parece ser de verdade. Sorte pra nós e comece no domingo. Amém.

Matheus G. disse...

Valeu pelo comentário Dante!
Vamos torcer para este clássico ser o ponto de inflexão alvinegro.

Tem tudo para ser.

Abraços!

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Ta feio a coisa, mais domingp alguem vai pagar o Pato, vamos deixar a crise la pelos mangues;

Tainha disse...

Isso ai meu pombo! Ainda bem que eu não estou ficando louco, heuheueh

Abraço

p.s.: Identificado no post a posição! Abraço!

Leandro disse...

Não fui ao jogo, pois foi a minha forma de protesto. Continuo contribuindo com o clube mensalmente, mas é foda tu ir lá ver um jogo que vai terminar meia-noite e ter que acordar cedo no dia seguinte pra aula. Se o time conseguisse acertar pelo menos 3 passes seguidos no campo de ataque... Perdi a paciência.
Pra mim o Catarinense acabou. Vou no clássico domingo por que clássico a gente tem que vencer de qualquer jeito.

Espero que as coisas já comecem a dar certo com a chegada do Roberto Fernandes e que o time já comece a série B encaixado, senão pode esquecer o acesso...

Que planejamento hein ô?!

Leandro disse...

Ah, e esqueci de dizer.
Parabéns pelo pós jogo. Nunca vi uma análise tão completa, chega a ser descomunal.

Quebra tudo Figueira!

Anônimo disse...

meu irmãozinho o teu blog é muito bem redigido, mas muito mal elaborado. Sem condições de um fundo preto e os texo em branco. Procure mudar por favor.