domingo, 30 de novembro de 2008

Botafogo x Figueirense - É hoje!


É hoje nação alvinegra!

Toda nossa participação deste ano na série A estará em jogo as 17 horas no Engenhão, no dia de hoje. 
As defesas milagrosas de Wilson, os dois gols de Felipe Santana nos últimos momentos contra a Portuguesa, o golaço de Cleiton Xavier contra o Palmeiras, os gols de Edu Salles sobre o Santos, o de Asprilla cabeçeando contra o Vasco em pleno São Januário lotado, o de Marquinho no fatídico jogo contra o Grêmio, o gol sofrido e emocionante de Bruno Perone contra o Náutico entre outros, enfim, tudo o que foi construído durante toda a jornada do Campeonato Brasileiro Série A de 2008 dependerá essencialmente do jogo deste domingo contra o Botafogo para o alvinegro.

O Figueirense enfrentará, como todos já sabem, um adversário que não aspira a mais nada dentro do campeonato, apenas dentro. Passando por uma vasta crise, o Botafogo não paga o salários de seus jogadores há algum tempo - as notícias de debanda para outros clubes de cada jogador são rotineiras; jogadores estão sendo acusados de estarem fazendo corpo mole; Carlos Alberto, meio campo do time, processou o clube; um diretor acaba de ser eleito... 

Uma coisa é certa, o ambiente é conturbado do lado de lá. Porém, por não terem mais objetivos no campeonato, alguns externos começam a surgir - o famoso e polêmico assunto da mala branca.
Os jogadores querem dinheiro, estão sem recebê-lo há algum tempo, e o que este assunto tem rendido é de abismar - o Vasco estaria mesmo "patrocinando" o salário dos jogadores de uma forma excêntrica? Isto influenciará na atuação dos mesmos e no resultado do jogo?
O blog do Diego Simão no Globoesporte falou bem a respeito deste tema e convido-os a acessarem clicando aqui - a atuação dos alvinegros cariocas será observada por todos devido a tamanha polêmica, com um gigantesco problema de imagem a cada um deles - ganhar virou uma questão de honra,  como o blogueiro afirma. 
Nisso tudo concordo com o Tainha - quem arcou com todo o problema e será diretamente prejudicado é o Figueirense, o Botafogo de time nem aí para nada, como estava há rodadas (na passada jogou dispretensiosamente contra o também ameaçado Atlético-PR mas sem a polêmica da mala branca) transformar-se-á em um time com uma motivação, tendo ou não tendo mala. O Botafogo chegou a afirmar que pretende ajudar o Vasco da Gama vencendo o Figueirense, mas diz que esta não é a prioridade.
O Botafogo terá desfalques para a partida. Renato Silva, zagueiro titular, não atuará por lesão, assim como Wellington Paulista. Túlio foi condenado no STJD a cumprir dois jogos de suspensão por uma briga no jogo contra o Goiás, no qual o time foi derrotado facilmente, e cumpre o segundo. Emerson, que não foi bem (a zaga toda no último jogo foi mal) continua na zaga, Lucas Silva no meio-campo ocupando a vaga de Túlio, e Zárate, que marcou no esquisito jogo contra o Atlético-PR, onde as falhas da zaga foram marcantes, ao lado de Jorge Henrique que volta ao time e é bom jogador. 

