quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O tiro saiu pela culatra...

Ao preservar os titulares contra o Criciúma pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Catarinense, a comissão técnica do Figueirense tinha o intuito de vencer a partida de ontem, na estréia na Copa do Brasil contra o Sampaio Corrêa fora de casa, por um placar mínimo de 2x0 e para isso eliminar o segundo jogo - o que daria uma folga para a equipe focar-se no Estadual.

Isso não aconteceu e o tiro acabou saindo pela culatra, pois com isso além de perdemos o jogo e termos a partida de volta datada para início de março, o que comprometerá a atenção dos jogadores por ter a mente dividida entre dois campeonatos, ficamos para trás no Catarinense e também no aspecto do entrosamento. No papel a idéia era até boa, na prática foi um desastre.

Sampaio Corrêa 3 x 2 Figueirense - Análise do Jogo

Pegamos uma equipe de expressão muito inferior à nossa e perdemos por um placar de 3x2. Pelo menos, entre os resultados possíveis de derrota, esse não é um tão ruim, afinal apenas uma vitória simples, ou até mesmo um 2x1 o alvinegro classifica-se. Contra um time decente não seria uma desvantagem muito grande, pois dependeríamos apenas de nós ao jogarmos em casa. Mas era só o que faltava levarmos sufoco também no Scarpelli. Após levar três gols desse time, levar qualquer um em casa ou até não fazer será ainda mais vergonhoso.

A defesa foi ruim, o garoto Dieyson falhou em dois gols e a ligação do setor defensivo com o ofensivo, como sempre, foi péssima. O Figueirense erra muitos passes, os jogadores não têm calma e agem de maneira atabalhoada, despachando a bola para o próximo de qualquer maneira e com isso facilitando para o adversário. Esses dois erros, principalmente o segundo, não é de agora, é recorrente e não poderemos herdá-lo para o Brasileirão.

Os laterais, como sempre, foram mal, principalmente Anderson Luís. O garoto não tem a menor condição de atuar pelo alvinegro, é um jogador com um psicológico que é afetado muito fácil e então, durante o ano todo, tem medo de tocar na bola, tem medo de arriscar alguma coisa e ofensivamente vai muito mal, portanto, apesar de receber muitas bolas que morrem nos seus pés. Sua ala foi novamente usada como fonte de ataque dos adversários e recebeu várias bolas nas costas. Wellington, que não é lá aquelas coisas, está anos luzes a frente do garoto da base alvinegra. Os dois gol foram assistências dele, porém precisa acertar o pé, perde muitos passes e precisa melhorar as cobranças de escanteio que, apesar do gol, manda muitas rasteiras.

Roger foi bem, é o jogador de maior estabilidade do elenco - encontramos um dos volantes porque tanto procurávamos desdo ano passado. Rômulo ainda tende a crescer, está ainda fora de ritmo de jogo mas não foi mal, a pesar de que, na cabeça do juiz, ele cometeu o pênalti que resultou no segundo gol do time do Estado do Maranhão. Em meu ver não foi nada, uma lambança do ataque apenas. Não o culpo por isso.

Juninho que foi razoável em sua última partida com a camisa alvinegra, voltou a se esconder do jogo, errar passes fáceis e não arriscou aquele belo chute que conseguiu contra a Chapecoense. Tanto ele quanto Anderson Luis devem dar lugar aos seus reservas: Talhetti, que ao menos arma muito melhor que ele e Lucas, que foi bem no último jogo e apóia melhor que o titular.

Culparam o goleirão Wilson pelo terceiro gol, mas não vejo assim. A culpa ali foi de Dieyson que deixou Tico Mineiro subir para cabecear, ficando meio perdido no lance sem saber onde ficar. A bola ali era dele, a cabeçada foi rasteira no canto, difícil para o goleiro. O garoto, que é o atleta da base que mais vem correspondendo junto com Talhetti, não foi bem e no primeiro gol ficou também vendido no lance e deixou o zagueiro adversário acertar uma bela cabeçada no ângulo - indefensável.

Jairo não atuou bem ontem. O time todo estava nervoso e a bola sempre parava em seus pés - o meia queria resolver sozinho e fazia alguma besteira. É um jogador que sabemos que é de qualidade, é abusado, driblador, veloz, mas está precisando de um tempinho para pensar, assim como foi feito com Rafael Coelho. Pedrinho está fora por um mês e a vaga é dele, mas enquanto isso acho claro que Talhetti deve ser o titular, tem maior qualidade de passe e não é tão afobado. Com isso o Jairo pára um pouco para pensar e esperamos que ele volte a jogar o que ele já provou saber.

No ataque, Schwenck foi mal. Sempre que o atacante alvinegro tenta sair para receber a bola de fora da área faz besteira. O Pintado afirma isso pra ele e em outro jogo ele fez o mesmo - tem que ficar dentro da área, jogando de pivô e esperando bola, pois cabeceia bem e tem bom posicionamento. Quem joga mais próximo aos meias é o segundo atacante do time, tanto Ricardinho como Rafael Coelho. Mereceu ser substituído e Marcelo está correspondendo, merece ser o titular no próximo jogo ao lado de Ricardinho - teríamos boas opções de segundo tempo com Rafael Coelho que sempre entra com muita disposição e ele.

