sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Uma quinta-feira sofrida


A partida de hoje foi daquelas doídas de assistir. Além do confronto, em casa, terminar em 0x0, que já é algo desempolgante e monótono, o jogo fez por merecer este placar.

O Brusque veio com uma intenção - fechar-se para o jogo a fim de garantir um empate, conseguiu.
O Figueirense repetiu a escalação do jogo contra o Tubarão - onde já jogou mal e ganhou por competência do grande goleiro que temos e da raça de Rafael Coelho e Roger - e o que almejava não alcançou.

As falhas do time foram lúcidas:

Aquele problema, que o blog salientou no início do Campeonato, persiste e Pintado insiste em não consertá-lo. A ligação defesa-ataque é medíocre, não vejo um toque de qualidade no grau de volante, não vejo alguém para carregar a bola da defesa para o nosso único meia, no caso o garoto Talhetti sobrecarregado. Na verdade vi, o zagueiro Perone - não era ele que deveria fazer isso, chega a ser vergonhoso, afinal mostra que a situação está realmente crítica.
Os dois laterais, que também deveriam auxiliar nessa tarefa, omitem-se, principalmente Anderson Luís. Roger que é dos poucos bons jogadores que auxiliam nisso precisa, urgentemente, voltar a sua posição que está muito carente. Minha esperança fica nos pés de Bruno Octávio e espero que ele não a chute.

Outro problema que foi notável por todos é o fato dos jogadores esconderem-se do jogo a todo momento - foi o principal problema deste jogo. Os poucos que tentavam alguma coisa, como Talhetti, Rafael Coelho, Wellington (no primeiro tempo) e Lucas eram crucificados por tentar, enquanto Juninho, Anderson Luís, Marcelo (a pesar de ser centro-avante), Rômulo refugiavam-se atrás da marcação do Brusque.
A cena de Talhetti e Rafael Coelho avançando para cima da defesa, driblando um e, ao ficarem encurralados e sem opção de passe, perderem a bola era costumeira. E a maioria da torcida critica os mesmos por tentar - a culpa não era deles, eles estavam certos.
Este é um problema sério, pois os jogadores ficam cada vez mais inibidos e preferem não pedir o jogo para si, situação mais cômoda e não precisa ouvir vaias caso erre.

Análise dos jogadores:

Wilson, como SEMPRE, foi um monstro. Fez defesas com grau de dificuldade muito alto, assim como o bom goleiro do Brusque, que salvou o time do Vale do Itajaí em uma cabeçada de Juninho que também acertou a trave.

Bruno Perone, que foi muito criticado por usar chuteiras azuis em uma grande infelicidade, foi bem em minha opinião. Era triste ver o "Lúcio alvinegro" ter que chamar a responsabilidade para si e tentar criar algo com uma arrancada pois o time todo escondia-se com medo de ser vaiado, a culpa não era dele pelos erros ofensivos. O considero um dos poucos que não comprometeram na partida de ontem.

Roger hoje não foi bem como vinha nos demais jogos. É apenas, como Ney Pacheco falou em seu blog, o segundo atletaque vem se confirmando como titular, além de Wilson. Hoje, novamente, atuou de zagueiro e ficou perdido em alguns lances na marcação, mas como sempre mostrou aquela qualidade no reflexo e na reação em campo. Pintado deve colocá-lo de volante - o atleta é dos poucos com maior qualidade no setor que foi pior em campo hoje.

Ambos os laterais foram muito mal. Wellington, que costuma apoiar mais, fez alguns poucos lances no primeiro tempo, como um que deixou Ricardinho na cara do gol, mas SEMPRE cai muito de rendimento no segundo tempo, errando domínios e passes bobos. A torcida perdeu a paciência do lateral de chuteiras alaranjadas. Além disso não ajudou defensivamente.

Anderson Luís não consegue ser um bom apoiador no time do Figueirense. É raçudo e mostrou disposição na defesa - por ser volante de origem-, tirou boas bolas recuperando-se bem dos lances - principalmente no primeiro tempo e a torcida gostou. Porém, no segundo reduziu também sua atuação que era boa defesivamente falando. Novamente a torcida vaiou e muito por ser um lateral que tem medo de ousar e de tentar alguma coisa mesmo com uma avenida em sua frente - precisa perder esse medo.

Rômulo que fez boa partida contra o Atlético Tubarão, inclusive dando belíssima assistência para o gol de Rafael Coelho, foi muito mal. Cometeu erros bobos de passe, além de ser nulo o seu auxílio na ligação ao ataque.

