quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A base alvinegra pelo mundo

Obviamente que este blog diz respeito apenas ao Figueirense, mas vale a pena fazer um adendo sobre alguns jogadores que já participaram de campanhas pelo alvinegro e agora jogam em outras equipes do Brasil e ou de outro continente, além de outros que ainda pertencem ao glorioso, mas não estão por aqui.

Com este comentário fica transparente que a base alvinegra está cada vez revelando mais ótimos valores para o futebol mundial e isto tende a crescer.
Começarei este comentário com os jogadores que o Figueirense ainda tem vínculo.

Massari, Rafhael e Edson com o Porto


MASSARI
William Dias Massari, lateral-esquerdo de muito poder ofensivo - importantíssimo na Campanha vitoriosa na Copinha de 2008 -, nasceu em 25 de Julho de 1990 e é catarinense de Criciúma.
Começou sua carreira no Próspera, onde jogou por 4 anos, até ir para o Figueira.
Segundo uma matéria do site do time português: ‘do Próspera, William "saltou" para um clube de expressão bastante maior, sem no entanto se afastar muito da casa familiar. O próximo clube do jovem foi o Figueirense, onde ingressou logo após a sua saída do anterior clube. "Fiquei de 2004 até este ano de 2008", diz o jovem brasileiro. "Depois vim para o Porto"’.
O Porto convidou o jogador, baseado em sua atuação na Copinha, para um período de testes e o atleta chegou em Portugual no dia 3 de Março. Massari passou no teste.

Segundo alguns comentários de torcedores do clube luso que assistiram a jogos do lateral, ele foi de grande agrado e alguns deles praticamente "imploravam" para o Porto comprar o seu passe.

A despeito dos pedidos dos torcedores de lá e do que foi postado no site do Porto, que aponta Massari como uma promessa, segundo o blogueiro Diego Simão o jogador deve retornar ao Figueirense em maio, quando acaba o empréstimo - informantes portugueses do mesmo afirmam que o lateral não está nos planos do Porto por enqüanto.


RAFHAEL
Já com o zagueiro Rafhael Oliveira de Jesus, de 18 anos, a história é outra.
Natural de Vitória no Espírito Santo, o jogador foi, juntamente com Massari, para o Porto em um período de testes e passou neles - sua trajetória foi muito semelhante à do lateral.

Porém, a diferença entre os dois é que, enquanto Massari não interessa ao Porto, o zagueiro interessa e muito ao clube português.

O jovem, que também está emprestado ao clube português até junho, foi relacionado para a disputa da Taça da Liga, e foi um dos reservas da equipe profissional do Porto contra o Nacional há poucos dias.
No site do clube português a entrada de Rafhael é frizada como uma nova política do clube.

EDSON
O belíssimo zagueiro Édson, também revelado na base do alvinegro, que fez grande campanha no Catarinense 2006 e Copa do Brasil 2007, principalmente, estava há algumas temporadas já como um "estagiário" do Porto. Após participar do Mundial Sub-20 o jogador chamou a atenção do clube e foi emprestado a algumas equipes de Portugal, como o Benelenses.

Diego Simão afirma que, segundo suas fontes, tanto Rafhael quanto Edson interessam ao Porto e devem ficar por lá.

Querendo ou não, é dinheiro que entra para o Figueirense, apesar de perder estes talentos que tem muito futuro. O clube não pode frear a carreira dos jovens atletas e ser um impecilho em sua realização profissional. Desejo sorte a ambos, embora Rafhael nem se quer ter sido utilizado nos profissionais, mas mostra que nossa categoria de base está a toda.

