sexta-feira, 27 de março de 2009

Boatos e informações sobre a lista de dispensas e contratações

No dia de quinta-feira, dia 26 de março, todas achavam que o principal tema sobre o Alvinegro na mídia seria a impressionate virada sobre o Criciúma no Scarpelli por 5x2 - que começou com erros incríveis de Perone e principalmente de Marcos no primeiro tempo e culminou em belíssimas atuações, como a de Lucas e Roger, além de uma total mudança no padrão de jogo do time com a entrada de Pedrinho tirando a sobrecarga das costas do único meia Talhetti e também da grande qualidade de Rafael Coelho que mais uma vez veio à tona; além disto William Matheus e Dalton, sempre contestados, fizeram uma boa partida -, mas estávamos redondamente enganados!

A LISTA DE DISPENSAS

O assunto do momento foi a famosa lista de dispensas de Roberto Fernandes, que pretende utilizar um total de no máximo 32 jogadores no elenco, somando inclusive os que serão contratado. Para isso, como foi falado no post passado, seriam necessárias no mínimo 11 dispensas do time principal.
Os principais alvos seriam os garotos da categoria de base que não conseguiram mostrar muito serviço e voltariam para os juniores ou até mesmo seriam emprestados: como o zagueiro Marcos. Já as demais seriam de jogadores que não conseguiram mostrar bom futebol e seriam dispensados: Rafael Ueta encabeça tal lista.

No entanto, a informação nova afirma que o total será de 15 atletas. Segundo o portal Clicrbs, as informações seriam de fontes ligadas ao clube, a despeito do que Fernandes havia afirmado na coletiva de quarta-feira que não tinha um número específico. Anderson Pico, lateral do Figueirense, também frizou que nesta semana está sendo analisado quem serão os escolhidos e que o número será mesmo de 15 jogadores.

As contas feitas no post anterior contabilizavam que onze NO MÍNIMO seriam as dispensas (ou rebaixamentos para a base) necessárias, contabilizando o grupo de 30 a 32 que o Roberto Fernandes quer trabalhar com as 6 ou 7 novas contratações que ele já havia afirmado. Com isso, caso o técnico trabalhasse com 30 jogadores e com as 7 contratações vindo, o Alvinegro teria de dispensar 14. Portanto ele quer dar uma enxugada boa e trabalhar com o menor número possível de jogadores. Por isso creio que teremos surpresas agradáveis e desagradáveis nesta famosa lista.

— É complicado quantificarmos a questão de modificação do grupo sem ter a
certeza disto. Uma coisa que eu deixei claro para a diretoria é que não adianta
quantificar. Já temos 37 jogadores. Precisamos daqueles que tem o perfil da
competição que vamos jogar e de outros que possam vir para contribuir - afirmou
o técnico do Figueira.

Para um usuário da Comunidade do Figueirense no Orkut, os nomes de Juninho e Rafael Ueta já estão confirmados na lista, segundo informações de fontes seguras. Será mesmo? Ueta tem contrato com o alvinegro até final do ano que vem, enquanto Juninho é atleta emprestado pelo Júnior Team, sim, aquele mesmo time que veio Diogo, Soares, Henriqu, Ari e até Micalle, ou seja, tem coisa. É pagar para ver, pois são dois nomes fortes dentro do clube.

Outra novidade é a de que Davidson e Douglas, que estavam cotados para não terem seus contratos renovados, - terminam em junho e maio respectivamente - ficarão, provavelmente, no time. Palavras de Roberto Fernandes na coletiva de ontem, após o jogo (vídeo no final do post).

A enquete do blog, que se localiza na barra lateral, continua "bombando" com um total de 416 votos em menos de um dia de duração e a liderança do "favorito" Rafael Ueta, seguido de William Matheus e do atacante Julio César empatado com Marcos. Juninho, supracitado aqui, também está "bem posicionado", na sexta colocação. A enquete fica aberta até segunda-feira, portanto, VOTE VOCÊ TAMBÉM!

A LISTA DE CONTRATAÇÕES

Outros assuntos brotaram durante a tarde movimentada de quinta. O principal foi o referente às contratações que o Alvinegro confirmou que fará, em um total de 6 a 7, como Roberto Fernandes afirmou. O vice-presidente de futebol Thiago d’Ivanenko analisou que na próxima semana algumas contratações já devem ser anunciadas.

Roberto Fernandes afirmou que pretende já contar, para o próximo compromisso do Figueira contra a Ponte Preta no dia 9 de abril, com dois zagueiros contratados para serem titulares da posição, que considera a que mais necessita de reforços. O técnico também afirmou que existe uma certa dificuldade para trazê-los com rapidez, pois a grande maioria deles está disputando finais de seus respectivos Estaduais e alguns são jogadores de Série A que não estão sendo aproveitados em seus times - margem para a criatividade da torcida.

— Alguns estão em equipes de Série A, que não estão sendo aproveitados mas têm o perfil, outros disputando finais de campeonatos. Teremos o que for necessário — resumiu o técnico.

Com isso a boataria iniciou. Acosta já havia sido lançado para a imprensa há algum tempo atrás, pois Fernandes teve o interesse em seu futebol, pois está sem espaço no Corinthians, no início do ano quando estava no Náutico, porém o técnico já afirmou (vídeo no final do post) que este nome está fora da realidade financeira do mais vezes campeão, enfatizando que as chances de contratação são dificílimas.

Outro nome que vem forte é o de André Luís, zagueiro desempregado, ex-Botafogo, frequentador assíduo das festas noturnas da Ilha - aquele mesmo que deu cartão para o juíz em um jogo pela Sul-Americana do ano passado. Outro usuário da comunidade do Figueirense afirmou que o mesmo já seria apresentando em alguns dias, segundo fontes de dentro da diretoria. Acho complicado, pois novamente o técnico Roberto Fernandes foi enfático em dizer que o mesmo, assim como Acosta e Petkovic, está fora da realidade do clube (vídeo no final do post).

Particularmente acredito que ambas as contratações seriam de muita ajuda para nosso plantel. André Luis é aquele zagueiro raçudo, que chega junto e tem porte físico invejável, perfeito para a disputa da Série B. Acosta é outro jogador aguerrido e batalhador, que além do bom porte, também tem muita qualidade, classe e sabe finalizar. A contratação de André Luis é até mais provável que a de Acosta, mas caso um venha, muito provavelmente o outro não virá.

O zagueiro Rogélio, cigano do futebol Catarinense, atualmente no Brusque, é outro cotado, como diz o blog Alvinegro do Estreito. O zagueiro teve boas atuações, até mesmo contra o Figueirense em Brusque, marcando várias vezes contra os grande do Estado, sendo chamado até de zagueiro-artilheiro. Acerola, atacante do Metropolitano, Morisco da Chapecoense e Ricardo Oliveira do JEC também estão na boca do povo.

Coletiva Roberto Fernandes

(Vale a pena conferir este site INfoesporte, confira na lista de sites ao lado)

Jogo-rápido de Roberto Fernandes para Fabiano Linhares


É esperar para ver!

E você, torcedor alvinegro, gostaria de ver quais jogadores na lista de dispensas e quais na de contratação?

3 comentários:

Rafael Artur disse...

Fico muito feliz por saber que voce gostou do Blog. estou adicionando vc nos favoritos, pq meu sangue tambem eh preto e branco. dei uma boa alhada no blog e gostei, pode ter certeza que vou virar frequentador.
abraços

Dante disse...

Cada vez mais entendo que o Figueira chegou tão fundo no poço, muito mais por falta de um treinador de verdade, do que por causa do elenco. Como já disse aqui, desde o PC Gusmão, nunca mais tivemos um técnico de verdade. Acho que agora temos e certamente ele saberá fazer a faxina. Que essa diretoria, culpada de nos deixar tanto tempo sem comando, tome as medidas necessárias, junto com o Roberto Fernandes.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Estou preocupado, vao mandar alguns junior para a base, e vão chegar no fim da feira e na feira errada na hora de contratar reforço, como fazem todo ano, ai a competição em andamento, a justificativa que o mercado esta ruim, espero que este ano eles mudem de atitude.