A situação do Botafogo influenciará diretamente na partida, porém o Figueirense não deve se preocupar com a atuação do adversário, que poderia ser qualquer um, disputando ou não algo ainda na competição, o time tem a obrigação de ganhar. 
Um ponte forte que considero é o fator motivacional que ajudará bastante nossa equipe, devido ao resultado do último jogo e a maneira, a melhor possível, que foi conquistado. Creio que o Figueirense entrará "comendo grama" e confiante.
O treinador Pintado, em uma entrevista para o Diário Catarinense respondeu o seguinte quando foi questionado em relação a diferença de momentos entre o desmotivado Figueirense que ele encontrou nos primeiros encontros e o time após a importantíssima vitória contra o Timbu:
Pintado — Para a gente ficou muito claro, antes do jogo contra o Náutico, que se tratava de uma equipe que havia perdido totalmente a confiança. Uma equipe que não acreditava na sua força, e que, não tinha entregado os pontos, mas estava bem próxima de se entregar. O que a gente conseguiu, e isso para mim tem um valor muito especial, foi fazer estes atletas terem o brilho nos olhos outra vez, saberem que era possível vencer. E após o jogo, a gente pôde perceber que o sorriso voltou ao semblante de todos e foi contagiante. A torcida nos apoiou no jogo contra o Náutico, ela sentiu que o momento era de apoiar, de ajudar a todos nós dentro do jogo, e no final saiu todo mundo feliz.
Outro fato que ajudará o Figueirense, em específico o goleiro Wilson terá a força de sua família, que mora no Rio de Janeira e não tem muitas oportunidades de acompanhar ao vivo os jogos, que estará nas arquibancadas do Engenhão motivando -  inclusive terá a presença do maior fã do goleiro-ídolo da torcida alvinegra: o Wilson pai.
— Meu pai é certeza que vai estar lá e minha mãe, se der, se não tiver nenhum problema, deve estar lá vendo o jogo também. É sempre importante a família estar por perto, acompanhando, passando confiança, dando apoio quando a gente precisa, principalmente nos momentos mais difíceis -  afirmou o goleirão, além de também lembrar que a outra vez que sua família foi ao estádio torcer deu sorte, no jogo de classificação para a final da Copa do Brasil do ano passado por 3x1 contra o Botafogo e também citou a sorte novamente ao alegar que tem um fortúnio a mais quando joga contra eles.
Junto com o Wilson pai estarão na arquibancadas do Engenhão pelo menos 200 torcedores do alvinegro mais querido de Santa Catarina, que saíram de ônibus, aqui de Florianópolis, ou até mesmo de carro e de avião, apoiando incessantemente o time e disputando na voz com uma torcida desempolada e sem ambição do time carioca que verá o seu time pela última vez no ano dentro de casa. Tudo para ser uma festa belíssima da torcida.

— Olha, me emociona ver o quanto esta torcida é apaixonada, o que aumenta a nossa responsabilidade. Eu imaginava que era muito importante, mas com este calor da torcida, todos nós, e eu passei isso para os jogadores, temos uma responsabilidade muito grande. Você não tenha dúvidas de que isso vai ser muito importante neste momento. Tudo o que a gente puder conseguir para somar forças, você pode ter certeza de que é fundamental. E esta torcida, mais uma vez, como fez ao longo do campeonato, vem apostar na gente. O momento ainda é complicado, mas nós temos força suficiente para reagir. - respondeu o técnico Pintado ao ser indagado a respeito de manifestações de apoio de torcedores e também da viagem de centenas de alvinegros até o local do jogo.
Por fim, ao final da rodada, se tudo der certo, o Figueirense botará o coração na ponta da chuteira, vencerá o Botafogo, motivado ou não e o Náutico perderá para o Atlético-PR nos Aflitos - o que retiraria o Figueirense da zona de rebaixamento - fazendo com que o mais vezes campeão dependa apenas de si mesmo para garantir a permanência na elite, lugar que ocupa a mais tempo que qualquer outro time de nosso Estado.

Segundo o leitor fernando: "temos que vencer o botafogo e secar o nautico pra eles perderem pelo menos 1 joguinho... dale figueira, vo acreditar ate o fim... eu acho que venceremos os 2 jogos que nos restam, e o nautico ira perder para o santos na ultima rodada... eh o figueira!" 

Para finalizar dois vídeos para motivar e empurrar nossa torcida e nosso time rumo à vitória:






2 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Força Figeira, Eu acredito.

Dante disse...

Essa já foi, tá no papo. Que venha o Inter e a vitória com combinação de resultados seja toda nossa. Dá-lhe Figueiraaaaaaaa!!!!!!
Dante.