Revelações de nossa base pelo mundo
FELIPE SANTANA
O zagueirão criado na base alvinegra, com 1,92 de altura, foi muito criticado por aqui, mas após uma boa seqüência de jogos pelo catarinense 2008 e dois gols em sua estréia no Brasileirão do mesmo ano contra a Portuguesa, onde olheiros do Borussia Dortmund já o acompanhavam, o defensor foi vendido ao clube alemão gerando a maior venda da história do futebol catarinense - mais uma vez nossa base mostrou porque é a melhor do Estado e uma das melhores do país.
Felipe já se diz adaptado ao futebol alemão e comentou a pausa do Campeonato Alemão:
— Esse período de treinos tem sido importante e podemos trabalhar tranquilamente, já que, em Dortmund, a temperatura está marcando por volta dos 18 graus negativos. Na Espanha, podemos trabalhar forte. Estou disputando os amistosos e espero ter uma boa sequência de jogos este ano. No primeiro turno, tive até oportunidade de marcar gols e me sinto adaptado ao
futebol alemão e à Cidade. Gosto muito de Dortmund e das atrações da cidade — afirmou.
O nosso flamingo tem feito gol até no Lehmann, quem diria isso há um tempo atrás!
FILIPE
Natural de Jaraguá do Sul, Filipe Luís Kasmirski, uma das primeiras revelações alvinegras, vai muito bem no La Coruña. Com suas boas atuações na Espanha, o jogador já foi convocado para amistoso da seleção e estava na pré-lista de Dunga para a Olimpíada, mas o treinador preferiu levar apenas Marcelo para a lateral-esquerda.
Segundo o site MeuFigueira, o jogador ficou muito triste com o rebaixamento do Figueira e afirmou estar em dívida com o clube e pretende encerrar sua carreira por aqui:
— Esse ano o Figueirense caiu pra segunda, isso foi muito, muito triste pra mim.
Joguei no Figueirense por muito tempo, dos 14 até os 19. Morei lá desde pequeno
no estádio. Me deram tudo o que eu precisava, colégio, comida, então eu tenho um
amor pelo Figueirense muito grande. Tenho uma dívida com eles, espero um dia
poder voltar e me despedir lá.
Agora jogadores que passaram por aqui, mas não são da base
MICHEL BASTOS
O "canhão" Michel Bastos, lateral do Figueira em 2005 - quando ele, Edmundo e Adriano salvaram o time do rebaixamento -, está bem na França.
Lille, atual clube do jogador, renovou o contrato do brasileiro no ano passado. O lateral, que agora joga como meio-campo, foi um dos destaques do Lille na temporada passada, e prolongou o seu contrato que já era até 2010 para 2012.

RUY E CLEITON XAVIER
Cleiton Xavier, que carregou o time nas costas no Catarinense - sendo considerado o melhor jogador da competição -, e no turno do Brasileirão do ano passado, foi muito criticado por ter decaído seu rendimento, juntamente com o resto do clube, culminando no rebaixamento do time.
A torcida do Figueira é dividida em relação a esse assunto, uma parte tem gratidão pelo que Cleiton fez por aqui, enquanto a outra critica o jogador o acusando de fazer corpo mole por estar acertado com o Palmeiras, no ano passado.
Luis Felipe, na comunidade do Figueirense, falou:
— Ele foi um dos que mais jogou bem nos ultimos 3 jogos. A culpa
pela má campanha não foi só dele e todo mundo sabe disso. Ele não ia conseguir
carregar o piano nas costas sozinho o campeonato todo. Tinha jogo que so faltava
ele bater o escanteio para ele mesmo. Todo jogador tem uma má fase em um
campeonato longo, ainda mais quando o resto do time não ajuda. Ele não ia
conseguir jogar o campeonato inteiro em alto nível.
Eu concordo com o comentário do torcedor alvinegro e inclusive já fiz um post sobre este assunto no ano passado, que foi recebido pela torcida de duas maneiras diferentes, uns concordaram, outros discordaram. Normal - é apenas uma opinião.
Cleiton Xavier fez uma partida magnífica contra o Santo André em sua estréia pelo clube do Parque Antártica, marcando um gol e fazendo passes preciosos - o melhor jogador da partida.
Ruy, o cabeção, estreou marcando um gol, pasmem, de cabeça, contra o Inter-SM, pelo Grêmio. Coitada da bola!
Torço para o lateral-direito que sempre usou a camisa alvinegra com muita raça e fez belas partidas, mas acabou sendo muito criticado, como Cleiton, por uma queda de rendimento e gols perdidos que deixaram o torcedor indignado. Tem qualidade, muito afinco em campo e boa ofensividade.

Boa sorte para ambos, mas azar contra nós.

E aí, torcedor? Tem saudade de algum destes jogadores? Torce a favor ou contra eles? Este é seu espaço.

Um comentário:

Dante disse...

O Figueirense sempre foi um grande celeiro de bons jogadores. A prova tá ai. Pena que nossa "deretoria" nunca sabe utilizar isso mais corretamente e pena tbm que muitos precisam ir embora para a manutenção financeira saudável do clube.