sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Figueirense confirma Pedrinho

O Figueirense havia anunciado duas novas contratações, que desta vez passaram nos testes físicos; tratavam-se de dois atacantes: Douglas (ex-Moto Clube) e Marcelo (ex-Ipatinga). Além dos dois também noticiou o retorno do atacante Allan, filho do ex-atacante Dão, que tornou de um período de amadurecimento no Palmeiras-B.

No dia de hoje, segunda-feira 19 de janeiro, o alvinegro confirmou a contratação do meio-campista Pedrinho, aquele mesmo que fez história no Vasco e teve vários problemas por conta de seus joelhos.


A diretoria já havia afirmado que estava atrás de um jogador mais experiente, não só como estratégia de marketing devido ao reconhecimento do atleta no âmbito nacional, mas também como um exemplo a ser seguido e uma liderança para com os jovens que dominam o ambiente do clube mais vezes campeão do estado.

Agora a ficha e comentário de cada um dos três novos jogadores:

Marcelo Macedo (Marcelo)
Posição: Atacante
Idade: 25 anos
2003 a 2004 - Fluminense-RJ
2004 a 2005 – Seongnam Ilhwa (Coréia do Sul)
2005 a 2006 – Atlas (México)
2006 – Flamengo-RJ
2007 – Atlético-PR
2007 – Madureira-RJ

2008 – Ipatinga-MG
2008 – Passenraikos (Grécia)


Marcelo iniciou sua carreira na base do Fluminense e adquiriu grande experiência internacional, mas sua grande participação foi em 2007, pelo Madureira, quando disputou cabeça à cabeça com Dodô a artilharia do Carioca.

Após esta grande fase, o atacante não conseguiu ser muito eficaz nos clubes que passou, como no Ipatinga que teve que aguentar uma reserva e atuou em poucos jogos no Campeonato Mineiro e na Grécia onde esteve mas não se adaptou.

Foi uma aquisição que agradou os olhos da torcida, que lembrou de sua brilhante temporada pelo Madureira, mas deixou alguns com o pé atrás por amargar uma reserva no fraco Ipatinga.

Trata-se de mais um jogador, que com qualidade mas sem espaço e sem confiança, que a diretoria tenta reerguer.


Dyanfres Douglas Chagas Matos (Douglas)
Posição: Atacante
Idade: 21 anos
2006 – Moto Clube-MA
2007 – Madureira-RJ
2008 – Moto Clube-MA

Já Douglas é uma aposta da diretoria.
O nome do jogador, por ser revelado e estar vindo do Moto Clube, foi motivo de piada por parte de uma parte dos torcedores do Figueirense que descreditaram o atleta.
Não é um jogador que conheço e se quer consegui referência a respeito, porém não se pode analisar um jogador pelo clube que ele veio.

Pelo clube maranhense, após uma curta passagem pelo Madureira, foi o destaque do time e também artilheiro, com 9 gols. É bom lembrar que o Moto Clube disputará a Série D e que o Joinville está disputando uma vaga ainda para esta competição e foi no clube da maior cidade do Estado que Ramires, belíssimo jogador e considerado dos melhores em atividade no Brasil, foi revelado.

Vamos torcer por ele e só avaliá-lo depois de termos um conhecimento acerca do mesmo.


Pedro Paulo de Oliveira (Pedrinho)
Idade: 31 anos
Posição: Meio Campo
1998/2002 - Vasco da Gama-RJ
2003/2005 - Palmeiras-SP
2005 - Al Ittihad (Arábia Saudita)
2006 - Fluminense-RJ
2007 - Santos-SP
2007 - Al Ain (Emirados Árabes)
2008 - Vasco da Gama-RJ


Pedrinho vem para ser a grande contratação do clube.

Dono de uma indiscutível qualidade técnica, Pedrinho ajudará os atletas mais jovens e será de grande importância também por sua experiência e raça, combinando perfeitamente com a atual política do clube de mesclar experiência com talentos da juventude.
O meio-campista era a opção B, caso não viesse Edmundo. Petkovic e Denílson estavam na lista, mas ambos os jogadores não eram a liderença que os jovens precisavam, um com um temperamento difícil de liderar e o outro seria mais um freqüentador assíduo do El Divino.

Vejo que a contratação de Pedrinho foi acertada, imaginem vocês um meio-campo com Fernandes e Pedrinho, e com a opção de usar Talhetti e Jairo? Com certeza será o melhor do Catarinense e perfeito para a Série B e até mesmo muito bom para a Copa do Brasil.
Pedrinho é daqueles que se doa ao time, talvez por isso tantas lesões e essa característica ajudará e muito - quem não lembra dele chorando ao ver o Vasco ser rebaixado e não poder fazer nada?

Suas últimas passagens foram diferentes. Pelo Santos em 2007, Pedrinho foi bem sendo titular em grande parte dos jogos. No Vasco, chegou com a barca já afundando e não teve muitas oportunidades - fato que muitos torcedores até hoje criticam.

Quem critica a contratação a baseia nas constantes lesões que conturbaram a carreira do atleta. Pedrinho foi até apelidade de "canelinha de vidro". Há alguns que falam que ele revesará com Fernandes o DM. Mas, para quem não está sabendo, Pedrinho em sua passagem pelo Santos, Arábia e Vasco jamais teve sequer uma lesão. O próprio afirmou hoje, à CBN, que está fazendo desdaquela época um trabalho de fortalecimento com um fisioterapeuta que o está ajudando muito.
O meio-campo já afirmou que está bem fisicamente e pronto para jogar, porém vinha trabalhando sozinho, o que não é a mesma coisa que trabalhar em grupo o que pode adiar um pouco mais sua estréia.

É isso, boa sorte para os três!

E não vejo a hora de ver Pedrinho estreando.

Nenhum comentário: