terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Os Reforços para 2009

Até o presente momento apenas 5 jogadores foram contratados, de fato, pelo Figueirense para a temporada de 2009. Alguns, como o zagueiro Jorge Luiz e Uendel, foram cogitados mas não virão - a diretoria desistiu de tentar reerguer o primeiro e o empresário do segundo não concordou com a vinda do lateral.

Edmundo deve ser o sexto contratado do alvinegro, mas, em desacordo como foi afirmado pela diretoria do Figueira, e também aqui no blog, a confirmação não veio nem sexta-feira passada (9/1) e nem na data para qual foi adiada pelo jogador - esta segunda.
Foi afirmado pelo novo superintendente de Futebol do Figueirense, Marcos Baricala, o Baré, que a resposta do atacante poderia mesmo não ser dada nesta segunda, mas confirmou que a negociação com o Animal está bem adiantada.

Baré disse que caso Edmundo não venha, a diretoria ira atrás de outro jogador da mesma posição para montar o elenco; caso seja confirmado o retorno do atacante ao Figueira, o ciclo de contratações para o Estadual estará fechado.

Até agora foram contratados, nesta mesma ordem, estes jogadores:

Wilson Aparecido Xavier Júnior (Juninho)
Idade: 24 anos
Posição: Volante/Meia
1999 à 2001 - Londrina-PR
2001 - Fluminense-RJ
2001 à 2003 - Londrina-PR
2004 - Chievo (ITA)
2004 - NK Domzale (ESL)

Volante que atuava há 4 anos em um clube do futebol esloveno, esteve presente na seleção dos melhores do campeonato de lá, inclusive seu time foi duas vezes vice-campeão em sua estadia, além de ter conquistado dois títulos nacionais seguidos.
Jogou as preliminares da Champions League, enfrentando bons times como o Dinamo Zagreb (melhor time da Croácia) - o que o mesmo afirma ter dado experiência a ele.
Era o camisa 10 do time, apesar de sua posição - pode jogar também como meia-armador.
O jornalista Rodrigo Faraco diz ter recebido boas referências do atleta.


Rafael Zancaner Ueta (Rafael Ueta)
Idade: 25 anos
Posição: Volante/Meia
2004 a 2005 – Ponte Preta-SP
2005 a 2006 – Joinville-SC
2006 – Barcelona Guayaquil (ECU)
2007 – Remo-PA
2008 – Ponte Preta-SP
Rafael Ueta é um volante que, ao ser contratado, Rodrigo Prisco afirmou ser o substituto de Marquinho - bom meia emprestado para o Fluminense.
Ueta já passou pelo Joinville e teve uma boa passagem por lá, talvez daí venha a lembrança do nome de quem acompanhou o Catarinense de 2005 e 2006.
Em sua passagem pela equipe do Remo o atleta teve uma saída conturbada ao ser demitido por indisciplina, no site do clube afirma:

‘Além de se rebelar contra o técnico Giba Maniaes, Rafael Ueta desacatou o presidente do Remo, Raphael Levy. "Para mantermos a disciplina e mostrar que existem regras que prezam pelo respeito e harmonia no elenco, achamos melhor rescindir o contrato do jogador", explicou Levy. Raphael Ueta já havia demonstrado certa insatisfação com a condição de reserva no time dirigido por Giba Maniaes’.

No blog Gigante Alvinegro é dito que o site Futebol Interior apontou Rafael Ueta como um jogador que teve boa passagem pela macaca, clube que o jogador transferiu-se após ser dispensado pelo Remo. Na Ponte Preta o treinador Vágner Benazzi usou o jogador como titular. É bom lembrar que Benazzi foi treinador de Rafael Ueta no Joinville.
Creio que o jogador seja uma aposta da diretoria que adora pescar jogadores pelo interior paulista. Além disso o volante pode ser indicação de Pintado. Vamos esperar para tirar uma conclusão sobre a contratação, mas ouvi falar que o jogador bate bem falta.

Cléber Schwenck Tiene (Schwenck)

Idade: 29 anos
Posição: Atacante
1993-1998- Nova Iguaçu-RJ
1999- CRB-AL
2000- Juventus-SP
2001- CRB-AL
2001- Juventus-SP
2002- CFZ-DF
2003- Al Riyadh- Arábia Saudita
2004- Cruzeiro-MG
2004- Botafogo- RJ
2005- Velgata Sendai- Japão
2006- Figueirense-SC
2007- Beitar Jerusalem-Israel
2007- Pohang Steelers- Coréia do Sul
2008- Goiás-GO
2008- Juventude- RS

O "Showenck" está de volta! Em 2006, pelo nosso Figueira, no grande ano do alvinegro no Brasileirão, quando foi o sétimo colocado, teve um grande atuação - um dos destaques do time. Schwenck foi o artilheiro do time, com 14 gols, e por pouco não foi o de todo o campeonato, perdendo apenas para Souza, com 17.
Em sua estadia por aqui, o atacante foi sinônimo de muito boa presença de área, cabeceio e gols. Perdeu vários, por isso muitos torcedores não gostaram tanto da contratação, mas porque criava várias oportunidades. Também fez gols de pênalti. Para muitos era o melhor atacante do time, para a maioria era Soares (hoje no Cruzeiro).
Depois do Figueirense, ele conquistou dois títulos nacionais no exterior: um pelo Beitar Jerusalém, campeão em Israel, e outro pelo Pohang Steelers, na Coréia do Sul, fazendo oito gols em cada campeonato. De volta ao Brasil, atuou no Goiás, com 12 gols em 16 jogos, e após perder espaço no time foi parar no Juventude que via nele uma esperança para retornar ao G4 - acabou marcando apenas 2 gols em 10 jogos. Alternou boas atuações e marcou apenas dois gols, perdendo inclusive a titularidade em alguns jogos para Ivo.
Outro ponto que alguns levantam é o fato de Schwenck ter um grande meio-de-campo para armar para ele - aí dizem que qualquer um fazia. Eu já não concordo, não pelo meias que realmente eram excelentes, mas acho que Schwenck tinha um diferencial no que se diz respeito a posicionamento e raça. Acho que é de jogadores com esse espírito que precisamos.
E uma coisa ninguém pode discordar - fazer gols ele sabe.


Wellington Santos Silva (Wellington)
Idade: 23 anos
Posição: Lateral-Esquerdo
2002 a 2005 – União São João-SP
2006 – Grêmio-RS
2007 – Corinthians-SP
2008 – Mainz (ALE)
2008 – Náutico-PE

Era a posição mais carente que tínhamos e continuamos tendo. Wellington torna-se o único lateral-esquerdo de ofício da equipe.
No Grêmio e no Corinthians o lateral não deixa saudades. Pelo clube gaúcho disputou apenas 21 jogos até que uma lesão o afastou, não marcou nenhum gol. Na época de Corinthians, quando veio pelo aval de Leão, o clube enfrentava a péssima campanha de 2007 e novamente não foi bem. Acabou indo para a Alemanha.
O Náutico o contratou como solução para a lateral, afirmando ser um jogador de força e boa qualidade, mas uma lesão novamente o atrapalhou e o jogador não fez uma partida se quer. Ouvi de torcedores que no treino ele ia muito bem e dava esperanças.
É mais um jogador que a diretoria tenta reerguer acreditando no potencial.

2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Toiço para o Rogerio Pinheiro seja o xerifão da zaga, igual, ao Clebão, Marcio Goiano e outros que nos deixam saudades.

Dante disse...

Edmundo e Rogério Pinheiro estão fora. Definido isso.
Quanto ao resto, parecem boas contratações. Agora é esperar pra ver.