quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Vitória suada e na superação

O Figueirense não foi brilhante como deseja a torcida. Teve momentos em que a Chapecoense dominou a partida nessa quarta-feira. Apesar disso, a vitória veio nos últimos minutos e aliviou a barra pelos lados do Estreito.

O time tem defeitos claros. A zaga é inexperiente, pois está desfalcada do único jogador com com este atributo do elenco que é Régis. Sem Perone, que foi fazer o passaporte italiano, e Rafael Lima que só retorna daqui há 2 meses, a zaga alvinegra foi formada pela dupla de juniores recém-promovidos: Marcos e Dieyson. As laterias são, provavelmente, o setor mais frágil da equipe. Junta-se a isso um adversário encardido como o Verdão do Oeste e tínhamos todos os ingredientes para um jogo difícil. E foi exatamente o que aconteceu.

A Chapecoense começou assustando e esteve melhor em campo durante os primeiros vinte minutos. Criou chances claras de gol. O Figueirense reagiu em seguida e teve uma boa chance após uma tabela entre Schwenck e Ricardinho, o mesmo driblou o goleiro em uma bela jogada, mas Nivaldo recuperou-se e fez grande defesa.
Quatro minutos depois Juninho, que não vinha apresentando um bom futebol, marcou um belo gol da entrada da área após toque de calcanhar de Jairo em uma bela jogada de passes que começou com uma boa arrancada de Ricardinho.
No último lance do primeiro tempo, mais uma vez brilhou a estrela do goleiro alvinegro Wilson, que salvou uma cabeçada a queima-roupa do atacante Bruno Cazarine.
O segundo tempo voltou mais movimentado. Logo aos 4 minutos a Chapecoense empatou após falha do zagueiro Dieyson. Pouco tempo depois o atacante Rafael Coelho entrou no lugar de Schwenck, que não vinha bem, e deu mais mobilidade ao ataque alvinegro. Ele mesmo empatou, de cabeça, aos 18 minutos após boa jogada de Ricardinho.
Depois disso o time do Figueirense se perdeu um pouco. Em nova falha, desta vez de Talhetti, os visitantes empataram. Vale lembrar que a vaia à esperança alvinegra oriunda da base é injusta e logo os torcedores saberão disso. O gol foi anotado por Éverton César, após grande defesa de Wilson.
O nervosismo dos garotos aumentou e a torcida já parecia se conformar com o empate. Aos 42, porém, Ricardinho foi puxado na área após escanteio e o juiz marcou a penalidade. Ricardinho mesmo foi para a cobrança e tirou da garganta o grito dos quase 4500 torcedores presentes no Scarpelli. O jogo continuou tenso até o apito final do juiz.

Mesmo com a vitória, o Figueirense está fora da disputa pelo título do primeiro turno. Vai a Criciúma domingo para cumprir tabela. Porém esses pontos podem valer no futuro, graças ao regulamento da competição. Esperamos que o título do returno não nos faça ter que depender desses resultados.




Análise individual dos jogadores.

Wilson: Estava menos seguro que em outras oportunidades, porém salvou o Figueira com uma bela defesa no fim do jogo e outras durante a partida - como sempre.

Lucas: Discreto, mas no ataque vem apoiando bastante. Apareceu bem em um lance no segundo tempo.

Dieyson: Falhou no primeiro gol da Chapecoense e se mostrou mais inseguro que em outras oportunidades onde atuou bem.

Marcos: Inseguro, principalmente no início da partida. Primeiro jogo como titular, nervosismo pesou. Pode acrescentar no futuro.

Wellington: Errou muitas cobranças de falta, porém não comprometeu.

Roger: Foi bem. Vem evoluindo com o campeonato, muita raça, mas só aparece defensivamente.

Rômulo: Discreto em sua estréia, mas na defesa roubou boas bolas. Também sofreu o pênalti.

Juninho: Apesar de ter feito um belo gol, não demonstrou até agora o futebol que se esperava dele. Porém, evoluiu em relação às demais partidas.

Jairo: Irregular, alterna bons lances com erros fáceis. Deu o belo passe de calcanhar para o segundo gol.

Schwenck: Não acrescentou muito enquanto esteve em campo e foi substituído corretamente.

Ricardinho: Foi muito bem, principalmente no segundo tempo. Parece ter encontrado seu futebol após um mal 2008. Participou da jogada dos dois primeiros gols diretamente.

Talhetti: Entrou muito mal e nervoso, errando jogadas fáceis. Precisa encontrar o bom futebol que apresentou nos juniores. Poderia ter corrigido a falha no segundo gol, mas perdeu a chance. Devemos ter paciência pois é uma das maiores promessas.

Rafael Coelho: Entrou muito bem e meteu um balaço de cabeça. Ajudou a construir o resultado.

Douglas: Pouco tempo em campo. Sem avaliação.

E você, torcedor, acredita que o Figueira ainda pode progredir no campeonato?

3 comentários:

Zé da Ilha disse...

Gente a coisa é o seguinte: Tem muita gente boa e cheia de criatividades. Então estamos covocando para termos mais uns integrantes no blog. Alguém que esteja afim de colaborar com o bom humor e postar no blog.
Para isso basta enviar um e-mail para zedoavai@gmail.com

Achei que você Matheus ou Leonardo poderiam ser um bom representante alvinegro no nosso blog.
representante avaiano tem, mais alvinegro tá difícil.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Ricardinho é o cara, o time ja começa a ter uma cara, falta umas mudanças, Lateral esqurdo, um meia, e um atacante, ai é
EI VOCE AI O FIGUEIRA VAI SER BI
EI VOCE AI O FIGUEIRA VAI SER BI CAMPEÃO

Anônimo disse...

Soh avisando: aquele blog novo http://avaixfigueira.blogspot.com/ eh FAKE. Aquele coitado do seu cunha criou todo o lance. Ele eh todos os 3 de lah. Melhor tirar o link de vcs de lah.

Isso eh soh um aviso, nao publique ok senao ele vem aki encomodar vcs.