quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Carta aos jogadores do Figueira

Quem acompanhou a maioria dos blogs alvinegros nos últimos dias, principalmente anteriormente à partida contra o Timbu, ou até mesmo a sempre movimentada Comunidade do Figueirense no Orkut já está sabendo de uma carta feita por um torcedor alvinegro que teve como destinatário os jogadores do Figueira para o último jogo.

O autor deste nobre gesto, na maior boa vontade, foi o alvinegro Wilson Junior (nome de craque). Will, como vários usários da comunidade alvinegra do Orkut apontaram, parece ter o dom de ilustrar no papel todo um sentimento que, ao ser lido, parece explodir - alguns torcedores ao terminarem de ler acabaram se entregando às lágrimas.

No primeiro jogo através de e-mails e outros meios, a carta chegou realmente ao técnico Pintado que, provavelmente, haja vista seu caráter motivacional que preza pelo psicológico, deve tê-la usado como fonte de encorajamento para o elenco alvinegro.

Se realmente foi usada não se sabe, mas que os jogadores entraram em campo com muita raça e força de vontade é evidente, isto que o Asprilla nem estava jogando! Por isso Will criou uma nova carta, tão arrepiante e especial quanto a primeira - fazendo até mesmo uma alusão ao desastre que ocorre em nosso estado que está deixando milhares desabrigados e dezenas de morte, infelizmente - e eu não me vejo em outra posição, como o blog MeuFigueira tambem já o fez, que não seja a de postá-la.

Queridos jogadores,

Tentarei ser um pouco mais direto nesta segunda carta. Porque EU ACREDITO que vocês já entenderam o que significa para essa nação alvinegra permanecer na primeira divisão do Brasileiro. EU ACREDITO que vocês já entenderam a grandeza da camisa que vocês estão vestindo, a história recente do nosso Figueira, e EU ACREDITO que vocês sabem o quanto mereciam estar numa posição melhor no campeonato.

Toda a mensagem daquela primeira carta foi muito bem assimilada por vocês e isso ficou bem claro na virada pra cima do Náutico. Que vitória! Que garra que vocês mostraram. Era disso que estávamos falando na primeira carta, de entrega. Foi de emocionar observar como o apoio das arquibancadas se traduzia no comportamento de vocês em campo. Jogadores e torcedores na mesma sintonia. Foi a vitória típica de uma arrancada rumo à permanência, tenham certeza.

Aquela virada foi a virada do coração. Era assim que tinha de ser, afinal estávamos de técnico novo há apenas 3 dias. Agora é na bola também. E estou certo de que o Pintado sabe o melhor caminho para ficarmos. Mesmo tendo chegado há pouco, ele vibrou tanto quanto vocês a cada gol, ao final daquela vitória. Um cara que se entrega desse jeito, não está de pouco caso com a nossa situação. Confiem nele!

Mas queria falar um pouco mais sobre esse Botafogo que vocês vão enfrentar, sobre estar longe de casa e sobre a nossa situação.

O duelo com o Botafogo pela Copa do Brasil ainda está fresco em nossa memória, como já citei na primeira carta. Eliminamos um clube carioca na semifinal e em pleno Maracanã, com mais de 60 mil torcendo contra, graças a um gol do Cleiton Xavier aos 43 do segundo tempo. Um gol bem naquele espírito de entrega até o último minuto que vocês entenderam bem e que precisam manter nesses últimos dois jogos.

O que marcou depois daquele jogo, porém, foram as palavras do Carlos Augusto Montenegro, então presidente deles, que chamou o Figueirense de time “medíocre”. Uma ofensa que até hoje não esquecemos e que vocês têm que levar pra dentro de campo. Afinal, é isso que vão pensar da gente mais uma vez se não sairmos de lá com um bom resultado.

