sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Voltando com as notícias de início de ano


Nesta sexta-feira retomo as atividades aqui do blog Sangue Preto e Branco.
Primeiramente gostaria de agradecer as milhares de visitas e todos os comentários nos 31 posts feitos desdo dia 22 de novembro - data de estréia do blog. Em especial a jbmartins e Dante, leitores assíduos que participaram juntamente de mim nesta jornada.

Agora vamos ao que interessa que é falar do nosso alvinegro, afinal muita coisa tem acontecido nos últimos dias. Como não é possível postar tudo que ocorreu de uma vez, postarei aos poucos, começando pela renovação de contrato com o Wilson até 2011 e com os jogadores que deixaram o Figueira.

PERMANÊNCIA DE WILSON
Antes do Reveillón uma excelente notícia acalmou os torcedores alvinegros: Wilson permanecerá no Figueira até 2011.
A diretoria não mediu esforços para manter o goleiraço no plantel. Além de um excelente reforço para o ano, também foi um jeito de agradar a torcida, afinal se ainda perdêssemos Wilson seria uma tristeza a mais para o fim de ano.
— Estou muito feliz com essa renovação. Apesar de ter outras possibilidades, minha preferência sempre foi o Figueirense, pois o carinho que a torcida tem por mim, não tem preço — destacou o goleiro
PERDAS
O Figueirense teve baixas fortemente sentidas do elenco já fraco rebaixado de 2008. Nos últimos posts já havia comentado a respeito dos jogadores dispensados pela diretoria.
Além deles alguns outros, que a diretoria havia colocado como de interesse para permanecer no grupo, acabaram por sair do clube: Alex Bruno, Marquinho, Diogo, Gustavo, Gomes e Asprilla.


Alex Bruno, bom zagueiro - praticamente o único que se salvou do setor defensivo de 2008 - dispertava o interesse do Figueirense assim como de outros clubes, porém o São Paulo ainda é detentor de seus direitos federativos e a sua transferência acabou sendo para a Portuguesa, clube que jogará o Paulistão, campeonato com muito mais visibilidade que o Catarinense e por isso, muito mais interessante para os são-paulinos, afinal o contrato do zagueiro encerra-se em agosto.

Marquinho, o melhor jogador do Figueirense no final do Brasileirão e também o mais importante, foi envolvido em uma negociação com o Fluminense que, em princípio, envolveria o empréstimo de jogadores pelo lado tricolor. A idéia inicial era de que Uendel - aquele lateral ex-Criciúma, que foi considerado o melhor do Catarinense 2008 - seria a moeda de troca, porém seu empresário não aceitou e a negociação emperrou. Com o plano A falhando, o B ocorreu - já que o Figueirense não considerava nenhum outro jogador proveitoso -, então acabou com o Fluminense pagando uma multa estipulada, já que o jogador tinha um longo período de contrato ainda.


Um empréstimo semelhante ocorreu com Diogo. O volante raçudo e de extrema força física, características que agradam os times gaúchos, foi sondado pelo Grêmio. Como ainda tinha contrato de empréstimo com o Figueirense por mais um tempo pelo Londrina, uma multa foi paga pelos gaúchos - e alta.
Sempre gostei do futebol do Diogo, principalmente por sua disposição, raça, força física (não perde uma dividida) e afinco tático. Diogo começou sendo extremamente criticado pela torcida, após isso fez uma maravilhosa Copa do Brasil o que fez com que 90% da torcida queimasse a língua. Com o péssimo Brasileiro de toda a equipe do Figueirense novamente as críticas o flagelaram. Antes do retorno de Mário Sérgio, Diogo estava muito mal, não acertando um passe. Com o retorno do técnico que o "ensinou a jogar" em 2007, novamente fez efeito e Diogo fez ótimas partidas, apesar do time não alcançar os resultados esperados. Com a saída de Mário, novamente o volante regrediu, não acertando um cruzamento.
Avalio que Diogo foi bem no Figueirense, apesar de ser um jogador instável e com ele arrecadamos uma boa quantia. Desejo um bom futuro para ele no Grêmio.

Gustavo Ramon, goleiro com longa história no Figueirense e de grande liderança dentro do clube, foi dispensado pela diretoria. Ele tinha seu nome na lista de interesse em permanência, porém o clube o mantinha baseada em uma possível saída do titular Wilson. Com sua permanência o reserva perdeu espaço no time, afinal o goleirão Gustavinho, principal responsável pelo título da Copa São Paulo, pede passagem. Foi uma decisão acertada. 
Obrigado por tudo Gustavo e boa sorte!

Asprilla, jogador muito contestado em 2008, vestirá a camisa do Náutico neste ano. Ele fazia parte da lista de jogadores que permaneceria, primeiramente, no elenco, mas acabou assinando sua transferência, aumentando a limpa de jogadores do elenco, junto com Gomes que foi para o Goiás. Ambos os jogadores foram muito criticados no último ano e a maioria da torcida gostou.
Gomes na sua fase cabeluda foi bem no time, tinha boa saída de bola e arrancadas, porém a marcação nunca foi seu forte, sempre marcava a bola. Ao raspar a cabeça pareceu desaprender seus pontos fortes e salientar os ruins.
Já o zagueiro Asprilla sempre foi detentor de grande força de vontade e raça e tentava compensar sua baixa qualidade técnica com isso. Mas falhou em momentos importantes, como por exemplo o fatídico jogo contra o Fluminense no Scarpelli, jogo de vida ou morte - a torcida jamais esqueceu deste lance.
Vejo que estas duas foram transferências boas, afinal para um time que precisava se revigorar e dar a volta por cima era necessária uma limpa, principalmente de jogadores que tinham uma imagem ruim perante a torcida.

Logo mais posto a respeito das contratações, Copa São Paulo, mudanças na Diretoria do Figueirense entre outras novidades.

3 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Acho que a maior perda foi o Marquinhos, o Alex, é um bom zagueiro mais não resolveria de fez o problema de nossa zaga, diogo foi bom para ele respirar novo ar no Gremio, o resto foi o que sobrou.

Dante disse...

Resumindo tudo, estou bastante preocupado com a montagem do nosso time. De uma maneira geral, pelo menos o aváinoânus, tá realizando boas contratações e parece que está montando um bom time. Temos que ser campeões novamente, pra disparar cada vez mais no número de títulos estaduais.

Dante disse...

Em tempo, gostaria de agradecer a referência ao meu nome. Agradeço e parabenizo a ti tbm, pelo esforço de manter exclente blog.