quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Comentários finais da Copinha 2009

A respeito da Copa São Paulo de Juniores, competição em que o Figueirense já fez mais que qualquer outro clube catarinense, ao vencer a mesma no ano passado, serei obrigado a fazer um comentário.
Figueirense, o atual campeão encerrou sua participação ao perder por um placar de 2x0 da altíssima gabaritada equipe do Internacional.


O JOGO

O Internacional venceu o jogo graças a grande participação do garoto Marquinhos. O detentor da camisa 10 foi impressindível para a vitória - fez uma assistência no primeiro gol de Léo e também deixou o seu.

Nos primeiros 20 minutos de jogo o Internacional foi absoluto, conseguindo empurrar o Figueira pro campo de defesa. Só aos 21 que o Figueira demonstrou perigo quando Juninho cobrou bem a falta e obrigou o goleiro colorado a fazer boa defesa.
Deste lance em diante o jogo ficou parelho, com o Internacional tendo mais chances, porém disperdicando todas, enquanto o Figueirense levava mais perigo, sempre com Juninho, como aos 24 minutos que emendou um belo chute que foi defendido dificilmente pelo goleiro William. Juninho chegou a deixar Roberto, um dos destaques do time, na cara do gol, mas o atleta pegou mal na bola.
O primeiro gol do colorado veio de uma magnífica jogada do camisa 10, que driblou dois e deixou Leo na cara do gol - 1x0.
No segundo tempo os gaúchos se fecharam atrás e jogaram no contra-ataque. O Figueira, então, atacou mais, mas não conseguia finalizar com eficácia - ainda mais que Juninho ganhou marcação individual e a criatividade do time ficou comprometida.
Então o Internacional fez o segundo, numa bela jogada, novamente, de Marquinhos - a participação do alvinegro havia acabado.


ANÁLISE
Vejo que a participação do Figueirense foi boa.
Caso estivesse todos os talentos do clube que tem idade para atuar no campeonato a história seria outra, mas grandes promessas como Talhetti e muitos outros estão integrados ao elenco principal e já fizeram a sua parte na base - o título inédito para Santa Catarina.
Com certeza o profissional merece maior atenção e os garotos mereceram subir este degrau.
Mas isso não é motivo para desculpas, pois a campanha alvinegro foi muito boa, e o principal objetivo que é revelar atletas de nível foi alcançado - Roberto, Robertinho, Juninho entre outros foram destaque e devem ser aproveitados no futuro.
Perdendo apenas o último jogo para uma grande equipe e conseguindo se superar de maneiras heróicas - como contra o Força e contra o Vila Nova - assim foi o Figueierense.
Não é qualquer time que em um ano é campeão e no outro, subindo os principais valores para o time principal, consegue outra boa campanha, sendo eliminado apenas por uma das melhores bases do Brasil, que é a do Inter.

Caso o Figueirense tivesse pegado uma seqüência de jogos mais tranqüila, como por exemplo a do Avaí, que teve muita sorte, a história poderia ser outra. Caso algum avaiano ache que isso é choro, vale lembrar que no ano passado o Figueirense, que foi CAMPEÃO, eliminou grandes clubes como o Palmeiras e o São Paulo - que aposto como favorito ao título neste ano. Ou seja, não tenho porque chorar e sim porque comemorar.
Se conseguirem o título para se equipararem ao feito alvinegro, aí sim terão que, finalmente, passar por um adversário forte como o Corinthians e se acontecer notar-se-á que a equipe azul realmente tem muitos méritos - sem desmerecer a campanha azurra até o momento, mas, falando a verdade, não tem como comparar os dois feitos. É esperar para ver.

Vale salientar que a base alvinegra é soberana em nosso estado, basta ver a supremacia dos últimos anos, em que a atual diretoria entrou no circuito e investiu forte nesta categoria - com seletivas de jogadores por todo o Estado -, nos títulos estaduais e também de importantes competições como a Copa Promissão - vencida no ano passado.
E não vejo a hora das próximas Copinhas, onde com certeza a participação alvinegra tende a ser cada vez melhor, como por exemplo quando a nossa atual equipe infantil, liderada pelo craque Jean Deretti, disputar a competição.
Um futuro bom vem por aí, graças a um magnífico trabalho de base feito no alvinegro.

2 comentários:

Saulo disse...

O Figueirense tem uma boa base e não precisa ficar triste porque perderam para um das melhores categorias de base do Brasil que é do Internacional.

Dante disse...

Temos que entender que ñ se pode ganhar tudo e sempre. Tivemos uma exclente participação. Tá provado, novamente, que temos um base muito boa e que assim seguiremos em frente muito bem. Valeu garotada!