Não vi o Juninho em campo na partida desta quinta-feira. Precisamos muito de sua atuação por ele ser o cara responsável por fazer àquela ligação tão falha na nossa equipe, porém ele continua se escondendo da partida. Como comentarei mais para a frente, Juninho admitiu que está devendo, talvez por ter iniciado tardiamente a temporada, e que fará de tudo para melhorar, porém não foi desta vez. Quase fez um gol de cabeça que poderia mascarar sua fraca atuação, como naquela partida contra a Chapecoense. Está nele a principal carência da equipe, como já supracitada, e espero que Bruno Octávio, que tem boa qualidade de passe, feche essa lacuna.

Édson Galvão foi o melhor dos três volantes - não que isso seja algo de muita qualidade. Tentou alguma coisa, foi o jogador de maior disposição e que mais tentou alguma jogada em sua posição e foi vaiado por isso. Se tivéssemos dois "Galvões" atuasse hoje talvez teríamos maior ousadia e com isso melhor qualidade na ligação defesa-ataque - Perone não precisaria dar uma de Lúcio e perderíamos menos bolas.

Talhetti foi o único armador do time - Juninho nada criou - e ficou extremamente sobrecarregado. Fico boquiaberto que a torcida vaiou Talhetti em alguns momentos. Vaiar o único jogador que tentou alguma coisa nesse meio-campo fraco? Talhetti se errou 5 jogadas foi muito, acertou quase tudo que tentou, com a qualidade do passe que sabemos que tem fez bons lances, bons dribles, porém nada muito eficaz - nada que trouxesse muito perigo para o gol do Brusque.
Ridículo criticar o garoto por ele não ter com quem jogar e ter de tentar resolver sozinho, obviamente, em vão.

Ricardinho infernizou, como sempre, o lado direito da defesa adversária no primeiro tempo. Também fez o de sempre e caiu de rendimento no segundo tempo. O atacante parece perder a empolgação ao ver que é o único praticamente a fazer alguma coisa e no segundo tempo esconde-se do jogo - precisa parar com isso pois o time é muito dependente dele no setor ofensivo - é, em minha idéia, o terceiro titular time junto com Wilson e Roger, mas precisa manter o ritmo no segundo tempo e ter alguém para ajudá-lo dentro da área.

Marcelo é centro-avante de qualidade. Todavia, não é daqueles com característica de pivô e precisa, portanto, procurar mais a bola, como Ricardinho. Hoje, como na partida passada, ficou escondido. Com Talhetti sobrecarregado, laterais assustados e sem ninguém para ajudar em uma jogada não há quem crie e muito menos bola que chegue aos pés de um centro-avante pronto para finalizar.

Rafael Coelho foi o melhor atacante desta partida mesmo tendo atuado muito pouco. Ele é daqueles que procura o jogo e tenta fazer alguma jogada. É um pouco maluco e faz escolhas erradas, mas não peca por omissão. Ricardinho também tenta e dribla muito bem, mas sempre desiste muito cedo como na partida de hoje. Tem características parecidas com o Otacílio Neto, ex-alvinegro e atual Corinthians. Deu uma sacodida no jogo quando entrou, entretanto não conseguiu chegar perto do gol do time do Vale do Itajaí. Precisamos de mais jogadores com o espírito de Coelho, pra mim é titular do time, mas deve pensar um pouquinho mais antes de tentar uma jogada.

Lucas jogou pouco mas o suficiente para atacar mais que o seu titular. Tentou algumas jogadas e ao errar uma foi vaiado. A torcida acha isso correto? Queimar o garoto que está tentando fazer o que o Anderson Luís não faz nunca? Jogador que chama a responsabilidade para si e tenta ajudar tem que ser apoiado, senão ficamos na mesma.

Schwenck é jogador de área, quando sai de lá faz besteira e disto todos sabemos. Em partidas passadas o centro-avante cometou essa falha e foi criticado corretamente por isso. Desta vez Pintado deixou claro para o veterano ficar dentro da área, esperando alguma condição para finalizar - essa não veio. A culpa não foi dele por não ter aparecido no jogo.

Sobre a atuação de Pintado farei uma análise à parte mais para frente, assim como o estardalhaço feito pela chuteira de Perone.

Faça sua análise da partida, torcedor alvinegro! Amanhã tem Púlpito Alvinegro com os melhores comentários das últimas semanas.

Um comentário:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Torcedores Alvinegros, Se ate o fim de Março, não mudarem eu cancelarei minhas 03 carteiras de socios, e os convido a fazerem o mesmo.