quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os novos contratados (informações)

O Figueirense confirmou no site oficial duas contratações na terça-feira, mas uma terceira também está confirmada.

A primeira foi a do já conhecido atacante Clodoaldo. O centro-avante surgiu para o futebol nacional no Marcílio Dias - apesar de ter começado sua carreira no Guaçuano -, sendo vice-artilheiro do Catarinense. Atuou também no Criciúma e lá fez o que todos sabemos. Na Série B era um dos artilheiros da competição, marcando três gols na estreia contra o São Caetano, até que foi para o Corinthians, na mesma época em que o time paulista foi rebaixado. Lá foi titular do time em grande parte de sua estadia, fazendo gol até no Figueirense. Já passou desde então por Pohang Steelers (Coréia) Náutico e Santo André, todos por empréstimo. Chega ao alvinegro demonstrando a boa relação com o Corinthians.

A grande maioria já conhece o futebol de Clodô Eto'o e por isso não foi necessária uma pesquisa sobre seu futebol. O atacante vem por possuir uma característica que não existe no nosso atual elenco: presença de área. Com uma boa imposição física, 1.87 metro de altura e colocação, o centro-avante sabe fazer gols e possui um chute certeiro, inclusive de fora da área. Chega ao clube por requisição de Roberto Fernandes que trabalhou com o jogador no Náutico no ano passado. Também trará uma certa experiência para o jovem elenco, pois tem 30 anos.

Confira o currículo:
1998 a 2000 - Guaçuano-SP
2001 - Deportivo Pasto (COL)
2002 a 2004 - Independiente de Medellin (COL)
2005 - Caxias-RS
2006 - Marcílio Dias-SC
2006 - Remo-PA
2007 - Criciúma-SC
2007 - Corinthians-SP
2008 - Pohang Steelers (Coréia do Sul)
2008 - Náutico-PE
2009 - Santo André-SP

Vale a pena dar uma olhada no site INfoesporte que tem sempre bons vídeos de coletivas:











O segundo contratado foi o primeiro volante Luciano Totó. Fui atrás de dados do atleta e o que consegui, em sua maioria, não foi muito agradável. Primeiramente vale a pena lembrar que o atleta, assim como Clodoaldo, vem para o clube com o pedido de Roberto Fernandes e até agora todos os jogadores pedidos por ele deram certo - vide Alê e Kássio -, mostrando que nosso técnico conhece da área.

O jogador é da base do Náutico e conquistou alguns títulos por lá, clube que nosso técnico conhece bem. Sua grande passagem na carreira foi no Itumbiara no ano passado, quando o clube foi campeão goiano e Luciano foi um dos maiores destaques do clube, se não o maior. Após isso foi para o Bahia e desde lá o mesmo não conseguiu uma boa sequência, seriamente atrapalhado por consecutivas lesões e também por entratadas agressivas que geravam expulsões, lá disputava vaga com Emerson Cris (atualmente na Chapecoense). Acabou indo parar no Atlético-GO, em sua contratação o diretor de futebol afirmou que o jovem era "um grande jogador, apesar de jovem e espero que demonstre o mesmo futebol que vimos no Campeonato Goiano". Acabou novamente não jogando bem e foi parar no banco de reservas até que teve seu contrato rescindido.

De características do atleta, temos a grande quantidade de desarmes que faz, sendo considerado um guerreiro dentro de campo, o que acaba gerando alguns cartões. Até mesmo no campeonato goiano acertou um pontapé em Schwenck e acabou expulso no ano passado. É muito bom na marcação e vem para ser o "pitbull" do Figueirense, um estilo de jogador que não existia em nosso elenco e que muitos pediam.

Confira o currículo:
2006 a 2007 - Náutico
2008 - Bahia
2009 - Atlético-GO







Paulinho ainda não foi confirmado pelo site do Figueira, mas já pelo do Internacional. O segundo volante é uma das grande revelações da base colorada nestes últimos anos e grande esperança para a posição. Começou o ano inclusive como titular enquanto Sandro (titular da seleção sub-20) estava representando o Brasil. Todavia, com o passar do tempo, até mesmo contra o Veranópolis, no qual os principais titulares serão poupados, ele ficou de fora da lista.

Pelo que o blog colheu, Paulinho é muitíssimo bem quisto e só consegui boas referências do mesmo. Com a titularidade de Guiñazu e Sandro, de reservas no Inter são Maycon, Rosinei e Paulinho. A torcida o considerava o melhor destes e criticou a saída do mesmo do clube.

Como características tem o bom desarme, a regularidade e é um atleta que joga acompanhando os demais em campo, não ficando de cabeça abaixada olhando só para a bola - uma característica essencial para a posição que exerce. Inclusive alguns dos torcedores colorados o consideram melhor que Sandro, jogador da seleção sub-20, achando que o mesmo tem mais técnica e qualidade para sair jogando e, apesar de baixo, marca muito bem. A jovem pérola destacava-se muito nos treinamentos por lá. Também é marcado por ter grande liderança em uma equipe.

Queria levantar aqui também o tópico que diz respeito à quantidade grande de volantes que o Figueirense possui neste momento. Isso dá a entender que algum será dispensado e parece que Rômulo é quem está na forca nesse momento, sem contar Sidney, da base, que deverá ser emprestado de novo ou apenas treinar com a equipe. Em um campeonato truncado como a Série B, onde muitos jogadores lesionam-se e também são suspensos (vide a primeira rodada onde 5 alvinegros foram penalizados) são necessários também reservas de qualidade e o Figueirense está fazendo isso com primor. Recomendo o comentário do blog Furacão Alvinegro, do Ney Pacheco, que é excelente sobre este assunto (clique aqui).

O que achou, torcida alvinegra? Gostou dos reforços?

3 comentários:

fernando disse...

muito bom o post.
nem se compara com aquela pobreza de informações que se lê em jornais ou em portais da internet.

vamos figueiraaa

Dante disse...

Clodoaldo, me "parece" uma boa contratação. Quanto ao Totó, tbm ñ tenho ouvido boas coisas sobre ele, inclusive que se contundiu muito. Já o Paulinho, é uma boa contratação, só que to vendo muito volante e nada de meia, até pq esperar pelo "Podrinho" e Fernandes... xiiiiii...

Ingrid disse...

Eu só conheço o Clodoaldo . Porém estou torcendo para que desta vez a Diretoria tenha acertado nas contrataçoes . Não podemos mais nos dar o "luxo" de ficar fazendo testes .