Medíocre??? Medíocre é o Botafogo que não paga salário em dia aos jogadores – e aqui no Figueira ninguém passa por isso. Medíocre é o clube que leva um gol no primeiro minuto de jogo e se entrega. Medíocre é o time que baixa a cabeça depois de levar dois empates seguidos. Medíocre é o time que não tem forças para reagir quando falta pouco tempo para o final do jogo. Medíocre é o time que se abala quando tem um jogador expulso. Medíocre é o time que não vibra com seus torcedores ao final de uma vitória dramática. Acho que vocês sabem do que estou falando.

Aquele jogo contra o Náutico mostrou que vocês não são nada medíocres. Muito diferente disso. Vocês têm a oportunidade de voltarem do Rio como heróis. E, desta vez, o jogo é no Engenhão, com bem menos gente, menos pressão e menos dedicação por parte do nosso adversário. Mas a pegada tem que ser a mesma, do início ao fim. Pra conseguir uma vitória expressiva e dizer ao Brasil que o Figueira ainda vai ficar muito tempo na primeira divisão.

Aliás, quem está há mais anos consecutivos na Série A? Botafogo ou Figueirense? Pois é, a história recente também joga a nosso favor. O Botafogo esteve na segundona em 2003, já o nosso Figueira não sabe o que é Série B desde 2001. Já são sete anos seguidos na primeira divisão e teremos muito mais depois desses dois jogos.

E não pensem que por estarem longe de Florianópolis, estarão sem a nossa vibração. Vários de nós farão sacrifícios imensos para ir ao Engenhão, representando aqueles que não podem ir, mas que estarão ligados na partida, com o radinho na orelha, mandando a energia mais positiva que vocês possam receber e se emocionando a cada gol marcado.

Por fim, um apelo que pode parecer distante do futebol, mas que pode ensinar muito para todos nós. A população catarinense, como vocês bem sabem, passa por um momento difícil. Pessoas perdendo as casas, muitas sem ter onde ficar. O orgulho deste estado está ferido. E vocês podem dar esperança a esse povo. Não só à grande maioria alvinegra, mas também àqueles que não ligam tanto para o futebol. É a oportunidade de mostrar que é possível dar a volta por cima quando tudo parece estar perdido, como vocês estão fazendo em campo.

Neste domingo, vocês são os desabrigados, que estão longe de casa e que vão superar esse obstáculo na base da raça, para voltar ao lugar onde são queridos com a sensação de dever cumprido, para construir uma nova história daí em diante.

O momento conspira a nosso favor – e os resultados do final de semana comprovaram isso. Estamos com vocês, bravos guerreiros do Figueira. E lembrem-se: uma grande festa, jamais vista na carreira de cada um, vos aguarda na volta a Florianópolis para o derradeiro jogo contra o Internacional.

Saudações alvinegras desta torcida que ACREDITA no potencial de cada um de vocês.


Agora que acabou de ler, não ficou arrepiado?

Duvido que qualquer torcedor que seja não fique e espero que Pintado leia nos vestiários antes do jogo para servir de aspecto motivacional a nosso time - você como jogador não ficaria entusiasmado após uma mensagem tão contundente?

Como disse Fernanda, integrante da comunidade do Figueirense: "Se a emoção da carta não for suficiente põe o nosso querido Ceará pra ler! " Uma ótima idéia que com certeza motivaria ainda mais cada jogador, ou até como o MeuFigueira apontou pode ser lida por Gustavo que tem muita moral com o grupo.

Espero também que o time entre com a mesma raça do jogo contra o Náutico e, a base de muita luta, vença a partida de forma honrosa sobre o Botafogo que Ney Franco garantiu que estará com força máxima, mas com certeza nem com um terço do coração do glorioso.

2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Isto mesmo, valeu Willl!, este sentimento tem que estar na comissão tecnica, por que nos torcedores almejamos o melhor para o nosso Figueira, e por isso estaremos com ele onde ele estiver.

Unknown disse...

Sem comentários. Espero que os jogadores sintam a mesma coisa que sentimos ao ler uma carta dessas. Sangue quente, olhos vermelhos e uma força imensa no coração. Pra cima do Botafogo Figueira!!!!