quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Analisando "Alvinegramente" - Rodada 37


NÁUTICO 2 x 1 ATLÉTICO-PR

O Timbu, após uma derrota sofrida para o alvinegro, pegou o rival direto contra o rebaixamento em um jogo de seis pontos.
O Náutico começou perdendo após um lance de sorte de Ferreira que resultou no gol. Porém, três minutos depois o colombiano, melhor jogador do time paranaense, foi expulso. Nesse momento a torcida do Figueira era só alegrias - estava fora da zona de rebaixamento.
Só que aos 16, Clodoaldo, aquele mesmo, entrou e, predestinado, empatou o jogo aos 21 minutos. No meio do apitaço dos nordestinos o Náutico pressionava com um a mais e quatro atacantes até que de tanto tentar conseguiu a virada, novamente com Clodoaldo.
Esse resultado foi o mais provável, o jogo seria mordido, o Náutico estaria mordido por ter perdido um jogo contra um adversário direto como nós mas enfrentaria outro time que também não estava bom das pernas - o Atlético-PR após empatar com o time desmotivado do Botafogo - como jogou com um a menos por boa parte do tempo a vitória do Timbu era eminente.

Esse foi o principal jogo da rodada sem ser o do alvinegro e resultou da pior maneira possível. O melhor resultado seria, com certeza, a derrota do Náutico - nessa situação o Figueira teria saído da zona de rebaixamento e dependeria apenas dele mesmo. Um empate seria tão ruim quanto a derrota do Atlético que ocorreu, pois inverteria as condições - necessitaríamos de uma derrota dos rubro-negros ou empate do Náutico, agora o inverso é nossa necessidade. Porém, se o Vasco perdesse e o Náutico também nós escaparíamos empatando, mas agora isso não importa mais.
O Timbu enfrentará motivado fora de casa o Santos aspirando a uma vaga na Sul-Americana que abriu com o título do Inter - será um jogaço onde é difícil prever algo.
Já o Atlético desesperado e sem seu melhor jogador medirá forças com o assustado Flamengo precisando da vitória para tentar uma vaga na Libertadores, na Arena - outro jogo complicado. Ambos os jogos interessam e muito ao Figueirense, pois um empate do Atlético e uma derrota do Náutico, com uma vitória do alvinegro, garantirá a permanência na A por mais um ano.
Além de Ferreira pela parte do Atlético, Gilmar do Náutico também foi expulso e não enfrentará o Santos.



PORTUGUESA 2 x 2 SPORT

Com esse tropeço contra um time que nada mais pretendia a Lusa carimbou o passaporte para a segunda divisão.
A importância deste jogo para o alvinegro foi exclusivamente esse, pois seu próximo jogo nada tem haver com as pretensões do Figueira.
Um bom adendo a se fazer é em relação ao ex-alvinegro Edno que vem jogando um futebol de impressionar e mais uma vez deixou sua marca - na próxima temporada com certeza representará um time grande.



IPATINGA 1 x 4 GRÊMIO

O Ipatinga, que seria rebaixado mais cedo ou mais tarde, confirmou neste jogo o descenso. Pelos cálculos, meio inúteis, do matemático Oswald de Souza o time mineiro tinha 0,1% de chance de não cair - apenas com um milagre.
O time começou ganhando mas mesmo vencendo não mudaria muita coisa em sua situação.
Aponto aqui dois bons jogadores do Ipatinga que acompanhei neste campeonato e que seriam ótimos reforços para o alvinegro: o volante Salino e o atacante Adeílson.



FLAMENGO 3 x 3 GOIÁS

Foi um bom resultado, pois, desta maneira, o Flamengo jogará a última rodada desesperado tentando, pela última vez, uma vaga na taça Libertadores da América. Vale lembrar que o Flamengo começou vencendo por 3 x 0 e conseguiu a proeza de ceder o empate.
É bom lembrar que sempre que leva um baque destes o Flamengo consegue reagir na rodada seguinte, um bom exemplo foi em sua derrota por 3x0 contra o Atlético-MG em casa que resultou em uma vitória contra o agonizante Vasco em um clássico em pleno São Januário.



SANTOS 0 X 0 ATLÉTICO-MG

A única relação deste jogo com o interesse preto-e-branco é o fato do Santos agora lutar por uma vaga na Sul-Americana, aberta pelo título do Internacional. O peixe enfreta nosso rival Atlético-PR em casa, tem tudo para ser um jogão e se Deus quiser sairá um empate ou uma vitória do Santos.
O jogo em si começou com o clube mineiro melhor mas no segundo tempo tornou-se um jogo de compadres.
Com esse empate contra o Galo, que é um time encardido que vem tirando ponto de todos que precisam, o time não está garantido na Sul-Americana e disputará diretamente contra os paranaenses - bom para nós.


CORITIBA 0 x 2 VASCO

O time vascaíno mostrou que reagiu tarde demais.
Enfrentou o motivado Coritiba, com Keirrison buscando a artilharia, e enfiou 2x0 fora de casa. Porém para nós esse resultado pouco importa visto que a única maneira de o Vasco nos passar é se cairmos para a B.

A presença deste jogo aqui é apenas para salientar que o Vasco ainda busca uma vaga na elite, embora seja uma missão praticamente impossível.




INTERNACIONAL 1 x 0 CRUZEIRO

Esse foi o resultado mais impressionante da rodada. O Cruzeiro precisando vencer para garantir uma vaga na Libertadores, perdeu para o time reserva do Internacional que estava mais ligado no jogo do meio da semana contra o Estudiantes.
Explicações? O Cruzeiro ficou famoso nesta temporada por ter um bom time que em certas ocasiões parecia não querer vencer e vacilava forte - isso novamente ocorreu.
O Internacional parecia o time que queria garantir uma vaga na Libertadores, correu o jogo todo e teve as maiores chances de gol - dominou completamente o primero tempo da partida. O goleiro Lauro chegou a pegar um pênalti do Cruzeiro mostrando que não era o dia dos mineiros. No segundo tempo o Cruzeiro atacou mais mas foi eficaz nas finalizações.

Esse jogo tem total importância para o Figueira - o colorado será o próximo adversário do time.
Com esse resultado nota-se que o time reserva do Inter, embora não queira mais nada no campeonato, não está entregue e consegue bons resultados, complicando a vida de times que precisam da vitóra - não é time fácil de se bater e o Figueirense tem de estar preparado para isso.
Destaque para a belíssima atuação de Guiñazú que roubou DOZE bolas, mandando no meio-campo.
Esse jogo foi bom pois acarretou suspensões importantíssimas: Taison, Dannny Moraes, Ramon e Daniel Carvalho por coincidência ou não todos estavam pendurados e levaram o terceiro cartão contra o Cruzeiro.

Nenhum comentário: