sábado, 6 de dezembro de 2008

Ingratidão com Cleiton que deve se despedir



O jogo contra o Internacional deste domingo terá outro ingrediente especial - será a provável despedida de um jogador importantíssimo do Figueirense.
Cleiton Xavier após a bela temporada de 2007, onde alcançou junto com seus companheiros o amargo segundo lugar da Copa do Brasil - aquele onde graças a um gol dele conseguimos a final histórica e inédita para Florianópolis -, resolveu continuar no Figueirense Futebol Clube na temporada de 2008 como gratidão ao que haviam feito por ele desde que o meia chegou ao clube, o jogador tinha propostas de diversos clubes pelo país, poderia muito bem ter deixado o Figueira para um time com maior projeção nacional, como até mesmo o Internacional que já havia confirmado interesse em usar o atleta, mas não, seu desejo era representar o alvinegro catarinense por mais um ano e com isso ignorou todas as outras ofertas.

Desde então, logo no início do ano, conquistou a braçadeira de capitão e foi considerado o melhor jogador do Campeonato Catarinense de Futebol, fazendo gols importantíssimos e guiando o Figueirense para mais um título estadual.

No Campeonato Brasileiro foi considerado o melhor jogador do Figueirense pela votação do GloboEsporte.com, onde concorre com demais estrelas ao prêmio de Craque da Galera - achei justo porém preferiria Wilson a ele, que ficaria em segundo.
Quem aqui não concorda que Cleiton Xavier fez um excelente campeonato?

No primeiro turno, especialmente, o capitão fez jogos excelentes, carregando o time nas costas junto com o goleirão Wilson - que nem precisa ser comentado. Ninguém aí se lembra do golaço do meia contra o Palmeiras que fez com que o time fosse um dos únicos a arrancar pontos no Palestra Itália? Os dois gols importantíssimos contra o Vasco em casa, o primeiro uma pintura de voleio para empatar o jogo e o segundo, na raça, de cabeça, que desempatou o jogo no finalzinho e fez com que conquistássemos 3 pontos que estão pesando neste momento? O golaço de falta contra o Ipatinga? Os dois contra o Coritiba?



com a decadência que o time se encontrou no returno, boa parte dos torcedores do Figueirense, que sempre procuram alguém para pôr a culpa, começaram a criticar injustamente Cleiton Xavier, mas convenhamos, qualquer atleta de destaque em um time que passa a cair na tabela perdendo vários jogos e também o aspecto motivacional, com certeza também renderá menos. Na Copa do Mundo de 2006, a seleção brasileira não jogava bem e, conseqüentemente Kaká também não atuou bem - ele é um jogador ruim, ou até mesmo mercenário por isso? Cleiton foi chamando de pipoqueiro para baixo por boa parte da torcida alvinegra. 

Pipoqueiro? Um jogador que faz um dos gols mais importantes do clube, aquele que nos colocou na final da Copa do Brasil é pipoqueiro? Um jogador que jogou muito a final do Catarinense, marcando um belo gol inclusive na final em Criciúma é pipoqueiro?

Também ofendem o atleta acusando-o de ser mercenário e por estar fazendo corpo mole. Cleiton Xavier poderia ter saído do time no final do ano passado, inclusive tinha proposta do atual Campeão da Copa Sul-Americana para ser utilizado pelo técnico da época Abel, entre demais grandes clubes do cenário nacional onde obviamente ganharia mais dinheiro e mais visão para uma futura venda para o exterior; mas não, resolveu ficar por mais um ano inteiro representando o Figueirense Futebol Clube, tentando retribuir o que foi feito por ele até agora - e os torcedores o criticam?

Este jogador que, provavelmente, atuará pela última vez com a camisa do Figueirense neste domingo e deve ser aplaudido de pé por cada torcedor, fazer o que o mesmo fez por nosso clube não é comum - garanto que a grande maioria do atual elenco ao aparecer uma proposta de melhor nível econômico já teria debandado. Ao invés de estar tentando tirar o Figueirense da zona de rebaixamento ele poderia ter levantado um caneco pelo Internacional na quarta-feira. 

Infelizmente uma parte da nossa torcida é por demais imediatista, como diz Zezão na comunidade do Orkut, e não consegue ser grata ao que o jogador demonstrou por nosso clube durante este tempo, ao invés de agradecê-lo, ou no mínimo respeitá-lo, prefere xingá-lo e botar a culpa nele pela situação do alvinegro - cuspindo no prato em que comeram com uma ingratidão gigantesca.

É por isso que eu aqui, no espaço que tenho, agradeço Cleiton Xavier por tudo que fez pelo nosso alvinegro e principalmente por ter escolhido continuar no Figueirense no início do ano e ter nos dado várias alegrias durante sua estadia por aqui e confessar que ele me proporcionou um dos momentos de maior alegria e emoção que já tive em minha vida:


VALEU CLEITON! Torcerei por ti.

E você? Agradecerá ou continua achando que Cleiton Xavier não merece? Esta foi apenas uma opinão minha, a sua tem o mesmo valor, portanto comente!

3 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

O Cleito Xavier, ja sabe que a torcida ja o tem como idolo e um dos jogador mais importante do time, e a torcida como sempre sabera reconhecer
isto.

Dante disse...

CX merece sim, toda nossa gratidão. Certamente ele sabe sim da importância que tem pra nossa grande torcida. Claro que as críticas vieram, mas todo mundo sofreu com tudo que nos aconteceu nesse ano. E ele, inteligente como é, certamente deve estar entendendo tudo. Grande Cleiton Xavier, será pra sempre lembrado na nossa galerias de grandes atletas.

Anônimo disse...

O Cleiton iria sair de qualquer forma ..... Não foi pela nossa ingratidão .