terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Faltou tudo em Joinville

O Figueirense, neste domingo dia 25 de janeiro, foi até a maior cidade do Estado para enfrentar a equipe do Joinville Esporte Clube pela terceira rodada do Campeonato Catarinense.
O JEC era líder, tendo vencido as duas primeiras partidas, enquanto o Figueirense vinha de uma derrota para a ajeitada equipe do Brusque - onde o futebol apresentado foi desorganizado e deixou os torcedores desconfiados.
A desconfiança não estava equivocada.

O time alvinegro, ao enfrentar novamente uma equipe que começou a pré-temporada anteriormente, foi vencido facilmente por 3x0 - com um banho de físico e entrosamento da equipe de Joinville. Este jogo foi um jogo atípico, um jogo em que todos os jogadores foram muito mal.
No jogo passado, em Brusque, o campo ruim foi um dos pontos levantados como justificativa para a falta de entrosamento da equipe, falta de toca de bola e ligação defesa-ataque. Desta vez, com o bom gramado da Arena, a desculpa foi por água a baixo, mas o problema se repetiu.

Vejo como o principal deficiência alvinegra a falta de ligação do setor defensivo com o ofensivo. Era triste assistir à equipe sendo levada ao ataque nos pés de Bruno Aguiar e Perone.

Novamente as laterais não funcionaram. Com o desfalque de Anderson Luis, que foi expulso no jogo contra a equipe do Vale do Itajaí, entrou o garoto Lucas, também de 20 anos - aquele que disputou a Copa do Brasil. O garoto, apesar de apresentar-se mais para o jogo que o titular, não foi bem. Do outro lado, na lateral esquerda, William Matheus foi péssimo. O garoto, que é o atleta mais jovem do elenco não subiu para o ataque uma vez se quer - como já é de praxe do zagueiro emprovisado.
Porém, inclusive na defesa WM não ajudou em nada. As férias parecem ter feito mal para o jogador que está lento e muito ruim na cobertura. A principal qualidade do jovem no ano passado era o aspecto defensivo - atualmente suas costas eram a principal fonte de ataques do JEC, além das costas de Lucas, que ao menos subia para ceder a lateral para a equipe adversária.

O lado esquerdo da defesa, comandado por Bruno Perone e William Matheus, estava extremamente frágil. Com a falta de uma decente proteção de zaga, o lateral deixava completamente livre o seu lado para a subida de William, que também passava facilmente por Bruno Perone. Ou Pintado corrige este lado da defesa ou o Figueirense não conquistará nada a que aspira neste ano.

Também foi sentida a falta de um volante pegador. Juninho estreou muito mal. Schmöller não é o tipo de volantão que precisamos - é esforçado mas não é bom na proteção da área. Pensava-se que com a estréia do jogador que veio da Eslovênia, este problema poderia ser sanado pois a dupla de volantes era composta por Michel Schmöller e Ricardo, dois garotos que não aguentaram o tranco. O problema persistiu.
Uma esperança foi a entrada de Roger, o volante que chegou muito acima do peso ao Scarpelli, mas tem recuperado a forma física e entrou bem. Pintado já afirmou que confia nele para aquela posição.
Ouvi dizer que Schmöller também não está muito bem fisicamente e está trabalhando para logo alcançar seu desempenho máximo.
Como foi apenas o primeiro jogo de Juninho esperamos que esta primeira impressão não seja a única do atleta, pois tive boas referências das habilidades do volante, que não foram correspondidas no domingo.

Como os dois laterais não ajudando na saída de bola, William Matheus escondendo-se e Lucas não acertando suas jogadas, e os volantes perdidos em campo, a bola não chegava nos meias armadores - resultado: não criávamos jogada alguma. Ou a bola era lançada ao ataque na base do chutão, ou com um surto dos zagueiros que davam uma de Lúcio.
Ueta, como em Brusque, foi mal. Nem as jogadas de bola parada, sua especialidade, foram boas. O jogador começa a perder o brilho de sua estréia. Jairo, que é bom jogador, foi dos melhores em campo pelo lado Alvinegro, mas não pense que isso seja algo bom. O garoto de 20 anos foi mal, perdeu um gol na cara do gol e muitas bolas bobas.

No ataque outra decepção. A dupla que mais agrada a torcida entre as que temos no elenco, Schwenck e Rafael Coelho, não teve um bom desempenho. O veterano de 29 anos fez um primeiro tempo ruim, apenas com uma bola jogada ao deixar Jairo na cara do gol e foi substituído para o segundo tempo. Rafael Coelho foi o jogador que mais criou oportunidade, um dos melhores pelo lado do time da capital, mas perdeu dois gols em jogadas que ele criou - em ambas foi lançado, conseguiu um belo drible no goleiro, porém perdeu quando era para fazer o fácil e empurrar a bola para o fundo das redes. Tirou a torcida do sério.
Bruno Santos, que entrou no lugar de Schwenck, não conseguiu mostrar a que veio e mal tocou na bola - evidenciando nossa fraca ligação com o ataque.

Até Wilson foi mal. Sim, é verdade. Neste jogo faltou tudo ao alvinegro. Nosso goleirão engoliu um belo de um frangaço em um chute de fora da área. A tarde não era do Figueira...

Um problema que devemos levantar é que o Figueirense começou muito tardiamente os treinos. Tanto Brusque quanto o JEC fizeram uma pré-temporada longa, o que deixou ambos os times dando um banho tanto na parte física como na de equipe.
Os jogadores foram contratados no meio do campeonato, o time foi formado nas coxas e do zero. Alguns jogadores nem sequer estrearam: Wellington, que pode ser a cura para a fraca lateral-esquerda; Régis, que pode corrigir a zaga frágil; Marcelo Macedo, que é a esperança de gols no ataque.
Pedrinho e Fernandes podem fazer um trabalho essencial para o Figueirense ficar com cara de time. A média de idade de nosso elenco é muito baixa. Os jovens, como William Matheus, Ricardo, Schmöller, estão sentindo a pressão de atuar numa grande equipe que está desorganizada e acaba de ser formada. Ambos os meias, mais experientes e trintões, poderão guiar o elenco inteiro para a vitória, pois são jogadores vitoriosos.

E o que você achou torcedores? Concorda?
Dê sua opinião, este é o seu espaço!

4 comentários:

Unknown disse...

Esta foi o melhor comentario que foi feito do jogo,vc foi muito feliz no comentario.Estamos torcendo para que o pintado consiga com a ajuda de todos nos q amamos o figueira corrigir as falhas eu acredito

Dante disse...

Meu caro, parabéns pelo comentário. É mais ou menos por aí. Mas verdade seja dita, tirando o goleiro (e o Talheti quando joga), o resto é um amontoado de pseudos jogadores, sem entrosamento, sem qualidade e sem nada. Tá de doer. Vai ser dificil, arrumar a casa, mas, tem tempo.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Ja que estão falando em antecipar a estreia de Pedrinho e Wellgnton, não teria a possibilidade de antecipar a saida do Diretor que esta montando o time que é uma caca.

Matheus G. disse...

Obrigado pelos comentários e por acompanharem o blog sempre que possível!
Assim temos mais motivação para continuar postando, pois este trabalho é feito para vocês!

Grande abraço.