Como o time sofreu 3 gols, obviamente todo o setor defensivo arca com isso. Bruno Perone, apesar disso, marcou um gol de cabeça que foi muito importante, salvou uma bola, com um bote certeiro, que seria uma chance clara para os nordestino e não fez uma partida tão ruim, mas tem muito a melhor. Creio que um 3-5-2 seria a melhor estratégia a ser utilizada, ainda mais com as características mais ofensivas de Lucas e Wellington, mas para isso precisamos de jogadores para compor o elenco e serem titulares, Marcos ainda está longe para atuar no profissional e utilizarmos Perone e Dieyson juntos e sozinhos é um tanto quanto arriscado. Precisaríamos da experiência de Régis e de mais um zagueiro experiente, para caso um se machuque. No time atual é complicado utilizarmos três zagueiros até quando o Régis voltar, porque teríamos apenas o jovem Marcão no banco - arriscado.

Não devemos considerar o resultado em si uma catástrofe. O verdadeiro caos é a sequência ruim do time que foi compravada na Copa do Brasil nesta quarta-feira. O Internacional, por exemplo, perdeu para uma equipe do Mato Grosso por um placar pior que o nosso, mas está bem no Gauchão. Nós não, fazemos uma partida decente a cada três, assim fica complicado. Aí está o problema.






Contratações são eminentes.

O Figueirense utilizou o primeiro turno do Estadual como laboratório, como reclamávamos o Gallo por não ter lançado alguns atletas da base para testá-los e não fazer isso no brasileiro, como o exemplo do William Matheus. Agora o Pintado herdou uma bomba, teve de fazer isso no Estadual e no desespero. Erro do passado que sobrou pro futuro.

Todavia, ACABOU O PERÍODO DE TESTES, "acabou a brincadeira" como bem falou o blog do Tainha. Usaram o primeiro turno como laboratório, era necessário, mas deu! Quem conseguiu provar algo fica, quem não conseguiu segue outros rumos, é emprestado.

A Diretoria, então, já emprestou Franklin e Sidinei para o São Bento onde os atletas disputarão a Série A2 do Campeonato Paulista. O Figueira só tem a ganhar com isso e deve continuar, o elenco precisa ser enxugado e os jogadores não podem ficar encostados sem evoluir.
Para agora é: vaga no elenco para quem provou que tem a acrescentar no grupo e novas contratações onde os problemas ficaram eminentes: laterais e zaga.

É bom a Diretoria ter se ligado que AS CONTRATAÇÕES SÃO EXTREMAMENTE NECESSÁRIAS para nossas futuras pretensões e para a continuidade do trabalho, principalmente nas laterais e na composição da zaga que é muito jovem, tendo apenas Régis, machucado, com certa experiência. Precisamos de no mínimo mais um.
Na lateral direita nenhum dos dois atletas tem cacife para titular, mas Lucas dá para se aproveitar. Anderson Luís precisa adquirir confiança.

Caso Marcelo Macedo não acertasse aquele belo chute, a situação ficaria ainda mais preta (como a do Criciúma que precisa golear e não sofrer gols e até a do Internacional que precisa fazer dois e não sofrer nenhum). Desta maneira ficou mais cômoda, mas não por isso fácil. Se o Figueirense jogar o que sua camisa merece, vence o jogo fácil e enfrenta, provavelmente, a Ponte Preta na outra fase.

Uma vitória simples apenas, temos de acreditar, é o que nos resta.
Agora voltamos ao catarinense sem tirar a pulga do Sampaio Corrêa de trás da orelha como era o previsto.

6 comentários:

fernando disse...

concordo com tudo, menos na parte que dissestes que o Juninho não arriscou chute.
arriscou sim, e sempre aqueles chutinhos que a bola chega quase parando.

alias, o que é o nosso toque de bola? parece que os jogadores tocam a bola pra ela chegar e parar no pé do outro. botem força nesse passe pqp!

contrataçoes ja!
demoraram...

Anônimo disse...

Bom gente queria aqui deixar um recado. Estamos com um blog muito divertido e que fala dos dois times da capital de uma forma mais levada a rivalidade sádia.
Hoje temos cinco integrantes no blog e estamos abertos a mais integrantes, principalmente Alvinegros para defender o nosso Figueira e ganhar esse clássico... heheheh
Interessados em fazer parte do blog basta enviar um e-mail para zedofigueira@gmail.com

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Eu proponho a Diretoria do Figueira!! aqui no Bairro eu monto um time para jogar contra o Figueira, e dou um gol, para não ter esta que toma um gol sai atraz, o tal de emocional, para os meninos que fazem menino, eu garanto que não perco o jogo.
TIME ASSIM HORRIVEL, SO ESTA EM PE, PORQUE DO NOME E CAMISA. FORA DIRETORIA, FORA BARE, FORA BIS, FORA PINTADO, FORA WILSON. temos que contratar um candula para buscar a bola no fundo da rede é mais barato.

Dante disse...

Alguém saberia me dizer o que foi feito de um certo time grande da capital, denominado de Figueirense que aprendi a gostar e torcer? Acabou? Fechou? Sumiu? O que vi ontem pela CB, foi um time medíocre, indescente, nojento, horroroso. Uma vergonha.

Anônimo disse...

O nosso Goleirão pode errar , que sempre será perdoado , pois nos momentos decisivos , ele manda ver ......
Agora qto ao time , comissão técnica e diretoria do Figueira ,estou muito ,mas muito decepcionada !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Pois é .... o problema é que estamos acreditando e apoiando desde o ano passado ........E em troca o que recebemos ??????
Um rebaixamento ,
Um péssimo início de Campeonato Catarinense e Copa do Brasil , além de sermos motivo de chacota .Todo mundo agora faz a festa no Scarpelli , menos nós , alvinegros .......