segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Analisando "Alvinegramente" - Rodada 36

Daqui em diante, neste blog, farei sempre a seção "Analisando 'Alvinegramente'" que consistirá em uma análise (obviamente) à respeito da rodada, olhando sempre para o lado do alvinegro.
Tal análise não será feita falando apenas o óbvio, ou seja, dizendo qual resultado foi bom porque não passou o Figueirense na tabela, mas também quais jogos influenciarão emocionalmente o time, como um time que goleou e na próxima rodada enfrentará um desafeto do Figueira na tabela entre outras formas.


Ao fim de cada análise farei um resumo para aqueles que não tem paciência para textos grandes.

Como já comecei esta análise em outro post, com os jogos de sábado, agora terminarei com os de domingo:


VASCO 1 X 2 SÃO PAULO


O Vasco era o único time que, após os resultados de sábado, poderia passar o Figueirense na tabela, porém tinha o melhor time do campeonato pela frente.
Jogou bem, na medida do possível, só que esbarrou na própria falta de qualidade técnica.
Para o alvinegro foi bom a derrota vascaína ter ocorrido por um resultado apertado, com o Vasco tendo oportunidades claras de empate, como a de Edmundo, o que com certeza vai comprometer o estado emocional do time que, como Renato Gaúcho mesmo disse em sua entrevista coletiva, está completamente abalado. Foi feita uma grande propaganda como se este jogo fosse o mais complicado para os sãopaulinos, motivando de certa forma os cariocas, mas isto de nada adiantou.
Em minha opinião o Vasco é o segundo time que mais tem sua permanência na A ameaçada, enfrenta o Coritiba (que já fiz uma análise em outro post) motivado depois de uma goleada, com quatro gols do artilheiro Keirrison, sobre o Santos, fora de casa, por isto chego àquela conclusão.

Este foi o melhor resultado da rodada de domingo, o Vasco com este resultado provavelmente cairá para a série B, enfrentando um Coritiba, muito motivado, com o emocional extremamente abalado.


CRUZEIRO 3 X 2 FLAMENGO



Neste resultado a única intenção alvinegra corresponde aos jogos da última rodada de ambos os times. Com a vitória do time mineiro a situação dos times que disputam uma vaga para a Libertadores ficou muito conturbada o que é benéfico para o time catarinense. Com isso Flamengo e Cruzeiro entrarão na última rodada precisando vencer para garantir a vaga e ambos enfrentarão times que estão ameaçados pela zona: Flamengo contra o Atlético-PR e Cruzeiro contra a Lusa.

O resultado foi bom por nao acomodar os dois times que enfrentarão aspirantes à segunda divisão na última rodada precisando vencer - Lusa e Atlétido PR.


SPORT 3 X 0 ATLÉTICO-MG


Com esta vitória contundente, o Sport freia a arrancada de vitórias e boas atuações porque passava a equipe mineira. A equipe nordestina enfrenta a Portuguesa no Canindé e se esta motivação, que não sei daonde surgiu, for mantida provavelmente pode rebaixar o clube da Lusa para a série B - que está jogando um bom futebol mas não vem alcançado os resultados.
Já o Atlético que jogava muito bem nos últimos jogos levou um baque com uma goleada destas construída nos últimos momentos e enfrentará ainda atordoado a equipe do Santos. Este jogo é um onde tudo pode acontecer, com dois times recém-goleados se enfrentando.

O Atlético-MG encara o também desmotivado Santos, ambos os times sofreram goleadas contundentes nesta rodada o que promoverá um jogo onde a necessidade por vitórias do Santos pode fazê-lo escapar definitivamente da zona. Já o Sport enfrenta, com uma motivação trazida não sei como à tona por Nelsinho e elevada devido a goleada, a Portuguesa no Canindé - poderá decretar o rebaixamento da Lusa ou dar um grande passo para.


PALMEIRAS 2 X 0 IPATINGA


Neste caso serei direto. O resultado do jogo decretou o rebaixamento do muito ameaçado Ipatinga que agora só com milagre se safa. O problema encontra-se na última rodada onde, já rebaixado, enfrentará o Fluminense precisando vencer no Maracanã, aí não há santo que salve. Um adendo que faço aqui é em relação ao bom atacante Adeílson e também ao meio-campo Salino, jogadores baratos e que a diretoria alvinegra deveria crescer os olhos.


INTERNACIONAL 0 X 2 FLUMINENSE

Com este ótimo resultado fora de casa, o Fluminense afastou ainda mais o fantasma do rebaixamento. Pegando um Internacional completamente focado na disputa da final da sul-americana, o tricolor não deixou barato. Um destaque para ser feito é que o time reserva do colorado não tem feito boas atuações, sem contar a contra o Ipatinga, o que é um ótimo sinal para o Figueirense pois a equipe carioca jogou nervosa durante toda a partida e mesmo assim saiu com um bom resultado, além de perder algumas chances claras de gol, mostrando que a equipe reserva do Inter não vem jogando muito bem.
Já o Fluminense, em minha concepção, nao cai mais. No próximo jogo pega o líder São Paulo louco para decidir o campeonato em casa, o que provavelmente acarretará numa derrota, porém, infelizmente, pega o provalvelmente já rebaixado Ipatinga que deve entregar os pontos, porém o futebol é dinâmico e quem sabe o time mineiro não consegue uma proeza? O Fluminense perdendo a próxima e a última pode se complicar na tabela com 43 pontos, mas é bem difícil pois o máximo que o Figueira alcança seriam 44 pontos e o clube carioca ficaria acima com os critérios de desempate, portanto é torcer por duas derrotas mesmo que difíceis.

Esse resultado é péssimo, pois praticamente salva o Fluminense que enfrentará o já rebaixado, provavelmente, Ipatinga, em casa, na última rodada. Com isso deveríamos nos preocupar mais com os jogos dos times que estão abaixo de nós na tabela, além de Náutico e Atlético-PR. O lado bom desta boa vitória tricolor é a passividade do time reserva colorado que, completamente focado na sul-americana, perde com um resultado até de certa forma amplo por uma equipe de baixo da tabela - bom pro Figueira que encara o Colorado na última rodada, de ressaca e com time reserva, em casa.

5 comentários:

Wagner disse...

Cara,muito legal a análise individual dos jogos.Dá só uma corrigida pq o Vágner Mancini não é técnico do Sport e sim do Vitória.

Obrigado pela paciÊncia e continue assim!

Abração

Luis disse...

legal o seu blog!

parabens vou adicionar nos favoritos aqui!!

QUEBRA TUUUUUUUDO FIGUEIRAAA!!!!

VAMOS SAIR DESSA!

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Ja adicionei no meu Favorito, o negocio é simples Vencer O botafogo, e Parabens pelo blog.

fernando disse...

temos que vencer o botafogo e secar o nautico pra eles perderem pelo menos 1 joguinho...

dale figueira, vo acreditar ate o fim...
e se nao der, estarei ano que vem ao lado do figueira aonde estiver

eu acho que venceremos os 2 jogos que nos restam, e o nautico ira perder para o santos na ultima rodada...
eh o figueira!

Sangue Preto e Branco disse...

Puta merda Wagner, claro, me confundi porque o Mancini jogou contra o Gremio e conseguiu uma espécie de "vingança" por ele ter sido demitido no início do campeonato, daí fiquei com o nome dele na cabeça.
O técnico é o Nelsinho Baptista que "rebaixou" o Corinthians e deu a volta por cima ao ser campeao da Copa do Brasil.

Valeu pela correçào cara!
E obrigado a todos pelos comentários, obrigado mesmo!